Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rafael_club »

sim rafaelo concordo com vc irmão nas coisas que vc falo tbm ^^ :smt023
Ronie Barbosa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 75
Registrado em: 02 Mar 2013, 18:34
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

Rafaello , eu gostaria da sua opinião e também de outros monzeiros , bom é seguinte , eu quero colocar somente um abafador final esportivo , mantendo o intermediário horiginal , então achei um no ML que encaixa no intermediário horiginal segue o link :
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tubaro-_JM .
Eu gostaria de deixar claro que a minha intenção é tão somente aumentar um poquinho o ronco do motor , desde já agradeço .
Editado pela última vez por Ronie Barbosa em 21 Jun 2014, 21:14, em um total de 1 vez.
MONZEIRO DESDE 1996 . ALMA DE AÇO , ÓLEO NAS VEIAS .
MONZA- SL/E PRETO 87 GAS/GNV DE 1996 ATÉ 2010 -SÓ ALEGRIA!
MONZA- GLS VERDE 94 GAS/GNV DE 2010 ATÉ ......?
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... &start=325

veja nesse topico e converse com o Farias, ele colocou no dele so nao sei qual modelo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

tive que desmontar um parte do motor pra limpar ele, a maldição da umidade "estragou" parafusos,aluminio,plastico,ferro, esses ultimos dias deu 95% umidade dentro de casa, tive que limpar todo e proteger novamente com silicone,verniz,tinta. aqui no sul quando tem umidade cai literalmente agua do teto um verdadeiro nojo.

removi o coletor pra ter acesso as peças do motor pra limpar, e resolvi ver como esta a qualidade da queima dos gases e como era de se esperar excelente.
Imagem

Imagem
esta seco dentro dos tubos, quase sem fuligem alguma, ja queimei mais de 100 litros de alcool e com acertos e tudo mais se mantém sequinho dentro. são esses benefícios que fazem toda a diferença, o inox fica intacto sem ferrugem. a pouca "ferrugem" que se ve ali é da junta e da valvula e sede que fica um pouco sujo ja que o alcool é seco e contem agua.

notei muito seco em termos de carbonização da queima oque é magnifico, tudo devido a queima monitorado com a wideband deixando rico onde é pra ser, estequiometrico onde deve ser como na lenta, aliado a centelha perdida, alcool, wideband, malha fechada, coletor inox liso dentro dele, fica tudo limpo desde o coletor ate a saida.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vizzy
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 13 Nov 2008, 08:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Vizzy »

Galera queria mais uma vez ajuda de vcs, tenho um monza 90, o coletor dele 4x2x1, queria aumentar o ronco dele deixando bem mais cheio, falando com um cara que faz escapes para Low rides aqui ele vai fazer um escape no seguinte molde:

1ª etapa: onde no coletor vai de 2 canos para 1 cano ele vai colocar um cano de 2 1/4, fazer a flange com flexivel, vai puxar direto um cano até o eixo, na parte de traz irá colocar um abafador turbão com lã de vidro ( segundo ele ficará esse som grave tanto em baixa quanto em alta).

2ª ( a ser feita mais para frente) um coletor 4x1 montado por ele sendo a junção dos 4 canos na altura onde seria a curva para ir para baixo do motor.

Minha duvida, a 1ª parte vai ficar o ronco bem mais grave? a questão de desafogar o motor em alta irá ter melhora?
2ª etapa: esse modelo de coletor que ele irá fazer seria uma boa para não sentir tanto em baixa a perda de torque dele? Possivelmente irei colocar uma polia regulável para ter mais desempenho.

Sou leigo nesse assunto, to começando a ver sobre isso agora e queria melhorar um pouco o desempenho do meu e deixar um som bem grave, que se note bem ele rsrs

Agradeço pela ajuda ai!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

o ruido vai ficar forte dessa forma e podendo ter ressonância(barulho de uno), vai fica bem forte.

so nao deve ser usado mais que 2" no diamentro do cano principal. 2" é o maximo permitido pra motores aspirado de 1.6 a 2.5

se colocarem maior que isso o motor vai ficar fraco de torque e em alta nao vai mudar em nada der um pouco maior o diâmetro. pede pra ele nao passar de 2", ate pq é o padrao dos carros atuais 2" por algum motivo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Vizzy
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 31
Registrado em: 13 Nov 2008, 08:11
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Vizzy »

Rafaelo vc diz sobre o barulho de Uno, como assim? tenho por memória um barulho meio agudo de uno parecendo algo espremido rsrs.
Isso seria já na 1º etapa que vc diz correto? Seria melhor colocar então um abafador no meio tbm então?

Um detalhe que lembrei agora, um cara de loja de escape disse uma vez que abafador com lã de vidro não dura muito, coisa de 6 meses e que depois o barulho muda completamente ficando bem mais agudo, isso é verdade?


Valeu!!!!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

quando se desacelera da um barulho de uno, aquele barulho de escape classico de uno. isso é pela ressonância que acontece por nao ter um abafamento interno, é um ruido muito chato esse.

sim, dessa mesma forma ja vai dar, ate mesmo o SR de fabrica acontece isso que seria parecido com oque tu quer fazer agora. tenta nao trocar a ponteira original, deixa reto o meio, o som vai fica menos forte porem esse ruido nao vai acontecer.

deixando um no meio e sem ponteira vai ficar mais forte,porem ainda pode ressonar, mas se colocar uma ponteira esportiva e deixar o meio original ficaria bom, so tente nao por escape esportivo "round" que é aquele formato de linguiça esse ae nao tem la alguma e da um som meio estridente em alta. tente achar um com bom envólucro porem 'esportivo' como era o antigo kadron

pode ser, especialmente esses que falei, nao tem nada de lã dentro deles. e o pouco que tem se perde com o tempo.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder