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Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 25 Mar 2016, 19:53
por kaioemmanuel
Mas o meu Monzão tem AC e tem o tal resistor, e entra normalmente no primeiro estágio. A diferença é que independentemente da temperatura, só aciona o primeiro estágio. O segundo só aciona com o AC ligado. De toda maneira adorei esse cebolão de 02 estágios, pq algumas vezes sob engarrafamento muito pesado, sinto que o carro trabalha no limite da temperatura ideal e falta alguma ventilação. De qual ano de Santana é esse cebolão?
Agora um comentário, achei que o carro está gastando muito. Ai dando uma revisada no trabalho, coloquei um manometro na linha, está trabalhando com 3,3 bar, fora do padrão que seria 3,0. Esses 0,3 são suficientes para uma mistura muito rica? Pelas minhas contas, 0,3 representaria 9,09% de pressão extra e consequentemente 9,09% de enriquecimento na mistura e no consumo. Se for, acho que isso seria tambem o problema da lenta.
Outro comentário, sobre o AC agora. Hoje liguei a elétrica que faltava e pude andar no carro com AC ligado. Percebi um conforto ao dirigir muito maior. Quando carburado, o carro ficava muito áspero com AC ligado. Tinha a impressão que o ponto ficava sempre adiantado. Além disso, o motor sentia um pouco mais o "peso" do AC ligado. Agora o acabou a asperez e o carro anda com o motor "solto" como se o AC nem estivesse ligado, além de sentir menos o "peso" do AC.
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 25 Mar 2016, 22:24
por José Leal
Nos tubarão até 93, dispava a ventoinha na alta, pois a GM acreditava que a grade menor poderia fazer o motor super aquecer.
Sobre o cebolão, compra o original do seu carro. E não tem dessa de trabalhar no limite. Se está tudo funcionando corretamente, não é para dar problema.
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 26 Mar 2016, 00:11
por kaioemmanuel
José Leal escreveu:Nos tubarão até 93, dispava a ventoinha na alta, pois a GM acreditava que a grade menor poderia fazer o motor super aquecer.
Sobre o cebolão, compra o original do seu carro. E não tem dessa de trabalhar no limite. Se está tudo funcionando corretamente, não é para dar problema.
Zé, acho que vc não entendeu. Meu carro ta funcionando normal, e com o cebolao original. Só pensei em aproveitar essa idéia do cebolao pra dar uma "melhorada"
A grade do caixote é bem avantajada, mas o spoiler limita muito a ventilação na parte inferior.
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 26 Mar 2016, 07:09
por 500EF
kaioemmanuel escreveu:Mas o meu Monzão tem AC e tem o tal resistor, e entra normalmente no primeiro estágio. A diferença é que independentemente da temperatura, só aciona o primeiro estágio. O segundo só aciona com o AC ligado. De toda maneira adorei esse cebolão de 02 estágios, pq algumas vezes sob engarrafamento muito pesado, sinto que o carro trabalha no limite da temperatura ideal e falta alguma ventilação. De qual ano de Santana é esse cebolão?
Agora um comentário, achei que o carro está gastando muito. Ai dando uma revisada no trabalho, coloquei um manometro na linha, está trabalhando com 3,3 bar, fora do padrão que seria 3,0. Esses 0,3 são suficientes para uma mistura muito rica? Pelas minhas contas, 0,3 representaria 9,09% de pressão extra e consequentemente 9,09% de enriquecimento na mistura e no consumo. Se for, acho que isso seria tambem o problema da lenta.
Outro comentário, sobre o AC agora. Hoje liguei a elétrica que faltava e pude andar no carro com AC ligado. Percebi um conforto ao dirigir muito maior. Quando carburado, o carro ficava muito áspero com AC ligado. Tinha a impressão que o ponto ficava sempre adiantado. Além disso, o motor sentia um pouco mais o "peso" do AC ligado. Agora o acabou a asperez e o carro anda com o motor "solto" como se o AC nem estivesse ligado, além de sentir menos o "peso" do AC.
Em que condicao e com o que mediu estes 3,3bar?
Na marcha lenta, com vacuo, deveria ter lido algo proximo a 2,4 bar ( 3,0 da linha - 0,6 de vacuo).
Que regulador está usando?
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 26 Mar 2016, 08:21
por José Leal
kaioemmanuel escreveu:Zé, acho que vc não entendeu. Meu carro ta funcionando normal, e com o cebolao original. Só pensei em aproveitar essa idéia do cebolao pra dar uma "melhorada"
A grade do caixote é bem avantajada, mas o spoiler limita muito a ventilação na parte inferior.
Sim, entendi que o seu carro está funcionando bem. Então, se está funcionando bem, o que vc quer melhorar? Se for para colocar um cebolão que acione a ventoinha mais cedo, eu acho desperdício. Se for para colocar um cebolão com 2 estágios de disparo, seu carro já possui esse sistema.
Explica direito que melhorada vc quer fazer nessa parte, que tentarei te ajudar melhor.
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 26 Mar 2016, 12:32
por Gilmar Martins
José Leal escreveu:kaioemmanuel escreveu:Zé, acho que vc não entendeu. Meu carro ta funcionando normal, e com o cebolao original. Só pensei em aproveitar essa idéia do cebolao pra dar uma "melhorada"
A grade do caixote é bem avantajada, mas o spoiler limita muito a ventilação na parte inferior.
Sim, entendi que o seu carro está funcionando bem. Então, se está funcionando bem, o que vc quer melhorar? Se for para colocar um cebolão que acione a ventoinha mais cedo, eu acho desperdício. Se for para colocar um cebolão com 2 estágios de disparo, seu carro já possui esse sistema.
Explica direito que melhorada vc quer fazer nessa parte, que tentarei te ajudar melhor.
Permita dar um palpite:
Eu tinha um Monza 86 Classic que aquecia um pouco, às vezes só de parar no pedágio a ventoinha já ligava, daí descobri que o spoiler não era original (o original é vazado, eu acho), daí eu arranquei e cortei aquela parte que deve ser vazada e o arrefecimento melhorou consideravelmente. Já considerou essa possibilidade? :smt017
Abraços,
Gilmar
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 27 Mar 2016, 20:06
por kaioemmanuel
Gilmar Martins escreveu:
Permita dar um palpite:
Eu tinha um Monza 86 Classic que aquecia um pouco, às vezes só de parar no pedágio a ventoinha já ligava, daí descobri que o spoiler não era original (o original é vazado, eu acho), daí eu arranquei e cortei aquela parte que deve ser vazada e o arrefecimento melhorou consideravelmente. Já considerou essa possibilidade? :smt017
Abraços,
Gilmar
Realmente Gilmar, aquele spoiler paralelo atrapalha muito. O meu é paralelo mas também havia feito esses cortes como vc. Sempre desconfiei que não fazia sentido a frente do carro ser toda aberta e o spoiler fechado, até que um dia meu pai quebrou o spoiler num meio fio (detalhe na primeira foto, no canto direito onde está feito o remendo), e decidi procurar um original. Foi quando vi que o original é vazado. Como não pude comprar o original, resolvi fazer os rasgos no paralelo e o acabamento com fibra. E como ia ter o trabalho e gasto de material no spoiler novo paralelo, resolvi arrumar o meu antigo mesmo e economizar.
Esse paralelo é muito feio e mal feito, então juntei as duas peças, emendei com fibra de vidro, fiz acabamento e pintei. Ficou até razoavel.
Essa última foto está ruim e cortada, pq foi da fila dos carros no último encontro. Fico devendo uma melhor.
José Leal escreveu:kaioemmanuel escreveu:Zé, acho que vc não entendeu. Meu carro ta funcionando normal, e com o cebolao original. Só pensei em aproveitar essa idéia do cebolao pra dar uma "melhorada"
A grade do caixote é bem avantajada, mas o spoiler limita muito a ventilação na parte inferior.
Sim, entendi que o seu carro está funcionando bem. Então, se está funcionando bem, o que vc quer melhorar? Se for para colocar um cebolão que acione a ventoinha mais cedo, eu acho desperdício. Se for para colocar um cebolão com 2 estágios de disparo, seu carro já possui esse sistema.
Explica direito que melhorada vc quer fazer nessa parte, que tentarei te ajudar melhor.
Zé, o Carburado e o MPFI não acionam os 02 estágios no arrefecimento como no EFI. No EFI quando chega a X graus aciona o 1° estágio, e se aquecer mais ainda até Y graus ele aciona o 2° estágio. Já nos Carburados e no MPFI (que tem o mesmo chicote da ventoinha do carburado, acionado por cebolão comum) o arrefecimento aciona somente o 1° estágio. Se continuar aquecendo não interessa, apenas o 1° estágio funciona. No carburado, 2° estágio é ligado apenas pelo AC, que quando acionado, a ventoinha já entra direto no 2° estágio ao acionar o AC. No MPFI existe um pressostato na linha de alta do AC pra acionar o 2° estágio. Quando vc aciona o AC ele arma de imediato o 1° estágio, e quando a pressão sobe (e consequentremente a temperatura do gas) ele aciona o 2° estágio. Mas ainda assim o 2° estágio entra exclusivamente com o AC ligado, e a temperatura do motor é controlada apenas pelo 1° estágio da ventoinha. Então com essa novidade do cebolão de 02 temperaturas, poderia colocar o sistema de arrefecimento com 02 estágios, assim como no EFI.
500EF escreveu:kaioemmanuel escreveu:Mas o meu Monzão tem AC e tem o tal resistor, e entra normalmente no primeiro estágio. A diferença é que independentemente da temperatura, só aciona o primeiro estágio. O segundo só aciona com o AC ligado. De toda maneira adorei esse cebolão de 02 estágios, pq algumas vezes sob engarrafamento muito pesado, sinto que o carro trabalha no limite da temperatura ideal e falta alguma ventilação. De qual ano de Santana é esse cebolão?
Agora um comentário, achei que o carro está gastando muito. Ai dando uma revisada no trabalho, coloquei um manometro na linha, está trabalhando com 3,3 bar, fora do padrão que seria 3,0. Esses 0,3 são suficientes para uma mistura muito rica? Pelas minhas contas, 0,3 representaria 9,09% de pressão extra e consequentemente 9,09% de enriquecimento na mistura e no consumo. Se for, acho que isso seria tambem o problema da lenta.
Outro comentário, sobre o AC agora. Hoje liguei a elétrica que faltava e pude andar no carro com AC ligado. Percebi um conforto ao dirigir muito maior. Quando carburado, o carro ficava muito áspero com AC ligado. Tinha a impressão que o ponto ficava sempre adiantado. Além disso, o motor sentia um pouco mais o "peso" do AC ligado. Agora o acabou a asperez e o carro anda com o motor "solto" como se o AC nem estivesse ligado, além de sentir menos o "peso" do AC.
Em que condicao e com o que mediu estes 3,3bar?
Na marcha lenta, com vacuo, deveria ter lido algo proximo a 2,4 bar ( 3,0 da linha - 0,6 de vacuo).
Que regulador está usando?
Peguei um manômetro comum e um registro e coloquei na linha de entrada, bem naquela conexão ali no cofre em frente ao ventilador do AC. Em marcha lenta fica prox de 3bar e acelerado sobe pra 3,3 bar. Com o registro fechado testei a pressão e vazao da bomba, deu 7 bar e 1,8 litros em 30 seg
Re: Transplante de coração Kadett GSi -> Monza SL/E
Enviado: 27 Mar 2016, 20:08
por kaioemmanuel
Ia me esquecendo. O regulador é marca DS e na caixa conferia a descrição 3,0 bar para Monza MPFI e Kadett GSI