Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Rafaelo
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Rafaelo »

Ze isso mesmo o 3.0 tem motor e caixa importado sao da opel alemao, a caixa a re e bem estranha tem que levantar como na maioria dos GM e engatar uma 6º. agente tem ele desde 2000 e numa fiz um cutoff nele, mas ja cheguei perto 6000 em 3º a 160km/h na br se fecha os vidro da uma assobiada legal as 6 boca, senao me engano e 6300 o marcador e pra 7000.

Diego o 3.0 sobe o giro mais rapido nao e pela diferencial e caixa, e por causa do R/L o 4.1 e maior que no 3.0 tanto e que tem mas giro. nesse motor e mais elastico parecido com um 2.2 pra subir o giro. sobre os valores sim sao mais curtos mas nao justifica a subida de giro em ponto motor. tanto e que antes de queimar o sensor do velocimetro larguei perto dos 160km/h em 3º numa reta na br aqui no sul, da um grude legal no banco mesmo a essa velocidade.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

Diego Rodrigues escreveu:o Omega 3.0 tem diferencial e câmbio mais curtos que o 4.1, por isso ele sobe de giro mais rápido,
O do meu pai, como é automático, é bem longo (são apenas 4 marchas a frente). A primeira vai até uns 80 ~ 90 km/h, para você ter idéia.

Mas eu não quis dizer que sobe mais rápido, e sim, que o limite parece ser mais alto. Como você mesmo confirmou depois (5500 x 6300). :smt023
José Leal escreveu: Vamos fazer uma comparação justa: Vc vem com o seu Vectra premiado com 127CV e eu vou com o meu de 138CV. Vai ser legal...
Leal, essa disputa que propôs é mais justa mesmo. o Monzão T teria que encarar o Vecão e Omegão T também. aí haja asfalto pra segurar esses bólidos. kkkkkkkKKK!!!!!!!!!
São 126cv originais... :smt010

Mas com o Vectra do leal no álcool sem adiantar o ponto e com o meu na mijolina, com ignição e sem catalisador, deve dar briga boa... hehehe

Agora ele até que ficou divertido de andar, dentro das limitações, é claro...

500EF, eu escutei os pneus fritando. tem que botar mais borracha aí, heim! aí ele ganha chão e saaaaaaaaaaaaai da frente!!!
Isso foi uma coisa que me consumiu alguns neurônios na época... eu precisava de pneus maiores, mas não quis tirar o aspecto original do 500EF...

Como as rodas são 13", o melhor que eu consegui comprar na época foram os EagleVentura 185/70-13, com índice de velocidade para 210 km/h...

E neste vídeo, que ainda estava com painel analógico no carro, eles estavam bem novos... mas mesmo assim, deu para ver que se trancar o pé de segunda, não tem chão... hehehe
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:(...)

São 126cv originais... :smt010

Mas com o Vectra do leal no álcool sem adiantar o ponto e com o meu na mijolina, com ignição e sem catalisador, deve dar briga boa... hehehe

Agora ele até que ficou divertido de andar, dentro das limitações, é claro...
Negativo! Irei colocar gasolina pódium! No álcool, meu carro fica mais fraco que uma velha reumática :smt005 :smt005 . Já comecei a sentir a perda de potência. Num local que eu subia tranquiliamente na gasolina, agora tenho que apertar mais o acelerador para subir no álcool.

MUDANDO DE ASSUNTO: E aí, ficou bom?
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Pena que não é o meu. É de um integrante do VC. Mas no meu, quero mandar as rodas do Vectra Elite pré-NE:

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Diego Rodrigues
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

Rafaelo escreveu:Ze isso mesmo o 3.0 tem motor e caixa importado sao da opel alemao, a caixa a re e bem estranha tem que levantar como na maioria dos GM e engatar uma 6º. agente tem ele desde 2000 e numa fiz um cutoff nele, mas ja cheguei perto 6000 em 3º a 160km/h na br se fecha os vidro da uma assobiada legal as 6 boca, senao me engano e 6300 o marcador e pra 7000.

Diego o 3.0 sobe o giro mais rapido nao e pela diferencial e caixa, e por causa do R/L o 4.1 e maior que no 3.0 tanto e que tem mas giro. nesse motor e mais elastico parecido com um 2.2 pra subir o giro. sobre os valores sim sao mais curtos mas nao justifica a subida de giro em ponto motor. tanto e que antes de queimar o sensor do velocimetro larguei perto dos 160km/h em 3º numa reta na br aqui no sul, da um grude legal no banco mesmo a essa velocidade.
Rafael, você quis dizer corte de ignição e não cut-off. cut-off é quando a gente tira o pé em giro acima de +- 1800RPM e ele corta a injeção de combustível. ;)

quanto aos giros, tenha certeza de que com o diferencial do 3.0 (3,70 contra 3,15) o 4.1 sube de giro muito rápido, independente da R/L mais alta. lembra dos omega stock car? usavam o 4.1 com diferencial 3,70:1. e podiam usar isso porque usavam comando mais girador.

no simulador Racer, que é bem fiel à física, já coloquei a relação 3,15 no 3.0 e 3,70 no 4.1. as marchas no 4100 subiam rápido e no 3.0 a subida era mais lenta, mas também atingia maior velocidade em cada marcha. só que penava pra empurrar a 4ª e 5ª em giros altos. ;)
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

Rafaelo, só confirmando o que eu falei. acabei de testar aqui no simulador o 3.0 com diferencial 3,15 e o 4.1 com diferencial 3,70.

cara, é visível a falta de torque pro 3.0 empurrar esse diferencial com a mesma vontade. ele atinge máximas por marcha mais altas, como 60 de 1ª, 100 de 2ª e passa dos 200 em 4ª, mas ele só consegue cortar giro até a 3ª. na 4ª ele ficou enrolando, enrolando pra subir mais que 200km/h. passei a 5ª e foi a 210, mas com pouca vontade e giro bem baixo.

já no 4.1, as máximas por marcha caíram, mas sobe cada marcha com gosto. a 2ª mesmo só dá 80. a 3ª dá 135. a 4ª vai a 170 e a 5ª eu cheguei na casa dos 210 cortando giro!!!

os 0-100 foram de 9 altos no 3.0 e 8 altos no 4.1.

não quero criar polêmica, só exemplificar como o longo diferencial faz diferença, sim. ok? tanto é que os 2 originais no simulador andam bem juntos.

grande abraço! se quiser, baixe o simulador Racer e te mando os carros pra teste.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Rafaelo »

sim concordo contigo oque quero dizer que o 4.1 e mais quadrado por causa da R/L em relação o 3.0 se coloca os 2 em idle e mete o pe o 3.0 vai subir mais rapido. eu acredito que a GM fez essa relação pra compensar a R/L mais alta do 4.1. nao podemos esquecer que o 4.1 e um "opala de injeção" a mecanica e a mesma.

as pessoa sempre fazem essa comparação quem anda mais,quem arranque mais rapido, pra min nao muda muita coisa eu sempre vo preferi o 3.0 por muitos motivo. ja vi relato de 3.0 chegando a 230 de painel e tb ja vi de 4.1

tanto e que o torque e a potencia dos 2 sao bem proximas e o peso idem.
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Diego Rodrigues
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

justamente. cada um com sua característica, que no final as contas, anda juntos. ambos originais e com manutenção em dia, claro. eu sempre friso isso, principalmente lá no youtube, onde aparecem uns doidos fanáticos por ambos os motores. cada um falando mais absurdo que o outro. kkkkkkkkkK!!!!!

já a relação de marchas no 4.1 ser mais longa é mais devido a 2 coisas: comando de válvulas intermediário e preferência para que ele tivesse desempenho semelhante ao do 3.0, mas com mais torque para as retomadas. pode ver que apesar das diferenças, as máximas por marcha são beeem próximas. a GM poderia ter deixado a configuração para arrancada e retomadas mais rápidas em detrimento da máxima, deixando ele atingir somente uns 200 de 5ª, mas ele chegaria nesses 200 com muita velocidade em comparação com a configuração atual. é isso que quero frisar: a influência das relações de marchas/diferencial.

o peso é outro item polêmico. uns falam que o 4.1 pesa 1500 e não sei quantos kg. mas a verdade é que este motor teve tanto alívio de peso pela Lotus que pesa 4kg a menos que o 3.0, sabia? ambos pesam em torno de 1452 a 1455kg, dependendo dos opcionais. com câmbio automático, sim pesa em torno de 1500kg tanto o 3.0 quanto o 4.1. afinal, são muito mais componentes mecânicos no câmbio e no mínimo 10kg só de óleo, já que a caixa pega 9L e poucos e a manual pega só 1,25. hauhauha!!!!!!

pra finalizar, sempre digo: a escolha vai da preferência e gosto, pois ambos são 6 canecos de respeito.

grande abraço!!!

Leal, quanto seu motor tem de taxa de compressão?

será que não dá pra rebaixar levemente o cabeçote e usar podium? acho que o ganho seria interessante. não como uma taxada maior + álcool + chip remapeado, mas ficaria mais esperto e com a comodidade da gasolina. e seu motor deve ter sensor de detonação, correto? com uns 10,alguma coisa de taxa e podium o carango deve andar bem que só.
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Diego Rodrigues escreveu:(...)

Leal, quanto seu motor tem de taxa de compressão?

será que não dá pra rebaixar levemente o cabeçote e usar podium? acho que o ganho seria interessante. não como uma taxada maior + álcool + chip remapeado, mas ficaria mais esperto e com a comodidade da gasolina. e seu motor deve ter sensor de detonação, correto? com uns 10,alguma coisa de taxa e podium o carango deve andar bem que só.
E eu já não pensei nisso?! Acontece que a taxa de compressão é de 9,6:1, e de acordo com um camarada do VC que tem motor preparado, não dá para tirar muita coisa do cabeçote, pois o limite para retíficas é baixo. Não sei tb se é possível tirar alguma coisa do bloco, sem emendar os dutos de água e óleo.

O que eu poderia fazer é colocar os pistões do 2.0 16V de 141CV, mas tem que ver se a altura do bloco do 2.2 não vai ficar tb destaxado. Parece que o bloco do 2.2 tem 2cm de altura a mais que o 2.0.

Andar com taxa de 12:1 na pódium é arriscado, certo?
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