O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem não lida por DÉCO »

coy escreveu:Estes dias alterei por prevenção o local do modulo HEI:
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 14&t=29478
O vídeo do motor está saindo
Uma coisa estranha que está acontecendo é que se eu estiver no trânsito (lento) com AC ligado (lembrando que no RJ esta fazendo 42º) a temperatura sobe até próximo ao meio da escala e a luz de alta temperatura pisca (apenas pisca), ai eu desligo o AC e tudo volta ao normal, ponteiro de temperatura cai para próximo a faixa azul.
.
C seu carro está equipado com válvula termostática (tenho certeza que sim) é normal o trabalho no meio da faixa de temperatura, porém a luz acender é muito estranho :smt017 , mas o motor quente trabalhar perto da faixa azul... tem alguma coisa errada aí, ele trabalha nesta faixa próximo do azul na estrada e sem a VT, é bom dar uma verificada nos valores em v que o sistema está emitindo em comparação com as tabelas disponíveis aqui no fórum, e c fosse meu, veria isto rápido, morro de medo de alta temperatura (o que não acredito que esteja acontecendo no seu, apenas uma divergência de valores, não de temperaturas).
Agora precisa pesquisar o que esta causando isso!!
Abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Deco não se esqueça que este meu motor atual tem as galerias mais abertas o que com certeza refrigera melhor, além do mais meu motor sempre trabalhou com temperatura "próximo a faixa azul" (entre o meio da escala e a faixa azul), pouco tempo antes deste acidente eu tinha passado o scanner e estava tudo correto com a temperatura (da mesma forma que esta agora com AC desligado) no passado, já tive um problema parecido e era pouco gás refrigerante no sistema.
Com este calor que esta fazendo aqui no RJ tenho visto muitos carros com problemas no arrefecimento, principalmente com AC ligado.
Inclusive 05 Monza de amigos.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por frfavoreto »

coy, atualmente estou com este problema também e já tenho uma boa ideia do que pode ser: falha de algum aterramento ou cabo positivo da bateria ruim. Essa piscada na luz de temperatura e aumento do ponteiro quando se liga AC ou farol é causada por isso, comigo acontece exatamente a mesma coisa. Basta desligar esses 2 consumidores que o ponteiro abaixa um pouco e se a luz estiver acesa ela apaga imediatamente.

O bom é que isso é apenas um alarme falso, mas é bom arrumar o quanto antes. Ainda não mexi com isso por falta de tempo.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
coy

Um amigo que trabalha com AC me disse que pode ser o relê com amperagem baixa.
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

O motor novo tem galerias limpas, isso traz mais transferência de calorias, por tanto o motor demora mais pra aquecer. Isso é fato, o meu que é zero km todo ele demora 15min na lenta para chegar a exato 100°

Para mim não tem relação por ter galeria mais aberta, até pq a abertura da junta é idêntica a antes (por onde a água sobe ao cabeçote), e sim pelo motor estar com excelente fluxo da água agora.

O motor velho tem galeria suja o que aquece mais rápido, e tem uma transferência prejudicada.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
racons
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por racons »

Tenho um problema similar com aura de mistério. HÁ 01 ANO: Quebrou a bomba de óleo e danificou virabrequim e bielas do terceiro e quarto cilindros. O motor (original do carro, pois assim figura nos documentos) foi aberto pela primeira vez com o odômetro (quebrado) marcando 233000 km.
Fiz o motor inteiro. Cabeçote e bloco (próprios), anéis, pistões, virabrequim retificado comprado usado, bielas retificadas compradas usadas, kit retífica novo, etc. Bomba de água e óleo novas.
Uma semana depois o carro voltou ao mecânico por causa do barulho metálico. Ao desmontar o mecânico achou pedaços de metal no terceiro e quarto cilindro. Porcas?
Tão amassado estavam os pedaços que não deu para saber.
O assunto não acabou aí. Um ano depois... em 20/12 voltando do litoral pela Dutra sentido São Paulo viajando a 110 km/h em quinta marcha, o motor fez som metálico e parou. Encostei. Trouxe ele sobre o guincho.
Chamei mecânico para revisar (não é aquele que fez o motor, pois ele estava de férias).
O mecânico tirou a tampa de comando de válvulas e achou quebrado um dos balancins do último cilindro. Presumindo biela quebrada, tirou a vela do quarto cilindro e ela saiu totalmente amassada.
Quando o mecânico voltou das férias abriu o motor.
O pistão do quarto cilindro perfurado pelo pedaço de válvula (a menor acho que é a de admissão) que havia amassado quase totalmente a câmara de combustão. O furo no pistão é do porte de uma moeda de um real. As outras câmaras também tinham marcas de metal que devem ter sido espalhados após quebrar a válvula pelo orifício de entrada de gases que ficou aberto.
O mecânico diz que o pedaço de válvula também aranhou o quarto cilindro e o bloco não tem mais vidas.
Parece mentira que isso possa acontecer no motor que nem atingiu os dez mil quilômetros!
Levei o cabeçote para loja de retífica de cabeçotes em Sorocaba e estão analisando se podem reconstituir a câmara de combustão do cilindro 4.
O dono da retifica opina que o causante é um pedaço de metal que entrou pela admissão, travou a válvula aberta e o pistão bateu nela quebrando-a. Contei para o dono da retífica de cabeçotes o acontecido um ano atrás. O mecânico que fez o motor é o único a mexer nele. Se a retífica conseguir salvar o cabeçote colocarei pistão, anéis e bronzinas novas no quarto cilindro, para usar o veículo até conseguir a solução de fundo que é a colocação do motor parcial FGP N20FX, segundo orientações de outra seção deste fórum que relata experiências bem sucedidas feitas com média dúzia de carros Monza.
Obrigado pela paciência e as opiniões que possam me dar.
Racons-Pilar do Sul-SP
Monza 93-93 Classic SE 2.0
Gasolina "O Lázaro" :)
http://southconebuz.freeyellow.com/vit_monza93-xxx-9999.html
coy

Racons, não me leve a mal, mas eu em seu lugar trocaria de mecânico. Estes ocorridos não são coisas comuns. Se acontecem é por que alguém deu mole em algo (exatamente como meu caso).
Com relação ao parcial novo é só vc ler o este tópico que tem todos os procedimentos que foram assessorados pela melhor equipe técnica que se pode dispor.
Em breve teremos vídeos de alguns passos da montagem e dos primeiros momentos do motor funcionando, só não os postei ainda, pois estou sem tempo.
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

racons escreveu:até conseguir a solução de fundo que é a colocação do motor parcial FGP N20FX segundo orientações de outra seção deste fórum que relata experiências bem sucedidas feitas com média dúzia de carros Monza. Obrigado pela paciência e as opiniões que possam me dar.
racons, um detalhe, o N20XF é o codinome dado ao motor completo (não apenas o bloco parte de baixo) que a FGP fabricou oriundo Família II, mod fase 3, fabricado de 2009 a 2012 que atendeu 3 modelos de carros.

O N20XF que eu uso no meu hatch é completo (menos AC/DH/acelerador eletrônico dele), esse utiliza o bloco FGP flexpower (modelo voltado álcool 11.5:1). E ainda tem o codinome antigo, motor C20SE bloco FGP gasolina 9.2:1 que o Marconi usou, modelo 2004 gasolina (últimos modelos somente gasolina). Ambos casos 2.0 8V.

Como teu Monza pelo perfil se trata de um 2.0 8V vai usar o mesmo que o coy usou. Já anote o código para futuras consultas, se chegar nas concessionarias dizendo "quero bloco N20XF" simplesmente ninguém vai de dar uma atenção digna. Só dizendo o código GM é o suficiente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder