pois é, se fosse efeito do Homem de Ferro.....kkkkkkkkkkkkkkkLeocastro escreveu:Efeito do Flash! rs...
Ele é todo de plástico!
Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=26078
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Exatamente pois no momento do cruzamento de válvulas o combustível crú entra em contato com o escapamento em temperatura bem alta e inicia a queima, e como neste momento as duas válvulas estão abertas, uma quase fechada e outra iniciando sua abertura esta pressão acaba sendo sentida também no coletor de admissão, embora seja mais perceptível seu barulho no escapamento, ao menos que o perfil de comando de válvulas seja de overlap 0°, então baseando-se que o comando deste cabeçote roletado tem uma permanência ou duração maior, pode ser que também tenha um overlap maior, o que aumentaria o risco no caso de erros no acerto de uma injeção programével ou falha no sistema de ignição, não quer dizer que vai acontecer mas existe o risco simfontana escreveu:não tem aluminio por dentro não....RENATO.POA escreveu:Me tirem uma duvida, no caso de instalação de injeção programável, onde durante o acerto é normal dá uns tiros, não tem o risco de trincar este coletor de plástico?
Abraço
Renato
tiros na admissão é back fire, mistura voltando por problemas de ponto de ignição e sistema de ignição deficiente...
Inclusive tem um debate interessante entre o Rafaelo, Carlos Freire e outros membros bem interessante sobre isto
viewtopic.php?f=3&t=24215
Abraço
Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
Projeto de injeção programável: viewtopic.php?f=4&t=23399
-
- MODERADOR
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
é todo de plastico mesmo, alma lisa. ah caso rache, é so soldar ele é soldavel ate pq ele é dividido em 2 partes e soldado... ele é bem resistente material grosso, dificilmente vai rachar mais existe a possibilidade.
o back fire o proprio nome esta dizendo é quando volta a explosao ou mistura crua. isso so acontece em pre programaçao mal feitas geralmente igniçao em ponto muito errado ou seja a pessoa vai no escuro sem refencia alguma. o caso do luis carlos, eu mandei pra ele a receitinha de bolo basica(igniçao,avanço,configuraçao centelha perdida,hardmod,etc) e nao aconteceram back fires, mais aconteceram estouros de escape por outros motivos, nao lembro qual foi o outro problema acho que era a mistura tava errada tambem em reduzida e outros momentos. mais ja resolveu isso em poucos dias de acerto basico. isso é normal acontecer ate na programaçao virgem.
as vezes pode ocorrer quando o motor nao vence a compressao e acontece de a rotaçao ser contraria(anti horario) liberando a mistura que era da compressao devolta pra admissao voltando pra tras no caso. reverso de ciclo como queiram. geralmente acontece em falhas de arranque por bateria fraca,rpm de arranque baixa,avanço,igniçao fraca,etc.
Renato, estou fazendo o mapa do comando em breve faço um topico do comando N20XF. mais ja posso te adiantar, nao é tudo isso que falam. ele tem um distancia boa entre o cruzamento que que se encontra entre 180°(fim fase escape 1 cil) a 190°(começo abertura da admissao 1 cil) eu ainda nao medi com precisao. pq estou mapeando outras areas do comando no momento. assim que juntar as informaçoes coloco aqui.
nessa foto que o Luiz colocou olhem que legal, outra hora faço um topico so com esse coletor tem muita coisa interessante nele. da pra notar o Twister nos dutos no final. a finalidade disso é criar turbolencia rotacional o vortex. o fluido entra em rotaçao...
o back fire o proprio nome esta dizendo é quando volta a explosao ou mistura crua. isso so acontece em pre programaçao mal feitas geralmente igniçao em ponto muito errado ou seja a pessoa vai no escuro sem refencia alguma. o caso do luis carlos, eu mandei pra ele a receitinha de bolo basica(igniçao,avanço,configuraçao centelha perdida,hardmod,etc) e nao aconteceram back fires, mais aconteceram estouros de escape por outros motivos, nao lembro qual foi o outro problema acho que era a mistura tava errada tambem em reduzida e outros momentos. mais ja resolveu isso em poucos dias de acerto basico. isso é normal acontecer ate na programaçao virgem.
as vezes pode ocorrer quando o motor nao vence a compressao e acontece de a rotaçao ser contraria(anti horario) liberando a mistura que era da compressao devolta pra admissao voltando pra tras no caso. reverso de ciclo como queiram. geralmente acontece em falhas de arranque por bateria fraca,rpm de arranque baixa,avanço,igniçao fraca,etc.
Renato, estou fazendo o mapa do comando em breve faço um topico do comando N20XF. mais ja posso te adiantar, nao é tudo isso que falam. ele tem um distancia boa entre o cruzamento que que se encontra entre 180°(fim fase escape 1 cil) a 190°(começo abertura da admissao 1 cil) eu ainda nao medi com precisao. pq estou mapeando outras areas do comando no momento. assim que juntar as informaçoes coloco aqui.
nessa foto que o Luiz colocou olhem que legal, outra hora faço um topico so com esse coletor tem muita coisa interessante nele. da pra notar o Twister nos dutos no final. a finalidade disso é criar turbolencia rotacional o vortex. o fluido entra em rotaçao...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro Class (Nível 5)
- Modelo: - SELECIONE --------
Ok, Rafaelo
BAh cara um diagrama deste comando aí seria muito bom, acho que tenho em algum lugar material bem técnico sobre como levantar todas as características de qualquer comando, se você precisar...só falar
Abraço
Renato
BAh cara um diagrama deste comando aí seria muito bom, acho que tenho em algum lugar material bem técnico sobre como levantar todas as características de qualquer comando, se você precisar...só falar
Abraço
Renato
Tira o olho do meu monzão...rsrsrsrsrs
-
- MODERADOR
sem duvida Renato, eu so to fazendo pq vou precisar dessas informaçoes tecnica pra acertar o full sequencial na MS no futuro, ou agora no modo semi. vou usar todos os recursos originais desse motor,sensores,configuraçoes de fabrica, e tem que saber essas informaçoes pra cadastrar os injetores nos tempos certos de abertura e fechamento pra um melhor aproveitamento volumetrico. e tambem pra um melhor aproveitamento do motor, lentas mais estaveis em baxissima rpm como por exemplo sua lenta original de 800rpm. entre outros recursos.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
só pra lembra que marcha lenta muito baixa é prejudicial pro motor, a bomba não empurra oleo suficiente entre outros....Rafaelo escreveu:sem duvida Renato, eu so to fazendo pq vou precisar dessas informaçoes tecnica pra acertar o full sequencial na MS no futuro, ou agora no modo semi. vou usar todos os recursos originais desse motor,sensores,configuraçoes de fabrica, e tem que saber essas informaçoes pra cadastrar os injetores nos tempos certos de abertura e fechamento pra um melhor aproveitamento volumetrico. e tambem pra um melhor aproveitamento do motor, lentas mais estaveis em baxissima rpm como por exemplo sua lenta original de 800rpm. entre outros recursos.
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
-
- MODERADOR
esse motor é original assim. 800 rpm +-50 variação. ta no manual tecnico desse motor, é assim mesmo. nao sei se ja sabe, como tu é novo no forum mais tenho o motor N20XF completo nao é so a parte de cima. nao é adaptado. ate por isso que vou cadastrar a mesma rpm de lenta. a maioria dos motores tem lenta mais baixa hoje uma devido o roletado precisa de menos esforço a a outra pra evitar disperdicio. tem um outro motor gm que tem lenta de meros 750 rpmfontana escreveu:só pra lembra que marcha lenta muito baixa é prejudicial pro motor, a bomba não empurra oleo suficiente entre outros....

e tem outra, a parte de lubrificaçao desse motor é diferente no cabeçote, nao tem mais aquela molhaçada de oleo. agora o oleo é direcional(localizado). ainda nao atualizei o topico mais ja vi como funciona o sistema. sai um micro jato de oleo do balancin quando precionado em cima do rolete. bem interessante.
deixar na lenta é prejudicial mesmo ate 1000 rpm por lubrificaçao fraca. por isso que quando fica na lenta é bom dar umas pedaladas pra fazer circular o oleo por tudo. eu nao deixo mais que 4 min em lenta aquecendo em todos os carros aqui. sempre faço umas aceleraçao rapidas :smt023
-
- Membro SL/E (Nível 3)
sim eu li o topico quase que todo, eu tmb to colocando esse cabeçote na minha Astra, inclusive abri um topico sobre isso tmb...Rafaelo escreveu:esse motor é original assim. 800 rpm +-50 variação. ta no manual tecnico desse motor, é assim mesmo. nao sei se ja sabe, como tu é novo no forum mais tenho o motor N20XF completo nao é so a parte de cima. nao é adaptado. ate por isso que vou cadastrar a mesma rpm de lenta. a maioria dos motores tem lenta mais baixa hoje uma devido o roletado precisa de menos esforço a a outra pra evitar disperdicio. tem um outro motor gm que tem lenta de meros 750 rpmfontana escreveu:só pra lembra que marcha lenta muito baixa é prejudicial pro motor, a bomba não empurra oleo suficiente entre outros....se colocar 750 rpm em um monza ele praticamente apaga.
e tem outra, a parte de lubrificaçao desse motor é diferente no cabeçote, nao tem mais aquela molhaçada de oleo. agora o oleo é direcional(localizado). ainda nao atualizei o topico mais ja vi como funciona o sistema. sai um micro jato de oleo do balancin quando precionado em cima do rolete. bem interessante.
deixar na lenta é prejudicial mesmo ate 1000 rpm por lubrificaçao fraca. por isso que quando fica na lenta é bom dar umas pedaladas pra fazer circular o oleo por tudo. eu nao deixo mais que 4 min em lenta aquecendo em todos os carros aqui. sempre faço umas aceleraçao rapidas :smt023
se deixar dentros dos padrões logico que fica bom, mas só estranhei esses 750rpm num 4cil...
Abraços Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana
Astra SW 1995
Maverick Sedan 1975
Maverick GT 1976
Mecanica Fontana