Infelizmente, é o jeito. :smt017daviddiniz escreveu:eduardo_saura escreveu:Mexer no forro do teto é problema. No meu vou tentar limpar bem, pois rasgar nem é a preocupação, o problema é quebrar travas, pqp e não achar reposição.
E no caixote tem que remover os vidros para tirar o forro.
Gostei dos conectores novos :smt023
Ou seja: Deixa queto
2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
-
S h E e Q u O
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Estado: Paraná-PR
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba
-
S h E e Q u O
RESULTADO DA INSPEÇÃO E LAVAGEM INTERNA DA PORTA DO LADO DIREITO
Caros Monzeiros, boa noite!
Hoje, no final da tarde, aproveitei para lavar a porta do lado direito, e assim, examinar com mais atenção os detalhes internos, me preparando para eventuais futuros procedimentos. Com o horário de verão, acaba sobrando um tempinho a mais para dar uma adiantada nestes serviços, já que o sol demora mais uma hora para se por (aqui no PR).
Em aspectos gerais, a porta está em excelente estado, com os chicotes e mecanismos originais. Nenhum ponto de corrosão foi encontrado. Saiu muita sujeira da parte interna da porta, mas o meu objetivo foi lavar bem o interior da peça, sem prejudicar, porém, a forração anti-ruído e o tratamento anti-corrosão, ainda de fábrica, que eu encontrei em muito bom estado.
Foi realizada a lavagem externa e interna da porta, lubrificação dos mecanismos, limpeza e tratamento dos conectores e lubrificação leve de fechadura e limitador de porta. Após o conserto do motor da máquina do vidro, farei a lavagem do filme plástico de proteção e lubrificação final na fechadura, levantador do vidro, tambor, limitador de porta etc.
Para realizar este trabalho, utilizei uma esponja suave, detergente neutro líquido e a minha inseparável escova de dente. Para enxaguar, uma mangueira comum de jardim, com um bico de regulagem de saída/pressão da água (mesma mangueira que uso para lavar o carro). Vamos às fotos:
Parte externa após a lavagem:

O levantador elétrico do vidro ainda é o original. Pena que o motor parou de funcionar. Pretendo preservar o máximo de componentes originais possíveis, todavia, creio que terei que trocar o motor. Vamos ver o que acontece.

Trouxe os conectores para fora da porta para realizar a manutenção nos mesmos. O do lado esquerdo estava assim solto e bem sujo. Creio que deva pertencer ao chicote original, para alimentação dos eventuais alto-falantes de porta.

Este não deu para trazer para fora, então, fiz a limpeza lá mesmo, dentro da porta.

Agora, passaremos para as fotos do interior da porta, que é o local de maior importância nesta empreitada.
Aqui, temos a forração original anti-ruído e o mecanismo do levantador do vidro (câmera reta).

Mesma posição, mas com a câmera inclinada para cima. No alto, à direita, a chapa de reforço da porta (ombro).

Logo abaixo da forração/manta anti-ruído, vemos o material dourado que protege a lataria de eventual corrosão. Lavei a área com cuidado, para não esfregar desnecessariamente e comprometer o material. Mais abaixo, temos a abertura de drenagem de água "ladrões de água", em cuja região o material anti-corrosão está começando a descascar. Porém, o material ainda está firme e a pintura da chapa em perfeito estado.

Um "x" que deva ser, acredito eu, uma espécie de marca de controle de qualidade.

Por fim, o canto inferior esquerdo da porta, atrás da abertura original do alto-falante.

Finalizada a limpeza e após uma criteriosa análise do campo de trabalho, constatei não haver pontos de corrosão. Como o material anti-corrosivo está em perfeitas condições, decidi deixá-lo como está, sem a necessidade de aplicação de uma camada extra, por exemplo, até porque, a pintura está protegida e bem conservada. No máximo, aplicarei mais uma demão do material apenas na região dos drenos. Na manta anti-ruído, pretendo aplicar uma fina camada de silicone na parte superior, a fim de evitar eventuais acúmulos de água.
Agora é com o eletricista. Vamos ver no que vai dar. Mas, se neste final de semana o tempo estiver bom, penso em adiantar a repetição deste serviço na porta do lado esquerdo. Aí já levo o carro na oficina com as duas portas desmontadas (sem forração) e já com a limpeza concluída.
Quanto à qualidade das fotos, peço desculpas a todos e aproveito para esclarecer que não consegui utilizar minha câmera, por falta de espaço, na parte interna da porta, por isso, utilizei a câmera do celular, que é menor e possui um flash mais forte.
Abraço :smt023
Caros Monzeiros, boa noite!
Hoje, no final da tarde, aproveitei para lavar a porta do lado direito, e assim, examinar com mais atenção os detalhes internos, me preparando para eventuais futuros procedimentos. Com o horário de verão, acaba sobrando um tempinho a mais para dar uma adiantada nestes serviços, já que o sol demora mais uma hora para se por (aqui no PR).
Em aspectos gerais, a porta está em excelente estado, com os chicotes e mecanismos originais. Nenhum ponto de corrosão foi encontrado. Saiu muita sujeira da parte interna da porta, mas o meu objetivo foi lavar bem o interior da peça, sem prejudicar, porém, a forração anti-ruído e o tratamento anti-corrosão, ainda de fábrica, que eu encontrei em muito bom estado.
Foi realizada a lavagem externa e interna da porta, lubrificação dos mecanismos, limpeza e tratamento dos conectores e lubrificação leve de fechadura e limitador de porta. Após o conserto do motor da máquina do vidro, farei a lavagem do filme plástico de proteção e lubrificação final na fechadura, levantador do vidro, tambor, limitador de porta etc.
Para realizar este trabalho, utilizei uma esponja suave, detergente neutro líquido e a minha inseparável escova de dente. Para enxaguar, uma mangueira comum de jardim, com um bico de regulagem de saída/pressão da água (mesma mangueira que uso para lavar o carro). Vamos às fotos:
Parte externa após a lavagem:

O levantador elétrico do vidro ainda é o original. Pena que o motor parou de funcionar. Pretendo preservar o máximo de componentes originais possíveis, todavia, creio que terei que trocar o motor. Vamos ver o que acontece.

Trouxe os conectores para fora da porta para realizar a manutenção nos mesmos. O do lado esquerdo estava assim solto e bem sujo. Creio que deva pertencer ao chicote original, para alimentação dos eventuais alto-falantes de porta.

Este não deu para trazer para fora, então, fiz a limpeza lá mesmo, dentro da porta.

Agora, passaremos para as fotos do interior da porta, que é o local de maior importância nesta empreitada.
Aqui, temos a forração original anti-ruído e o mecanismo do levantador do vidro (câmera reta).

Mesma posição, mas com a câmera inclinada para cima. No alto, à direita, a chapa de reforço da porta (ombro).

Logo abaixo da forração/manta anti-ruído, vemos o material dourado que protege a lataria de eventual corrosão. Lavei a área com cuidado, para não esfregar desnecessariamente e comprometer o material. Mais abaixo, temos a abertura de drenagem de água "ladrões de água", em cuja região o material anti-corrosão está começando a descascar. Porém, o material ainda está firme e a pintura da chapa em perfeito estado.

Um "x" que deva ser, acredito eu, uma espécie de marca de controle de qualidade.

Por fim, o canto inferior esquerdo da porta, atrás da abertura original do alto-falante.

Finalizada a limpeza e após uma criteriosa análise do campo de trabalho, constatei não haver pontos de corrosão. Como o material anti-corrosivo está em perfeitas condições, decidi deixá-lo como está, sem a necessidade de aplicação de uma camada extra, por exemplo, até porque, a pintura está protegida e bem conservada. No máximo, aplicarei mais uma demão do material apenas na região dos drenos. Na manta anti-ruído, pretendo aplicar uma fina camada de silicone na parte superior, a fim de evitar eventuais acúmulos de água.
Agora é com o eletricista. Vamos ver no que vai dar. Mas, se neste final de semana o tempo estiver bom, penso em adiantar a repetição deste serviço na porta do lado esquerdo. Aí já levo o carro na oficina com as duas portas desmontadas (sem forração) e já com a limpeza concluída.
Quanto à qualidade das fotos, peço desculpas a todos e aproveito para esclarecer que não consegui utilizar minha câmera, por falta de espaço, na parte interna da porta, por isso, utilizei a câmera do celular, que é menor e possui um flash mais forte.
Abraço :smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 28 Nov 2013, 23:13, em um total de 1 vez.
-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Acho que nem deveria tentar recuperar as máquinas do vidro colocaria novas, mais fácil e prático. E as originais guardava.
-
S h E e Q u O
Sei não, viu David. Creio que isso será inevitável. Se eu trocar a máquina no lado direito por uma nova, mais moderna, creio que terei que trocar a do lado esquerdo também, para que em ambos os lados operem da mesma forma. Boa ideia guardar as máquinas originais!daviddiniz escreveu:Acho que nem deveria tentar recuperar as máquinas do vidro colocaria novas, mais fácil e prático. E as originais guardava.
-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
Eu pesquisei e achei as máquinas por cerca de 180 reais. Não é um valor absurdo e acho que é mais vantagem do que recuperar.S h E e Q u O escreveu:Sei não, viu David. Creio que isso será inevitável. Se eu trocar a máquina no lado direito por uma nova, mais moderna, creio que terei que trocar a do lado esquerdo também, para que em ambos os lados operem da mesma forma. Boa ideia guardar as máquinas originais!daviddiniz escreveu:Acho que nem deveria tentar recuperar as máquinas do vidro colocaria novas, mais fácil e prático. E as originais guardava.
http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CM ... 4&CP=22782 veja esse exemplo.
-
S h E e Q u O
Ah sim, também prefiro uma nova zerada do que tentar recuperar as antigas. Queria até colocar uma centralina para que o vidro suba e desça com apenas um toque, porque o que está hoje, sem alteração, é daquele que tem que ficar esperando o vidro subir inteiro com o botão apertado. O antigo proprietário até instalou um alarme Positron, mas é daqueles mais antigo e simples de tudo. Só o alarme mesmo, sem nenhuma regalia rsrs... Já pensou abrir o porta mala no controle remoto, travar o carro no controle, com o levantamento dos vidros e luzes acesas quando liga o alarme rsrsrs.....

-
daviddiniz
- Membro SL/E (Nível 3)
Existe alarme e VE "original GM"(Feito pela positron) e acho que nesse caso vale a pena "sacrificar" um pouco da originalidade pois imagina você em um aguaceiro e ter que destrancar na chave... Vai tomar um banho e com o alarme só destravar de longe abre a porta e entra rapido.S h E e Q u O escreveu:Ah sim, também prefiro uma nova zerada do que tentar recuperar as antigas. Queria até colocar uma centralina para que o vidro suba e desça com apenas um toque, porque o que está hoje, sem alteração, é daquele que tem que ficar esperando o vidro subir inteiro com o botão apertado. O antigo proprietário até instalou um alarme Positron, mas é daqueles mais antigo e simples de tudo. Só o alarme mesmo, sem nenhuma regalia rsrs... Já pensou abrir o porta mala no controle remoto, travar o carro no controle, com o levantamento dos vidros e luzes acesas quando liga o alarme rsrsrs.....![]()
-
S h E e Q u O
É verdade, as diferenças e as vantagens são inúmeras. Fora a comodidade né. E todo investimento é válido.daviddiniz escreveu: Existe alarme e VE "original GM"(Feito pela positron) e acho que nesse caso vale a pena "sacrificar" um pouco da originalidade pois imagina você em um aguaceiro e ter que destrancar na chave... Vai tomar um banho e com o alarme só destravar de longe abre a porta e entra rapido.
Ow David, você sabe se estas máquinas novas para o Monza 82/90, fabricadas atualmente, são mais silenciosas do que as antigas ou por ser idêntica à que veio no carro acabam tendo o mesmo funcionamento e a mesma "música" de subida e descida?