Caros Monzeiros, boa noite:
Oficialmente, comecei hoje a 3.ª etapa da restauração do meu Monza, à qual pretendo incluir:
- revisão do estado das portas esquerda e direita, incluindo funilaria, pintura e funcionamento de acessórios;
- realização de serviço de martelinho de ouro, funilaria e pintura (conforme o caso);
- eliminação dos resquícios da etapa anterior da restauração (revisão do motor do limpador do pára-brisa, instalação do motor da ventilação forçada e revisão da máquina do vidro elétrico da porta do lado direito);
- retirada dos bancos para limpeza (e lubrificação dos trilhos dos bancos dianteiros);
- retirada e limpeza do carpete;
- limpeza interna das portas;
- limpeza da forração das portas;
- revisão (quanto ao estado), limpeza e reinstalação dos acessórios em geral: console central, porta mapas, molduras etc.
Logo de início, eliminei duas pendências da etapa anterior, a saber:
Solução para o botão inoperante de abertura elétrica do porta mala:
Analisando o sistema com mais atenção, constatei que a caixa de fusíveis se movimentou durante o reposicionamento e reaperto do tabelier, fazendo com que se soltassem os plugues que estavam ligados ao botão de abertura do porta malas. Foi só questão, mesmo, de desencaixe acidental.
Troca do terminal de um dos fios da luz de iluminação do porta luvas:
O terminal de um dos fios estava trincado e eu resolvi trocá-lo:

Por excesso de zelo, arrumei uma capinha plástica para ele também. Aproveitei para lavar a lente e trocar a lâmpada.

Testando...

Feito o teste, reinstalei a lâmpada no porta luvas, dando por encerrada a etapa anterior da restauração do painel.

Revisado o mecanismo de abertura elétrica da tampa do porta mala e resolvida a questão da iluminação do porta luvas, passei aos trabalhos previstos para a porta do lado direito.
Eis o campo de trabalho:

Sem ferramentas, usando apenas os dedos, um pouco de jeito e de paciência, desencaixei e retirei a forração da porta. O plástico da porta ainda é o original de fábrica.

Internamente, a forração da porta estava em perfeito estado. Confesso que eu já estava tendo pesadelos com a minha preocupação de ter que trocar o painel interno da porta, em virtude de umidade. Graças a Deus eu estava equivocado.

Olha que loucura: forração original, em perfeito estado e ainda com aquele cheirinho de madeira recém serrada. :smt017

Revisando os mecanismos internos da porta, constatei que a borrachinha superior sanfonada da máquina de trava elétrica está um pouco ressecada, mas funcionando perfeitamente. Quanto à máquina do vidro elétrico, apesar de limpar bem e passar WD-40 nos terminais, o dispositivo permaneceu inerte. Creio que o problema deva estar, mesmo, no motor.

Esta foto foi tirada com o celular dentro da porta. Constatei apenas sujeira leve inerente ao compartimento. Felizmente, nenhum ponto de corrosão, por enquanto, foi encontrado. Vamos ver depois da limpeza.

Alças, molas, fechadura e demais mecanismos funcionando perfeitamente, mas implorando por limpeza e lubrificação.

Meu dilema está aqui: amassadinhos ao longo da porta. Não sei se o pessoal do martelinho de ouro vai conseguir eliminar estas imperfeições sem precisar tirar a parede interna anti-ruído da porta, que ainda é original. Vou orçar o serviço e me informar bem antes de fazer qualquer procedimento.

Pretendo, agora, levar o carro ao eletricista, para terminar de revisar o mecanismo do limpador do pára-brisa e da máquina elétrica do vidro da porta direita. Em seguida, vou consultar o martelinho de ouro, cuja agenda, a que tudo indica, deve estar lotada até o mês de janeiro. Enquanto aguardo, devo aproveitar para lavar bem a porta internamente e averiguar a presença de outras eventuais imperfeições, para as correções necessárias.
Abraço e boa semana a todos ! :smt023