Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Mas se for ver pelas características deste motor, o tipo de óleo 5w30 mesmo com 800rpm vai mandar pressão na boa agora um motor mais arcaico com óleo 20w50 e lenta em 800 rpm seria outra história

Rafaelo vou ver se acho o material escaneio e te mando, pode ser?

Abraço
Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

fontana escreveu:sim eu li o topico quase que todo, eu tmb to colocando esse cabeçote na minha Astra, inclusive abri um topico sobre isso tmb...
se deixar dentros dos padrões logico que fica bom, mas só estranhei esses 750rpm num 4cil...
blz, acho que devo ter falado isso no começo do topico e tanta coisa que escrevo que nem sei rsrsrsrs, passa o link do teu topico dae ja fico por dentro. sim, uma das basica é o corte de giro a 6400 rpm original.

é estranho mesmo quando olhei tb achei esquecito tao pouco, acostumado com 950 rpm "padrao", o manual tecnico(nao manual do carro) e la diz 750rpm+-50rpm variaçao de um motor gasolina 9.6:1 zafira por exemplo . no caso do roletado N20XF e outro.

abaixo os dados tecnico dos motores.

800 rpm N20XF
Imagem

750 rpm C20SEL
Imagem

Renato, mandar ele manda pressao nessa rpm, mais é um modo severo de uso como o Fontana lembrou. tanto é que esta no manual proprietado uso severo(muito tempo em marcha lenta). claro nao tenho essa literatura, vale apena pra fazer corretamente as mediçoes. te passo o email vlw...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo, sabe o que acho estranho, se eu coloco 800 rpm no meu, que como sabe, já está com o motor parcial e cabeçote tudo fase III, ele fica muito instável, vibra como se estivesse apagando. O que poderia estar errado? Vazão dos bicos?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
fontana
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: Não tenho Monza :(
Ano: 1995

Mensagem não lida por fontana »

Rafaelo escreveu:
fontana escreveu:sim eu li o topico quase que todo, eu tmb to colocando esse cabeçote na minha Astra, inclusive abri um topico sobre isso tmb...
se deixar dentros dos padrões logico que fica bom, mas só estranhei esses 750rpm num 4cil...
blz, acho que devo ter falado isso no começo do topico e tanta coisa que escrevo que nem sei rsrsrsrs, passa o link do teu topico dae ja fico por dentro. sim, uma das basica é o corte de giro a 6400 rpm original.

é estranho mesmo quando olhei tb achei esquecito tao pouco, acostumado com 950 rpm "padrao", o manual tecnico(nao manual do carro) e la diz 750rpm+-50rpm variaçao de um motor gasolina 9.6:1 zafira por exemplo . no caso do roletado N20XF e outro.

abaixo os dados tecnico dos motores.

800 rpm N20XF
Imagem

750 rpm C20SEL
Imagem

Renato, mandar ele manda pressao nessa rpm, mais é um modo severo de uso como o Fontana lembrou. tanto é que esta no manual proprietado uso severo(muito tempo em marcha lenta). claro nao tenho essa literatura, vale apena pra fazer corretamente as mediçoes. te passo o email vlw...
não quero fala nada, mas axo, só suposição, que essa marcha lenta baixa deva ser pra "economia" de combustivel, do tipo quando o cara para numa sinaleira com o motor ligado.....
ou seja, uma daquelas tentativas de poluir menos, reduzir consumo etc.....

o topico que criei ta na minha assinatura...
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
500EF
MODERADOR
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Ano: 1990

Mensagem não lida por 500EF »

Eu também acho que a busca por uma marcha-lenta devagar, quase parando, é por redução de consumo em grandes cidades.

Quem mora em capital hoje passa boa parte do tempo em marcha-lenta, nos "arranca e para" do trânsito infernal.

E só para confirmar, tanto o astra flex quanto o cruze têm marcha lenta nesta faixa de rpm mesmo. Entre 750 e 800 (a do cruze é mais baixa um pouco).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR

o i30 tambem 750 a 850 rpm. nao da nem pra escutar ele ligado. é pra isso mesmo reduzir o disperdicio e a anti poluiçao tambem. ate pq um motor ligado a 750 é a mesma coisa que um motor ligado a 1000 rpm em marcha lenta. e esses motores de hoje conseguem se manter em baixa rpm sem apagar ou ficar tremendo.

Leo, no teu caso falta muita coisa ainda nao é so o cabeçote. falta o sistema de acionamento motriz iqual atual e o teu é o antigo, e falta o principal. o sistema de injeçao teu é analogico lembra que o teu nao tem corretor de lenta? o teu é o antigo corretor mecanico nao é automatico como os de hoje(closedloop) malha fechada. entao o motor vai ficar ruim mesmo

e tem mais um monte de coisa no meio disso, avanço de igniçao nao preparado pra lentar baixas(exige um avanço generoso),sistema de injeção fullbank nao rola em lentas baixas,mistura gorda,antecipaçao de injeção antes da valvula abrir. e por ae vai. tu so vai poder usar lentas baixas quando tiver uma megasquirt programado conforme o motor. fora isso nao da.
RENATO.POA
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Então pode-se afirmar que: em prol da menor emissão de poluentes e menor consumo, optou-se por menor durabilidade, pois este "uso severo" e a maior realidade nos grandes centros bem como os amigos lembraram?!?!?!?

Abraço
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
Rafaelo
MODERADOR

se for pensar por esse lado sim. mais um motor com parada de 1-2 min em lenta nao vai desgastar a esse ponto de causar desgaste prematuro. a lenta severa que eles falam é se o cara deixar na lenta por longos periodos. tipo 8-15min em lenta sem acelerar. e isso vale pra qualquer motor de carro.

um carro(movimento) nao fica mais que >2 min em lenta na cidade.
Responder