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Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 20 Jul 2014, 19:55
por Eugean
Galera como não sei nada de elétrica gastaria que vcs me ajudassem

Compressor fora da caixa

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Caixa em cima do motor com fios de ligação

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Os jumpers de acordo com o manual http://v8brasil.com.br/wpv8/wp-content/ ... etrico.pdf do motor e para determinar rotação do motor, horário e anti-horária, agora vem a duvida, coloquei dois fios imaginários em amarelo, eles são os fios que vão ate o pressostato, esta correto? não terei que desconectar nenhum fio deste bolo que esta ai na foto não né? KKKKKKKKK
Qual vai ser a bitola para ligar o motor ate o pressostato, e do pressostato ate a energia?

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No pressostato alguém saberia me dizer qual dos conectores vai receber os fios do motor?

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Referente a essas saídas de ar do compressor, qual e o tamanho delas, qual mangueira tenho que comprar para encaixar na pistola, saída da pistola que compre e de 1/4"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-20mm-_JM

Me desculpem por tantas perguntas, e que eu não quero fazer nada sozinho sem consultar antes e queimar alguma coisa, vlw um abraço a todos.


Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 21 Jul 2014, 22:09
por eduardo_saura
Essas ligaçoes elétricas sou analfabeto rsrs

O meu não está comigo agora para eu verificar, nao lembro de cabeça essas ligações.

No manual nao vem explicado onde ligar os fios?

Quanto as conexões é tudo 1/4

De preferencia por conexoes engate rápido que facilita o trabalho.

As minhas conexoes estao uma bomba kkkk cheia de emendas para encaixar no compressor e na pistola.

Acho que a pessoa mais indicada para te ajudar com isso é o Rafaelo

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 22 Jul 2014, 23:34
por Rafaelo
Eugean ele ja esta configurado de fabrica pra poder usar, nao precisa mexer em pressostato, inversao de corrente, rotaçao, etc. é so pegar a fase e o neutro e ligar na tomada apropriada.

o Santana falou da chave disjuntor. é preciso passar a fase pelo disjuntor de corrente apropriada. e o neutro é ligado direto a tomada(flecha). tem que ver se a tua rede de energia suporta antes de ligar. no caso a tomada(femea) se é do padrao apropriado e bitola dos fios. pq esse compressor consume bastante energia sao 3cv

nao entendo quase nada de corrente alternada. recomendo que nao mexa em nada em jumper,etc é so ligar a alimentaçao do compressor passar pela caixa dijuntora e usar.

compre uma caixa apropriada, se tu ir nas ferragem eles vendem a caixa e o disjuntor e tudo mais pra eletrica. é so explicar pra oque tu quer, so precisa informar a corrente do disjuntor.

obs: observe que existe uma seta(grafico) em cima da proteçao das correia(no volante do cabeçote tb), é o sentido de rotaçao correto do cabeçote. o motor quando entrar em funcionamento é obrigatório que gire nesse sentido, se girar ao contrario, precisa inverter a polaridade pelo jumper como informa o manual. senao mexeu ainda, teste sem mexer, apenas liga ele e observe o giro.

como se trata de compressor(alta energia de start) tem que ser o dobro da corrente nominal do motor, pelo manual 3cv 220v = 14a compre um disjuntor de 30A, de preferencia os moderno de açao rapida(branco). aqueles "pretao" antigo nao é mais usado por serem pesados(apesar de ainda venderem). queima antes de dessamar...

senao tem experiencia chame um eletricista pra verificar bitola dos cabo da tomada, e tudo mais.

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 23 Jul 2014, 07:06
por jhsantana
Tire uma foto melhor do pressostato, pois a ligação que vem do padrão entra nele, e tire uma foto da chave do seu padrão também que vou montar um esqueminha pra vc ligar.
Quando o Rafa disse pra passar o neutro direto, acho que ele se referiu a cidade dele, pois em muitas cidades do sul, os transformadores são 380V, dae fase e neutro ser 220V.
O disjuntor ao qual ele se referiu é padrão DIN, pode comprar qualquer um que seja CURVA "G", pois este é para motor. Compre um disjuntor 32A CURVA G, SIEMENS, bipolar ou monopolar ae vai depender de como é o fornecimento de energia para sua casa.
Abs

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 23 Jul 2014, 11:14
por Rafaelo
jhsantana escreveu:Quando o Rafa disse pra passar o neutro direto, acho que ele se referiu a cidade dele, pois em muitas cidades do sul, os transformadores são 380V, dae fase e neutro ser 220V.
exato, aqui é 220v, o disjuntor pode ser ligado tanto na fase como no neutro, por padronizaçao é sempre bom colocar na fase, dae uma canetinha de fase identifica facilmente.

melhor disjuntor que existe é o siemens mesmo, nos maquinario o pessoal usa um pequeno de 3000A, alias todo o quadro é montado com essa marca.

o ideal é um bipolar mesmo, pq o curto pode dar do outro lado que nao esteja com o disjuntor. é sempre mais rapido um bipolar, tenho um amigo que é tecnico nisso no caso é ele que monta os maquinario industrial na parte eletrica, dicas dele.

é um pouco caro esse disjuntor duplo mas vale apena pela segurança. 3cv gera um consumo ate alto pra residencia

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 23 Jul 2014, 20:50
por Eugean
Rafaelo e Santana ate agora eu entendi, o compressor será ligado no modo convencional, motor ate o pressostato e pressostato ate a energia , porem no manual esta escrito que é obrigatório o uso da chave magnética
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, e caso eu não usar perco a garantia, vi uma reclamação no reclame aqui sobre isso, a autorizada faz um laudo se o motor queimar e caso se comprove que eu não usei a chave, eles não irão me dar outro, vi alguns tópicos sobre compressor e manuais de outros compressores, e diz o seguinte, motor de ate 2 cv pode ser ligado de modo convencional, cv acima fica obrigatório o uso da chave magnética por puxar muita força e igual você comentou Rafaelo a energia (start) inicial é muito alta, e esta chave diminui, protegendo o motor e a rede eletrica.
Achei um vídeo que explica o que eu estou falando,


Obrigado pela força

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 23 Jul 2014, 21:37
por jhsantana
Eugean, acho que vc está fazendo confusão, pois este do vídeo nada mais é que um contactor que permite partida remota, chave magnética nada mais é que o disjuntor.
Se o compressor tem pressostato, não justifica a utilização deste contactor, a não ser que o pressostato não suporte a corrente do motor, ae justificaria o uso do contactor.

Re: Reforma Monza Barcelona 2.0 1992( com fotos)

Enviado: 23 Jul 2014, 22:05
por eduardo_saura
O meu vai ligado diretão na tomada, ou no relógio de luz!
Sem disjuntor nem nada! :lol: