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Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 21 Abr 2013, 22:12
por rodrigogsi
Rafaelo escreveu:rodrigogsi escreveu:Pessoal, usem verniz pu fosco no interior, se a ideia é não abrir brilho.
A tinta poliéster não tem resistência forte, portanto, se o problema é o brilho, usem verniz pu fosco

.
problema do verniz ainda mais fosco que cria ponto aspero, especialmente no overspray, e ponto aspero da um aspecto de sujo quando pega po e é dificil de limpar encarde muito facil. na polister crua é so passar um pano de algodao que sai todo o po pq é liso. e na poliester é facil retocar e tambem de fundir com um thinner especial
quanto a resistencia é verdade, ela nao tem resistencia quimica nem mecanica. mais a questao que é original assim sem verniz, e fora o problema que falei acima de sujeira. ae vai de cada pessoa. eu prefiro deixar sempre limpo e ter um cuidado redobrado pra nao arranhar a pintura. que alias, é a coisa mais facil do mundo retorcar, ja fiz algumas vezes hehehe pela falta do verniz. mais prefiro assim mesmo.
ae é gosto da pessoa. é uma opção essa do verniz fosco
Eu nunca trabalhei com o fosco..para ele ficar áspero..é pela falta de solvente, ele seca mais rápido, é isso?
Talvez seja esse um dos trunfos para ele ser fosco..
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 21 Abr 2013, 23:48
por Rafaelo
eduardo_saura escreveu:Blz, entendi. Quanto a pressao, estou usando 20 com o gatilho pressionado. Sem o gatilho estar pressionado marca 40 ou 50.
Esta certo assim?
achei grande essa queda de pressao no teu. o meu na entrada no manometro marca 30 psi em standby e gatilho no max cai pra max 20 psi. tu ta com quantos metros de mangueira? 30 psi de perda tem algo errado. a tua ainda é gravidade hvlp nao?
bom, de qualquer forma veja oque o manual da tua pistola pede, e nunca use o max pq isso compromete os vedantes. a minha BV600 ja ta se abrindo os vedande originais dela. comprei em 06 e sao caro essas peças rsrsrs o meu ta vazando ar oque é aceitavel nao compromete a pintura. o retentor do eixo se foi vaza pouco ar. mais ae é pq gastou mesmo de tanto usar.
Eu nunca trabalhei com o fosco..para ele ficar áspero..é pela falta de solvente, ele seca mais rápido, é isso?
Talvez seja esse um dos trunfos para ele ser fosco..
Rodrigo o aspero que falo é quando fica as parte em overspray que acontece muito em pinturas em interior das peças, fica ralo o verniz sabe, tu ja pintou sabe do que estou falando, explicar assim por palavras é complicado... e tem o proprio filme do verniz quando molha bem e seca é um pouco aspero quando seca, a poliester e lisa se for comparar. conheço alguns pintores conhecidos meu que ja pintaram com esses verniz fosco e eles sempre falam a mesma coisa que o verniz fosco encarde facil, ate pra limpar é complicado devido o acumolo de po,se encostar uma cera ja era o fosco. sabe os carros custom antigos que pintam todo ele de fosco? fica lindo dependendo do modelo e contexto do custom. mais o trabalho que da pra limpar e manter limpo é pecador demais. a tua ideia é boa pra proteçao porem tem esse problema da limpeza e da aspereza. ate mesmo verniz normal onde pega overspray vira uma lixa quando seca.
nao sei qual é composiçao quimica do verniz fosco, acredito eu que seja a mesma 'tecnica' da pasta fosqueante, um liquido denso que quando seca vira um pó branco com cheiro de azeitona

acetona melhor dizendo... acredito que seja isso. ate hoje so fosquei tinta PU pra falar a verdade.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 22 Abr 2013, 11:55
por eduardo_saura
Será que o manômetro da pistola está com defeito?
Isso poderia arruinar a pintura.
A mangueira tem uns 6/7 metros.
Vou ver se consigo explicar. Tenho dois manômetros, 1 no filtro e outro na pistola.
O do filtro deuxo em 60 e quando aciono a pistola ele cai para 50.
Ja na pistola eu deixo em 20 com o gatilho acionado e quando solta o gatilho ele vai para 40/45
Seria melhor eu tirar esse da pistola e confiar so no do filtro? É que se eu baixo a pressão no filtro, parece sair tão pouco ar na pistola.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 22 Abr 2013, 12:50
por Rafaelo
pelo comprimento da mangueira a queda é minina. eu tenho 20 metros e cai pouco a pressao nao mais que 5 psi.
ah ta explicado, tu tem manometro na pistola. dae pode acontecer isso mesmo. faz assim, deixa o manometro da pistola apenas como mostrador de pressao nao como regulador. deixa ela na vazao maxima. assim so vai funcionar como um mostrador de pressao na entrada dela. a regulagem de pressao tu faz la no compressor.
engata a mangueira na pistola, regula a pressao de entrada ate a pressao desejada, e dae ta feito.
nao precisa tirar, como te falei so deixa pra te mostrar a pressao, e nao a utiliza como regulagem(manometro da pistola). eu faço assim no meu, senao é muito confuso e pode acontecer isso ae que te aconteceu.
faz um teste, abra todo o registro da pistola(manometro) ate o max, e aciona a pistola no max e com a outra mao vai regulando o manometro do compressor e monitorando a pressao no manometro da pistola, ate atingir a pressao de trabalho da pistola.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 22 Abr 2013, 13:07
por eduardo_saura
Obrigado Rafaelo!
Sábado quando for mexer no Monza, antes de tudo vou verificar isso.
Estava achando estranho. Regulando no filtro do compressor é muito mais vantajoso. Vou te falar que eu acho que estava usando muita pressão me baseando pela pistola.
Se o da pistola esta marcando errado eu estava usando uns 40/50 psi e o limite maximo da minha e 35.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 22 Abr 2013, 15:56
por rodrigogsi
Elaia...e viva o pfv...eu ia fazer esse fosqueamento nas colunas do carro, pq tá porcamente pintada acho que com duco fosco, não tem resistência nem a desengraxante hahahaha.
Vlw Rafaelo!

:smt023
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 22 Abr 2013, 18:18
por Rafaelo
Rodrigo faz PU fosqueado que é super resistente e tu escolhe o grau de fosqueamento. bem melhor.
Eduardo, deixa no max 30 psi na entrada da pistola que ta ok. blz assim que testar fale se conseguiu.
Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura
Enviado: 22 Abr 2013, 20:17
por rodrigogsi
Mas então, como é essa tinta pu fosca?
Eu tenho preto semi brilho aqui em pu..existe um realmente fosco?