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Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 24 Dez 2013, 16:41
por Rafaelo
Eduardo, praticamente todos os carros atuais especialmente "carro de produçao em massa" pos produçao recebem esse tratamento. acho muito legal que o povao esta
EXIGINDO qualidade na hora de comprar o carro zero. é assim que acontecem as mudanças, se as pessoas aceitarem tudo que a fabrica diz, vai continuar nessas ae, pessoal come "pao com mortaleda" pq quer. vai la fora pra ve se encontra carro com textura no verniz.
uma vez vi a linha de produção do camaro americano. carro de 35k dolar carro comum mesmo, eu vi um operador lixando o verniz e polindo e o mesmo disse assim:
temos que deixar o mais brilhoso possivel senao os clientes nao compram. 
palavras do operador...
outra vez vi o bentley: acho que nem precisava dizer isso ne, a pintura dos cara eram um espelho de tao lisa e profunda. eu vi uma cor preta deles que era linda de mais, verdadeiro espelho. e obvio, o lixamento é depois do verniz secar e era manual o processo de pintura. pintura com automatizadas é pra carro de catalago

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 01:20
por rafamts
Amigos, em alguns pontos do carro onde existiam riscos, usei um lixa 1200 para tentar remover esse riscos. Resultado: não consegui!! Não forcei mais pois fiquei com medo de danificar a pintura. Para remover os riscos da lixa 1200 usei o polidor extra forte da Lincoln com boina branca. Também tive certa dificuldade de remover esses riscos da lixa 1200, tendo que passar o produto mais de uma vez, embora na embalagem venha dizendo que ele remove riscos de lixa 1200 a 2500.
Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 01:31
por Diego Paiva
Quando vc passar a 1200, faça a sequência: 1200, 1500, 2000, 2500, que os riscos saem mt mais fácil. O mega forte não é tão abrasivo como uma massa de polir, por exemplo... mas é um excelente produto. Tem paciência, que conforme for usando, com a prática, vc vai pegando o jeito. Não pense que pelo fato do produto não tirar rápido as marcas de lixa, ele não é bom... Em compensação ele gera bem menos hologramas que uma massa nº2, por exemplo... acaba compensando, pois vai exigir menos trabalho seu nas fases posteriores. Falando nisso, um detalhe importante, só passe pra fase seguinte quando finalizar totalmente a etapa que está sendo executada! Lave bem a peça e somente depois vá para fase posterior. Procure fazer peça por peça... Se for fazer o carro todo de uma vez, vc acaba "se perdendo"
Eu acho que termino o polimento geral do monza este final de semana... colocarei fotos para vc's verem... Pra um amador, meu caso, julgo que ficou melhor do que um polimento feito por muito "profissional".
Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 01:41
por Diego Paiva
Esqueci ate de comentar uma coisa interessante que eu testei na prática: O capuz do monza, tava MUITO arranhado, muito mesmo, e como todos sabem, eu não pintei essas peça. Pois bem, lixei bem o capuz com a sequencia supracitada, passei o mega forte, puxou o brilho legal, mas alguns arranhões (já existentes na peça, não eram oriundos do lixamento) mais fundos persistiam.... não eram tão fundos, mas dependendo do ângulo e luz, ficavam bem perceptíveis... poli várias vezes com o mega forte e o aspecto não mudava. Ai resolvi testar massa de polir nº2. Passei com a boina branca, passei devagar e com uma pressão moderada sobre a politriz, pra minha surpresa a superfície ficou show de bola... todos os arranhões foram embora, só que a ficou com um visual meio embaçado, e com MUITOS hologramas... daí eu passei o mega forte que "abriu" o brilho bem bacana! Depois fiz as fases posteriores: pré-lustro e lustro.
Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 19:21
por rafamts
Boa dica Diego! Sobre o lixamento vou procurar evitar o uso da lixa 1200. Minha pintura já é bem antiga por isso vou optar por lixas menos abrasivas! Conforme o Rodrigo mencionou, a massa tem maior poder de corte que o polidor. Talvez da próxima vez faça uso da massa de polir. Também tenho algumas marcas de riscos no capô do Monza que não saíram usando o polidor extra forte.
Impressões dos produtos Lincoln:
Polidor extra forte: esperava maior poder de corte. Vou substituir pela massa extra forte. A vantagem é que o polidor praticamente não deixa hologramas.
Composto polidor: usei com a boina amarela para fazer o refino. Ao final notei algumas marcas de teia de aranha. Não sei se é normal...
Lustrador alto brilho: não vi tanta vantagem no produto. Talvez tenha sido culpa minha por má aplicação. Esperava que desse maior brilho. Já usei o alto brilho da 3M que deu um melhor resultado!
Abraço a todos e feliz natal!
Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 19:39
por eduardo_saura
Vale lembrar que riscos profundos, que chegam atingir o fundo, não saem com polimento.
Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 20:18
por Diego Paiva
Cara... o uso da massa de polir tem que ser feito com cuidado, ela é muito forte, tem alto poder de corte, se não souber usar, pode causar danos irreversíveis à pintura. O ideal é o usar o mega forte (para verniz alto sólidos) pacientemente, deixando o produto agir no seu tempo.
O composto polidor recomendo usar com boina ninja, fica muito bom! A amarela é mais agressiva que a ninja... Talvez vc esteja notando as teias de aranha, por não ter finalizado completamente as fases anteriores...
Polimento é algo que tem que ser feito com MUITO calma, não é que nem antigamente, que o cara metia uma lixa 1200 com a mão, passava massa de polir a base de querosene, passava a politriz em alta rotação (3mil rpm), enchendo a peça de hologramas e arranhões... Nesses casos os arranhões da lixa somem bem rápido, mas outros são gerados pelo conjunto boina/alta rotação/massa de polir... Pega um para-lamas que é uma peça pequena e treina nele... Se a fase em execução não for completamente finalizada, defeitos na peça aparecerão posteriormente, pois as fases mais a frente não são capazes de corrigir defeitos mais grosseiros que deveriam ter sido sanados na fase anterior..
No lugar do lustrador eu uso o PLC... pois custa a mesma coisa fazendo 3 funções: protege, lustra e cristaliza

Re: Polimentos - Detail Automotivo em geral.
Enviado: 25 Dez 2013, 20:40
por rafamts
Então Diego, como disse, esperava maior poder de corte do polidor extra forte, por isso pensei em usar a massa. Minha pintura já está um tanto desgastada pelo tempo. Foi até pensando em preservá-la que comprei o polidor extra forte ao invés do mega forte (mais agressivo). Talvez, da próxima vez, use o polidor mega forte como teste. O que sei é que alguns riscos do meu carro não saíram de jeito nenhum. Dei uma lixada de leve com 1200 mas mesmo assim não saiu. E olha que os risco não eram tão profundos assim a ponto de chegar no primer...