2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
-
Evandro Monza SR
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
Maravilhosa investigação interna das portas. Bem criteriosa.
Aplique anti-rust na parte inferior das portas. Ficarão eternas.
Mais fotos!!!!
Mais fotos!!!!
Visite meus tópicos de restauração:
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865
Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319
Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
- avvsilva
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: Carburador
Excelente Shequo, parabéns pela dedicação e pelo excelente serviço.
Há um tempo atrás, fiz exatamente este serviço nas 2 portas do meu SL/E 1989. Como havia muita sujeira, não teve como deixar tudo limpo sem sacrificar essa "casquinha dourada". Aí, passei anti-rust nesta parte abaixo do material anti ruído. No seu caso, o problema é na máquina ou o motor que está cansado?
Há um tempo atrás, fiz exatamente este serviço nas 2 portas do meu SL/E 1989. Como havia muita sujeira, não teve como deixar tudo limpo sem sacrificar essa "casquinha dourada". Aí, passei anti-rust nesta parte abaixo do material anti ruído. No seu caso, o problema é na máquina ou o motor que está cansado?
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491

-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Rapz eu não sei dizer mas creio que seja silenciosa sim. Se você for "atualizar" com novas travas elétricas(por favor GUARDE as travas originais também) e Vidro elétrico e adicionar um alarme peça para fazer uma instalação boa sem gambiarra...S h E e Q u O escreveu:É verdade, as diferenças e as vantagens são inúmeras. Fora a comodidade né. E todo investimento é válido.daviddiniz escreveu: Existe alarme e VE "original GM"(Feito pela positron) e acho que nesse caso vale a pena "sacrificar" um pouco da originalidade pois imagina você em um aguaceiro e ter que destrancar na chave... Vai tomar um banho e com o alarme só destravar de longe abre a porta e entra rapido.
Ow David, você sabe se estas máquinas novas para o Monza 82/90, fabricadas atualmente, são mais silenciosas do que as antigas ou por ser idêntica à que veio no carro acabam tendo o mesmo funcionamento e a mesma "música" de subida e descida?
-
S h E e Q u O
- Estado: Paraná-PR
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
RESULTADO DA INSPEÇÃO E LAVAGEM INTERNA DA PORTA DO LADO ESQUERDO
Pessoal, boa noite, tudo bem?
Hoje foi o dia das surpresas, dos resultados mais aguardados e das minhas primeiras impressões de um dos principais detalhes pendentes de solução no meu carro, o famoso ponto de corrosão da porta do lado esquerdo.
O que eu esperava: Porta com oxidação moderada em toda área interna. Manta anti-ruído avariada. Painel de papelão da forração da porta avariado.
O que eu encontrei: Forração interna da porta em excelentes condições. Manta anti-ruído em boas condições, mas um pouco descolada na linha superior.
O que eu não esperava: Área interna com corrosão avançada, do tamanho de uma régua de 20 cm.
Resolvi, então, lavar superficialmente a área analisada e consultar o colega que fará a recuperação da porta. A minha intenção seria tentar retirar toda a manta anti-ruído original, tratar a lata, realizar a pintura e recolocar a manta, mas isso, se for, mesmo, possível retirar a manta do lugar, que ainda está bem firme e assentada.
Vamos às imagens (celular):
Área de trabalho:

Ponto de corrosão externo e aparente

Forração: sem detalhes.

Sem a forração: Porta aparentemente perfeita.

Manta e tratamento inferior anti-corrosão ainda preservados. Até aqui, nenhum ponto de corrosão. Só sujeira mesmo.

Aqui começam os problemas: a linha superior da manta descolou-se com o tempo e acarretou o acúmulo excessivo de água.

Aspecto da porta após a limpeza:

A origem da corrosão, sem dúvida, foi o acúmulo excessivo de água na linha superior da manta anti-ruído. Mas outro fator que contribuiu para este problema foi a pestana. A pestana mal está encostando no vidro. Assim, quando jogo água no vidro ou chove, a água, do jeito que escorre pelo vidro, vai direto para dentro da porta, o que me motivou a procurar canaletas e pestanas novas para ambas as portas.
Ainda não falei com a oficina, mas tenho dúvida sobre a possibilidade de recuperar esta porta. Eu penso que poderia comprar outra porta, mas penso também na possibilidade de a outra porta estar sem pontos de corrosão avançada como esta, mas com os cantos já querendo apodrecer. Por isso, peço aos amigos Monzeiros mais experientes que fiquem à vontade para comentar.
Mais uma vez, sinto muito pela qualidade das fotos. O zoom e o flash da câmera do celular às vezes não se entendem. Prometo melhorar nas próximas sessões.
Em aspectos gerais, penso em tratar isso primeiro, para depois, com a porta já tratada, acabada e limpa, eu poder lubrificar fechadura, maçaneta e mecanismos em geral da porta. Vou aproveitar para trocar o retrovisor, cuja máquina está perfeita, mas com a carcaça trincada e frouxa (em marcha lenta, o espelho trepida igual ao retrovisor de moto de 125 cc rs).
Havendo novidade informo a todos.
Obrigado pelo apoio e bom final de semana! :smt023
Abraço
Pessoal, boa noite, tudo bem?
Hoje foi o dia das surpresas, dos resultados mais aguardados e das minhas primeiras impressões de um dos principais detalhes pendentes de solução no meu carro, o famoso ponto de corrosão da porta do lado esquerdo.
O que eu esperava: Porta com oxidação moderada em toda área interna. Manta anti-ruído avariada. Painel de papelão da forração da porta avariado.
O que eu encontrei: Forração interna da porta em excelentes condições. Manta anti-ruído em boas condições, mas um pouco descolada na linha superior.
O que eu não esperava: Área interna com corrosão avançada, do tamanho de uma régua de 20 cm.
Resolvi, então, lavar superficialmente a área analisada e consultar o colega que fará a recuperação da porta. A minha intenção seria tentar retirar toda a manta anti-ruído original, tratar a lata, realizar a pintura e recolocar a manta, mas isso, se for, mesmo, possível retirar a manta do lugar, que ainda está bem firme e assentada.
Vamos às imagens (celular):
Área de trabalho:

Ponto de corrosão externo e aparente

Forração: sem detalhes.

Sem a forração: Porta aparentemente perfeita.

Manta e tratamento inferior anti-corrosão ainda preservados. Até aqui, nenhum ponto de corrosão. Só sujeira mesmo.

Aqui começam os problemas: a linha superior da manta descolou-se com o tempo e acarretou o acúmulo excessivo de água.

Aspecto da porta após a limpeza:

A origem da corrosão, sem dúvida, foi o acúmulo excessivo de água na linha superior da manta anti-ruído. Mas outro fator que contribuiu para este problema foi a pestana. A pestana mal está encostando no vidro. Assim, quando jogo água no vidro ou chove, a água, do jeito que escorre pelo vidro, vai direto para dentro da porta, o que me motivou a procurar canaletas e pestanas novas para ambas as portas.
Ainda não falei com a oficina, mas tenho dúvida sobre a possibilidade de recuperar esta porta. Eu penso que poderia comprar outra porta, mas penso também na possibilidade de a outra porta estar sem pontos de corrosão avançada como esta, mas com os cantos já querendo apodrecer. Por isso, peço aos amigos Monzeiros mais experientes que fiquem à vontade para comentar.
Mais uma vez, sinto muito pela qualidade das fotos. O zoom e o flash da câmera do celular às vezes não se entendem. Prometo melhorar nas próximas sessões.
Em aspectos gerais, penso em tratar isso primeiro, para depois, com a porta já tratada, acabada e limpa, eu poder lubrificar fechadura, maçaneta e mecanismos em geral da porta. Vou aproveitar para trocar o retrovisor, cuja máquina está perfeita, mas com a carcaça trincada e frouxa (em marcha lenta, o espelho trepida igual ao retrovisor de moto de 125 cc rs).
Havendo novidade informo a todos.
Obrigado pelo apoio e bom final de semana! :smt023
Abraço
-
S h E e Q u O
Obrigado Evandro! :smt023Evandro Monza SR escreveu:Maravilhosa investigação interna das portas. Bem criteriosa.
Mais fotos!!!!
Assistindo às belas restaurações que temos aqui no forum e com a participação dos Monzeiros, a gente vai longe né. Também tenho aprendido muito contigo.
Por falar nisso, me surgiu uma outra dúvida. O anti-rust que você fala é aquele produto escuro líquido que a gente aplica na lataria, ele seca depois de alguns minutos e vira uma camada protetora dura anti-corrosão? :smt017
Abraço
-
S h E e Q u O
Obrigado pelo apoio, Silva! :smt023avvsilva escreveu:Excelente Shequo, parabéns pela dedicação e pelo excelente serviço.
No meu caso, não sei bem se é a máquina ou o motor. Penso que é o motor (porta lado direito). O vidro subiu até o final e o carro ficou fechado. Dias depois, o vidro não dava mais sinal de vida, ou seja, permaneceu sempre fechado desde então. Já conferi os chicotes e até cheguei a comprar um botão original novo para o meu estoque, mas, nos testes que fiz, o botão continua funcionando normalmente. Depois que o vidro parou de funcionar, não estou podendo deixar o carro posar com a bateria conectada, pois, durante a madrugada, ela se descarrega toda e no dia seguinte nem as luzes de advertência do painel se acendem. Aí o carro me deixa na mão. :smt017
Abraço :smt023
-
S h E e Q u O
Ah, com certeza. Tem um cara muito bom aqui que mexe com estas coisas, que é o cara que está cuidando do motor do limpador do pára-brisa pra mim.daviddiniz escreveu: Rapz eu não sei dizer mas creio que seja silenciosa sim. Se você for "atualizar" com novas travas elétricas(por favor GUARDE as travas originais também) e Vidro elétrico e adicionar um alarme peça para fazer uma instalação boa sem gambiarra...
David, eu sou um cara sistemático, mas você ganha de mim, hein kkkkkk....... :smt005
Mas, se a gente não for criterioso mesmo e às vezes até teimoso ou chato (no bom sentido) com determinados profissionais, o carro jamais fica do jeito que a gente quer, né. Ainda mais em se tratando de carros antigos. :smt017
- avvsilva
- Estado: Minas Gerais-MG
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
- Combustível:: Gasolina
Estranho hein? Caso ainda não tenha fechado a porta, experimente desconectar o chicote do motor do vidro e veja se este problema de descarregar a bateria se repete. Assim, você pode descartar a possibilidade dele ser a fonte do problema. :smt023S h E e Q u O escreveu:
Obrigado pelo apoio, Silva! :smt023
No meu caso, não sei bem se é a máquina ou o motor. Penso que é o motor (porta lado direito). O vidro subiu até o final e o carro ficou fechado. Dias depois, o vidro não dava mais sinal de vida, ou seja, permaneceu sempre fechado desde então. Já conferi os chicotes e até cheguei a comprar um botão original novo para o meu estoque, mas, nos testes que fiz, o botão continua funcionando normalmente. Depois que o vidro parou de funcionar, não estou podendo deixar o carro posar com a bateria conectada, pois, durante a madrugada, ela se descarrega toda e no dia seguinte nem as luzes de advertência do painel se acendem. Aí o carro me deixa na mão. :smt017
Abraço :smt023
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina