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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 19 Fev 2013, 21:35
por RENATO.POA
Mas se for ver pelas características deste motor, o tipo de óleo 5w30 mesmo com 800rpm vai mandar pressão na boa agora um motor mais arcaico com óleo 20w50 e lenta em 800 rpm seria outra história

Rafaelo vou ver se acho o material escaneio e te mando, pode ser?

Abraço
Renato

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 00:28
por Rafaelo
fontana escreveu:sim eu li o topico quase que todo, eu tmb to colocando esse cabeçote na minha Astra, inclusive abri um topico sobre isso tmb...
se deixar dentros dos padrões logico que fica bom, mas só estranhei esses 750rpm num 4cil...
blz, acho que devo ter falado isso no começo do topico e tanta coisa que escrevo que nem sei rsrsrsrs, passa o link do teu topico dae ja fico por dentro. sim, uma das basica é o corte de giro a 6400 rpm original.

é estranho mesmo quando olhei tb achei esquecito tao pouco, acostumado com 950 rpm "padrao", o manual tecnico(nao manual do carro) e la diz 750rpm+-50rpm variaçao de um motor gasolina 9.6:1 zafira por exemplo . no caso do roletado N20XF e outro.

abaixo os dados tecnico dos motores.

800 rpm N20XF
Imagem

750 rpm C20SEL
Imagem

Renato, mandar ele manda pressao nessa rpm, mais é um modo severo de uso como o Fontana lembrou. tanto é que esta no manual proprietado uso severo(muito tempo em marcha lenta). claro nao tenho essa literatura, vale apena pra fazer corretamente as mediçoes. te passo o email vlw...

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 07:26
por Leocastro
Rafaelo, sabe o que acho estranho, se eu coloco 800 rpm no meu, que como sabe, já está com o motor parcial e cabeçote tudo fase III, ele fica muito instável, vibra como se estivesse apagando. O que poderia estar errado? Vazão dos bicos?

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 07:46
por fontana
Rafaelo escreveu:
fontana escreveu:sim eu li o topico quase que todo, eu tmb to colocando esse cabeçote na minha Astra, inclusive abri um topico sobre isso tmb...
se deixar dentros dos padrões logico que fica bom, mas só estranhei esses 750rpm num 4cil...
blz, acho que devo ter falado isso no começo do topico e tanta coisa que escrevo que nem sei rsrsrsrs, passa o link do teu topico dae ja fico por dentro. sim, uma das basica é o corte de giro a 6400 rpm original.

é estranho mesmo quando olhei tb achei esquecito tao pouco, acostumado com 950 rpm "padrao", o manual tecnico(nao manual do carro) e la diz 750rpm+-50rpm variaçao de um motor gasolina 9.6:1 zafira por exemplo . no caso do roletado N20XF e outro.

abaixo os dados tecnico dos motores.

800 rpm N20XF
Imagem

750 rpm C20SEL
Imagem

Renato, mandar ele manda pressao nessa rpm, mais é um modo severo de uso como o Fontana lembrou. tanto é que esta no manual proprietado uso severo(muito tempo em marcha lenta). claro nao tenho essa literatura, vale apena pra fazer corretamente as mediçoes. te passo o email vlw...
não quero fala nada, mas axo, só suposição, que essa marcha lenta baixa deva ser pra "economia" de combustivel, do tipo quando o cara para numa sinaleira com o motor ligado.....
ou seja, uma daquelas tentativas de poluir menos, reduzir consumo etc.....

o topico que criei ta na minha assinatura...

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 08:59
por 500EF
Eu também acho que a busca por uma marcha-lenta devagar, quase parando, é por redução de consumo em grandes cidades.

Quem mora em capital hoje passa boa parte do tempo em marcha-lenta, nos "arranca e para" do trânsito infernal.

E só para confirmar, tanto o astra flex quanto o cruze têm marcha lenta nesta faixa de rpm mesmo. Entre 750 e 800 (a do cruze é mais baixa um pouco).

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 11:27
por Rafaelo
o i30 tambem 750 a 850 rpm. nao da nem pra escutar ele ligado. é pra isso mesmo reduzir o disperdicio e a anti poluiçao tambem. ate pq um motor ligado a 750 é a mesma coisa que um motor ligado a 1000 rpm em marcha lenta. e esses motores de hoje conseguem se manter em baixa rpm sem apagar ou ficar tremendo.

Leo, no teu caso falta muita coisa ainda nao é so o cabeçote. falta o sistema de acionamento motriz iqual atual e o teu é o antigo, e falta o principal. o sistema de injeçao teu é analogico lembra que o teu nao tem corretor de lenta? o teu é o antigo corretor mecanico nao é automatico como os de hoje(closedloop) malha fechada. entao o motor vai ficar ruim mesmo

e tem mais um monte de coisa no meio disso, avanço de igniçao nao preparado pra lentar baixas(exige um avanço generoso),sistema de injeção fullbank nao rola em lentas baixas,mistura gorda,antecipaçao de injeção antes da valvula abrir. e por ae vai. tu so vai poder usar lentas baixas quando tiver uma megasquirt programado conforme o motor. fora isso nao da.

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 11:35
por RENATO.POA
Então pode-se afirmar que: em prol da menor emissão de poluentes e menor consumo, optou-se por menor durabilidade, pois este "uso severo" e a maior realidade nos grandes centros bem como os amigos lembraram?!?!?!?

Abraço

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Enviado: 20 Fev 2013, 11:44
por Rafaelo
se for pensar por esse lado sim. mais um motor com parada de 1-2 min em lenta nao vai desgastar a esse ponto de causar desgaste prematuro. a lenta severa que eles falam é se o cara deixar na lenta por longos periodos. tipo 8-15min em lenta sem acelerar. e isso vale pra qualquer motor de carro.

um carro(movimento) nao fica mais que >2 min em lenta na cidade.