Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Restauração Monza SL/E 1989 - Eduardo Saura

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Pessoal, usem verniz pu fosco no interior, se a ideia é não abrir brilho.
A tinta poliéster não tem resistência forte, portanto, se o problema é o brilho, usem verniz pu fosco :).
rodrigogsi
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por rodrigogsi »

Edu, lixa ele com 400 ou 600, para dar uma boa pega.
Eu fiz o acabamento de uma peça em alumínio, o hack do kadett, fiz 2 demãos boas de pfv e depois quebrei na 800 devido à não utilizar o fundo pu por não haver necessidade e também pela cura completa.
E mãos à obra!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

rodrigogsi escreveu:Pessoal, usem verniz pu fosco no interior, se a ideia é não abrir brilho.
A tinta poliéster não tem resistência forte, portanto, se o problema é o brilho, usem verniz pu fosco :).
problema do verniz ainda mais fosco que cria ponto aspero, especialmente no overspray, e ponto aspero da um aspecto de sujo quando pega po e é dificil de limpar encarde muito facil. na polister crua é so passar um pano de algodao que sai todo o po pq é liso. e na poliester é facil retocar e tambem de fundir com um thinner especial

quanto a resistencia é verdade, ela nao tem resistencia quimica nem mecanica. mais a questao que é original assim sem verniz, e fora o problema que falei acima de sujeira. ae vai de cada pessoa. eu prefiro deixar sempre limpo e ter um cuidado redobrado pra nao arranhar a pintura. que alias, é a coisa mais facil do mundo retorcar, ja fiz algumas vezes hehehe pela falta do verniz. mais prefiro assim mesmo.

ae é gosto da pessoa. é uma opção essa do verniz fosco
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Eu tb prefiro o poliéster sem verniz. Acho que fica mais bonito.
A questao da resistencia nao me preocupa muito já que o Monzão será pouco usado e tb sou muito cuidadoso, até demais rs.
Esses dias tinha um pintor me enchendo dizendo que eu era louco em nao aplicar verniz no porta malas e cofre, que eu deveria aplicar e talz. Esse mesmo pintor me disse o absurdo em aplicar 8 demãos de verniz :lol: para eu ter margem de polimento. Ele estava com o golzinho g3 dele me mostrando o serviço de repintura no teto que ele havia feito há uma semana.....enfim....para nao dar margem a discussao tudo que ele me disse entrou por um ouvido e saiu pelo outro...um li.xo de serviço, cheio de uns pontos elevados, como se fosse pipocado, tipo ferrugem quando quer estourar, sei lá o que ele fez, fora a marca do mascaramento da junçao borracha para brisa/teto.

---------------------

Quanto ao pressostato ainda bem que acertei na escolha! O que estava antes era de 120 / 170 lbs. Achava exagerado, tinha medo do cilindro nao aguentar. Acho que quando foi trocado e colocaram o de 170 lbs, vai ver o cara nao tinha o de 120 e meteu o de 170.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Na fábrica, é como se eles envernizassem o carro com o capô e porta malas fechado. Sabe aquela parte onde vai os parafusos dos para-lamas e onde vai a borracha da mala?
Alí tbm não vai verniz... No opala eu deixei essas partes pra pintar por último, ficou bom.

Mala pintada somente com tinta
Imagem

Imagem

Imagem

Se vc der verniz na mala, fica até "bonito", mas quem conhece um pouco, sabe que aquilo não é original. Se vc der verniz no cofre vai ficar bonito por uns meses, depois vai começar a "amarelar" (por conta do calor do motor), vai ficar horrível... E como é um local bem apertado, vai ser bem complicado limpar, a não ser que seja um carro com cofre bem espaçoso.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

eu ja tive cofre envernizado antigamente. aquilo era um nojo so de olhar, primeiro que a tinta se destaca mais que o motor(brilho exagerado), segundo que nao é original, terceiro que qualquer po fica encardido e nao sai facilmente. agora no meu atual é como de fabrica tudo liso, uniforme,baixo brilho, e sem variaçao da tonalidade, so passar um pano seco que remove todo o po e a tinta volta a ficar semi brilhosa do poliester cru. ja limpei varias vezes com um camiseta branca velha que tenho pra limpeza disso, sai todo o pó e fica retido nela. se fosse envernizada algumas parte grudaria o algodao no verniz devido a aspereza. oque é bem comum no overspray. ah e nao tem chance de descascar, verniz tem isso.

Eduardo, nao de ouvidos a esses caras. 8 demao de verniz é pedir pra amarelar, é pedir pra nunca secar, é pedir pra dar problema de mapa. em fim, pra ter uma ideia. verniz de alto padrao como os HS PPG o fabricante pede que no max de 3 demao. e o ideial é 2 demao cruzadas que fecha facil. e sobre polimento, HS dura dezenas de polimentos e bi componente HS nao precisa de polimento seguido como o PU monocomponente.

é cada uma que ouvimo espalhado nesse país. e o pior que acham que estao corretos. esses tempos apresentei na comunidade de pintura do orkut. como se fazia uma catalize quimica de alta precisao. 90% dos cara la ficaram boiando... cara acostumado a cheira tudo que tinta e mistura com o olho da nisso.

uma balança de precisao + calculadora + becker graduados é "100% preciso" nunca mais da erro por catalize errada. eu uso em tudo isso, desde massas ate tinta,selante,etc. tem muito pintor no tempos das caverna
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
eduardo_saura

Diego Paiva escreveu:Na fábrica, é como se eles envernizassem o carro com o capô e porta malas fechado. Sabe aquela parte onde vai os parafusos dos para-lamas e onde vai a borracha da mala?
Alí tbm não vai verniz... No opala eu deixei essas partes pra pintar por último, ficou bom.
Como assim por último?
Eu tinha pensado em primeiro pintar por dentro, em todos os locais que nao vai verniz. Feito isso, fazer o mascaramento de toda area que nao quero verniz e então aplicar poliéster + verniz no resto do carro. :smt030
eduardo_saura

Rafaelo escreveu:eu ja tive cofre envernizado antigamente. aquilo era um nojo so de olhar, primeiro que a tinta se destaca mais que o motor(brilho exagerado), segundo que nao é original, terceiro que qualquer po fica encardido e nao sai facilmente. agora no meu atual é como de fabrica tudo liso, uniforme,baixo brilho, e sem variaçao da tonalidade, so passar um pano seco que remove todo o po e a tinta volta a ficar semi brilhosa do poliester cru. ja limpei varias vezes com um camiseta branca velha que tenho pra limpeza disso, sai todo o pó e fica retido nela. se fosse envernizada algumas parte grudaria o algodao no verniz devido a aspereza. oque é bem comum no overspray. ah e nao tem chance de descascar, verniz tem isso.

Eduardo, nao de ouvidos a esses caras. 8 demao de verniz é pedir pra amarelar, é pedir pra nunca secar, é pedir pra dar problema de mapa. em fim, pra ter uma ideia. verniz de alto padrao como os HS PPG o fabricante pede que no max de 3 demao. e o ideial é 2 demao cruzadas que fecha facil. e sobre polimento, HS dura dezenas de polimentos e bi componente HS nao precisa de polimento seguido como o PU monocomponente.

é cada uma que ouvimo espalhado nesse país. e o pior que acham que estao corretos. esses tempos apresentei na comunidade de pintura do orkut. como se fazia uma catalize quimica de alta precisao. 90% dos cara la ficaram boiando... cara acostumado a cheira tudo que tinta e mistura com o olho da nisso.

uma balança de precisao + calculadora + becker graduados é "100% preciso" nunca mais da erro por catalize errada. eu uso em tudo isso, desde massas ate tinta,selante,etc. tem muito pintor no tempos das caverna
Concordo, cofre envernizado fica horr'vel, o que tem que destacar é a mecanica, nao o brilho do verniz.
Esse pintor que me disse das 8 demao de verniz é um desses que acham que sabe tudo. Minha sorte é que sei filtrar. Para ter idéia ele me disse que só pinta em alta pressao e com o leque todo aberto para nao correr o risco de escorrer. Questionei sobre os cantinhos, se nao era melhor fechar o leque e ele disse que nao. Leque é sempre aberto :lol: . Infelizmente esse é o tipo de mao de obra que existe no Brasil. Cara, eu assisto uns videos de funilaria e pintura na Rússia, dá gosto de ver. Na funilaria verdadeiros artesaos, recuperando peças de forma incrivel. Na pintura só usando iwata supernova com ppg. :smt030
Responder