2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

INÍCIO DA 3.ª ETAPA DA RESTAURAÇÃO DO MONZA SL/E SEDAN 02 PORTAS 1987

Caros Monzeiros, boa noite:

Oficialmente, comecei hoje a 3.ª etapa da restauração do meu Monza, à qual pretendo incluir:

- revisão do estado das portas esquerda e direita, incluindo funilaria, pintura e funcionamento de acessórios;
- realização de serviço de martelinho de ouro, funilaria e pintura (conforme o caso);
- eliminação dos resquícios da etapa anterior da restauração (revisão do motor do limpador do pára-brisa, instalação do motor da ventilação forçada e revisão da máquina do vidro elétrico da porta do lado direito);
- retirada dos bancos para limpeza (e lubrificação dos trilhos dos bancos dianteiros);
- retirada e limpeza do carpete;
- limpeza interna das portas;
- limpeza da forração das portas;
- revisão (quanto ao estado), limpeza e reinstalação dos acessórios em geral: console central, porta mapas, molduras etc.

Logo de início, eliminei duas pendências da etapa anterior, a saber:

Solução para o botão inoperante de abertura elétrica do porta mala:

Analisando o sistema com mais atenção, constatei que a caixa de fusíveis se movimentou durante o reposicionamento e reaperto do tabelier, fazendo com que se soltassem os plugues que estavam ligados ao botão de abertura do porta malas. Foi só questão, mesmo, de desencaixe acidental.

Troca do terminal de um dos fios da luz de iluminação do porta luvas:

O terminal de um dos fios estava trincado e eu resolvi trocá-lo:

Imagem

Por excesso de zelo, arrumei uma capinha plástica para ele também. Aproveitei para lavar a lente e trocar a lâmpada.

Imagem

Testando...

Imagem

Feito o teste, reinstalei a lâmpada no porta luvas, dando por encerrada a etapa anterior da restauração do painel.

Imagem

Revisado o mecanismo de abertura elétrica da tampa do porta mala e resolvida a questão da iluminação do porta luvas, passei aos trabalhos previstos para a porta do lado direito.

Eis o campo de trabalho:

Imagem

Sem ferramentas, usando apenas os dedos, um pouco de jeito e de paciência, desencaixei e retirei a forração da porta. O plástico da porta ainda é o original de fábrica.

Imagem

Internamente, a forração da porta estava em perfeito estado. Confesso que eu já estava tendo pesadelos com a minha preocupação de ter que trocar o painel interno da porta, em virtude de umidade. Graças a Deus eu estava equivocado.

Imagem

Olha que loucura: forração original, em perfeito estado e ainda com aquele cheirinho de madeira recém serrada. :smt017

Imagem

Revisando os mecanismos internos da porta, constatei que a borrachinha superior sanfonada da máquina de trava elétrica está um pouco ressecada, mas funcionando perfeitamente. Quanto à máquina do vidro elétrico, apesar de limpar bem e passar WD-40 nos terminais, o dispositivo permaneceu inerte. Creio que o problema deva estar, mesmo, no motor.

Imagem

Esta foto foi tirada com o celular dentro da porta. Constatei apenas sujeira leve inerente ao compartimento. Felizmente, nenhum ponto de corrosão, por enquanto, foi encontrado. Vamos ver depois da limpeza.

Imagem

Alças, molas, fechadura e demais mecanismos funcionando perfeitamente, mas implorando por limpeza e lubrificação.

Imagem

Meu dilema está aqui: amassadinhos ao longo da porta. Não sei se o pessoal do martelinho de ouro vai conseguir eliminar estas imperfeições sem precisar tirar a parede interna anti-ruído da porta, que ainda é original. Vou orçar o serviço e me informar bem antes de fazer qualquer procedimento.

Imagem

Pretendo, agora, levar o carro ao eletricista, para terminar de revisar o mecanismo do limpador do pára-brisa e da máquina elétrica do vidro da porta direita. Em seguida, vou consultar o martelinho de ouro, cuja agenda, a que tudo indica, deve estar lotada até o mês de janeiro. Enquanto aguardo, devo aproveitar para lavar bem a porta internamente e averiguar a presença de outras eventuais imperfeições, para as correções necessárias.

Abraço e boa semana a todos ! :smt023
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

é isso ai cara, novamente boa sorte ! :smt023
se bem que agora PARECE que o trabalho que vc vai ter será bem menor que o que teve na etapa anterior quando mexeu no painel, por causa dos materiais delicados que tem nele...
e agora vendo o verso do seu forro de porta, vejo como a GM regrediu em 1991 quando inventou de fazer os forros do tubarão com aquele material vagabundo imitando fibra :smt011... agora entendo o que o DÉCO postou no meu tópico a tempos atrás, que muitas vezes vemos caixotes não muito bem conservados por fora, mas por dentro com estes forros intactos... o que já não acontece no tubarão, onde as vezes o carro está impecavel, mas os forros já estão podres...
mas de qualquer forma vendo agora como eles são, vou tentar refazer o meu com este material :D (vou ver se isso é viável, mas creio que sim)
abração
Editado pela última vez por RBMartins em 26 Nov 2013, 08:43, em um total de 1 vez.
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
daviddiniz
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por daviddiniz »

Parte elétrica do carro... Adoro mexer com isso...
S h E e Q u O

RBMartins escreveu:é isso ai cara, novamente boa sorte ! :smt023
se bem que agora PARECE que o trabalho que vc vai ter será bem menor que o que teve na etapa anterior quando mexeu no painel, por causa dos materiais delicados que tem nele...
e agora vendo o verso do seu forro de porta, vejo como a GM regrediu em 1991 quando inventou de fazer os forros do tubarão com aquele material vagabundo imitando fibra :smt011... agora entendo o que o DÉCO postou no meu tópico a tempos atrás, que muitas vezes vemos caixotes não muito bem conservados por fora, mas por dentro com estes forros intactos... o que já não acontece no tubarão, onde as vezes o carro está impecavel, mas os forros já estão podres...
mas de qualquer forma vendo agora como eles são, vou tentar refazer o meu com este material :D (vou ver se isso é viável, mas creio que sim)
abração
Creio que você pode instalar dentro da porta aquelas mantas retangulares que geralmente vinham nas laterais dos carros mais antigos. Eu usei destas na parte interna das laterais traseiras e no assoalho (acima de onde passa o escapamento) do porta mala do Maverick. Elas tem uns 3mm de espessura, são auto-colantes, firmes e na cor preta. Na época, comprei na Volkswagen. Vinha numa caixa contendo 04 peças cada. Mas tenho a impressão de que as portas ficariam um pouquinho mais pesadas com este material, pois, uma caixa com 04 peças deve pesar cerca de 1 a 2 kg. Salvo engano, são impermeáveis.

Valeu pelo apoio. Se você quiser fotos mais detalhadas da parte interna da porta, basta dar um grito.

Abraço
S h E e Q u O

daviddiniz escreveu:Parte elétrica do carro... Adoro mexer com isso...
David, fique à vontade para opinar! :wink:
daviddiniz
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por daviddiniz »

S h E e Q u O escreveu:
daviddiniz escreveu:Parte elétrica do carro... Adoro mexer com isso...
David, fique à vontade para opinar! :wink:

Inverte tudo e se o carro não pegar fogo é por que deu certo HAHAHAHA. :smt005

Então já que vai desmontar as portas, por que não reveste o interior com manta asfáltica adesiva? Além de melhorar a proteção melhora o isolamento acústico.
Ah e sobre o VE o ideal é desmontar e fazer uma boa revisão e já aproveitaria a viagem e levava as travas elétricas para uma boa revisão.
dimitrigsi
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por dimitrigsi »

S h E e Q u O escreveu:
RBMartins escreveu:é isso ai cara, novamente boa sorte ! :smt023
abração
Creio que você pode instalar dentro da porta aquelas mantas retangulares que geralmente vinham nas laterais dos carros mais antigos. Eu usei destas na parte interna das laterais traseiras e no assoalho (acima de onde passa o escapamento) do porta mala do Maverick. Elas tem uns 3mm de espessura, são auto-colantes, firmes e na cor preta. Na época, comprei na Volkswagen. Vinha numa caixa contendo 04 peças cada. Mas tenho a impressão de que as portas ficariam um pouquinho mais pesadas com este material, pois, uma caixa com 04 peças deve pesar cerca de 1 a 2 kg. Salvo engano, são impermeáveis.

Valeu pelo apoio. Se você quiser fotos mais detalhadas da parte interna da porta, basta dar um grito.

Abraço
Fala mais sobre isso: qual é código dessa manta, quanto custa, em quais carros é usada, etc.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Pra variar serviço de primeira, capricho nos detalhes, e com certeza o resultado será perfeito !!!
Até o momento nao posso acrescentar nada mais do que os amigos ja disseram sobre as laterais de porta, somente detalhes eletricos : Voce ja estudou a viabilidade de instalar um casal de travas eletricas de 5 fios para poder usar mais recursos que elas proporcionam : travamento ao ligar o carro, destravamento ao desligar, conectividade com alarmes modernos etc... (logico, embalando e guardando as originais) e isto é apenas sugestão, e nao impactaria na originalidade do carro, e o preço é muito baixo, cerca de 10 conto cada trava (fora o frete) no ML.
Eu vi vc citando que "revisou" o sistema de abertura interna do porta malas e deve ja ter alimentado ele com 12V direto para nao ter que ligar a chave para aciona-lo (pra mim uma falha neste sistema quando original), e com a instalaçao de uma relê que custa uns 12 conto vc aciona o porta malas pelo alarme.
sem querer mas ja sendo repetitivo, sei do seu interesse é em manter tudo original, porem, estas ideias (que as vezes ja foram até feitas) sao apenas para aumentar o conforto sem impactar na originalidade do carro, afinal nada disso vai "aparecer"
abraço Chico !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder