Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Assuntos específicos relacionados à lataria e pintura.
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dicas, dúvidas, sugestões em FUNILARIA e PINTURA!

Mensagem não lida por _NandoO_ »

Giliarde escreveu:nando sou pintor de motos e uso essa mesma pistola que vc mostrou na foto para aplicar primer pu e para pintar uso uma hvlp profissional. vou te dar uma dica sobre limpeza vc deve desrrosquear o copo e passar uma espécia de arame cheia de cerdas em roda onde desce a tinta para dentro da pistola para fazer a limpeza ali que fica depositado a sujeira que ira soltar na hora da pintura e sempre coar o primer antes de por na pistola, e tirar fora o bico e fazer a mesma coisa e esse lado do bico sempre suja mesmo sempre aplica uma mão de primer e lave o bico e nunca usar a mesma pistola de primer para pintar eu particularmente tenho 3 uma só para verniz outra para tinta e a do primer,e essa pistola tem regulagem de leque é do lado do bico lado esquerdo para fechar o leque aperte todo parafuso para dentro e para abrir o leque abra todo o parafuso :smt023 e mais uma coisa eu não lavo as minhas pistolas com thinner só com diluente pu o thinner resseca todas as vedações sobre as crateras que abriu no teu primer sempre que vc for aplicar primer vc deve limpar bem com solução desengraxante antes de aplicar primer e antes da tinta :smt023 e a respeito que o pessoal estava falando sobre preto pu parecido com vinilico na loja de tinta onde trabalho como colorista a quase 8 anos a gente fabrica direto preto pu semi brilho/ fosco ou de acordo com o tom que o cliente desejar se alguém estiver interessado eu consigo a formula da tinta sendo a marca basf/dupont/autocolor..

Amigo, eu imaginava que esse parafuso fosse de regulagem da pressãod e ar, se esse não é o da pressão de ar e sim do leque, onde regulo a pressão de ar nesta pistola?

Bom que se for isso msm, já da pra executar o serviço com essa pistola, só começar a utilizar o filtro como o rafaelo disse e já era! Tenho que comprar coadores tbm porque confesso que não comprei. Serve coador de café? hehehehehe
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)

Atualizando!!!

A pistola realmente tem controle de leque! heauhaeuheahueahuaehu e funciona direitinho! toda vez que tentei mexer ali começava a falhar a pistola, foi coinscidencia de estar acabando o material do copo e eu achava que fechava a passagem de mistura.

a regulagem dap ressão fica ali no manômetro mesmo que tá acoplado no compressor, resumindo, ela vai me servir perfeitamente! Só vou comprar um sistema de filtro de ar e óleo agora!

Obrigado pela dica Giliarde!!!! Resolveu meus problemas!

Muito obrigado a todos que me ajudaram aqui, sem vocês eu não conseguiria aprender mais e conseguir fazer um trabalho mais bem feito no meu carrinho!
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

rsrsrs faz parte.

o filtro de ar ja serve pra oleo e particulas. é a mesma coisa, de qualquer forma veja senao esta com o sistema contaminado, tenha certeza que nao tem silicone em volta do ambiente, panos, mao, etc.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)

Rafaelo escreveu:rsrsrs faz parte.

o filtro de ar ja serve pra oleo e particulas. é a mesma coisa, de qualquer forma veja senao esta com o sistema contaminado, tenha certeza que nao tem silicone em volta do ambiente, panos, mao, etc.
como faço pra verificar isso rafaelo? pensei em colocar o filtro acoplado na pistola, daí mesmo que a mangueira esteja contaminada, o filtro vai segurar, mas se não for dificil limpar a mangueira caso esteja contaminada eu limpo ela.

Vou começar o lixamento das partes que pintei ontem, dar um grau principalmente na parte que aparece, não vou me bater tanto com as que não aparecem no lixamento.
_NandoO_
Membro SL (Ní­vel 1)

uma dúvida, pq vcs não recomendam soldagem no oxi-acetileno? logicamente sei das vantagens da solda elétrica, mas queria saber o que tem de tão crítico na soldagem oxi-acetileno que vcs dizem não durar nada, pq disso?... ocorre contaminação de oxigênio na solda por não ter gás de proteção?
Giliarde
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Giliarde »

nando essa pistola não tem regulagem de ar ela apenas regula o leque e por sinal tem um leque mt bom .as minhas pistolas de pintura hvlp sendo uma de bico 0.8 pequena e a grande tem dois bicos um de 1.4 e outo de 1.8 todas tem regulagem de ar em baixo do gatilho e essa que vc tem, tem que regular no filtro mesmo... só não se esqueça que ela não deve ser usada com mais de 45 lbs senão estoura os vedadores... :smt023 a e sempre que vc aplicar primer pu vc aplica um controle de lixamento para vc saber se a peça que vc está lixando o primer está bem nivelada, ou para vc não lixar várias vezes o mesmo local :smt023
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

compra 0,900 L de desengraxante e coloque de funil dentro da mangueira, faça por gravidade, e na ponta recolha e depois repita o processo colocando de volta, isso vai fazer com que saia qualquer sujeira,oleo,agua,etc. e depois so engatar e usar o ar pra expulsar oque sobrou, mas antes tenha certeza que o compressor esta limpo senao nao adianta nada limpar de um lado e sujar do outro.

o filtro na pistola é incomodo e nao precisa se o sistema estiver limpo la da fonte, entao limpe antes esses 2 itens e deixa o filtro por la mesmo.
uma dúvida, pq vcs não recomendam soldagem no oxi-acetileno?
pq nao presta, isso so deve ser usado em funilaria pra fornecer calor pra desamassar nada mais que isso, encolher chapa, essas coisa. agora soldar estampa com acetileno é coisa de primata. fora o risco de incêndio, poluição, mobilidade, durabilidade.

acetileno ja é um gas sujo por natureza fica tudo carbonizado onde ele pega, e pra piora nao existe proteçao atmosferico, ou seja vai contaminar a chapa, destemperar a regiao marginal da poça, pode furar. oxi nao é pra isso, se alguem te dizer que oxi é bom pra soldar tem que queimar ele com a tocha pra deixar de ser ignorante. isso é coisa de primata que ainda se usa no brasil por mais que uma maquinha TIG custe 1000,00 e estejamos em 2014. na europa e nos eua ja nao se usa isso a muito tempo, la maquina tig,mig,mag sao mais barato que aqui.
logicamente sei das vantagens da solda elétrica, mas queria saber o que tem de tão crítico na soldagem oxi-acetileno que vcs dizem não durar nada, pq disso?... ocorre contaminação de oxigênio na solda por não ter gás de proteção?
sim, e nao adianta lixar oque contaminou, ela fica contaminado la no metal empregando so saindo com jato de areia, acaba queimando a proteçao da estampa, a parte de tras da solda fica totalmente enferrujada depois disso. no sistema fechado MIG/MAG/TIG nao acontece pq a solda retira 100% do oxigenio em volta da poça, e a MAG o gas interage com a poça, na TIG ja é pra proteçao.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
acochaves
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por acochaves »

Rafaelo qual dos 3 formas vc achar o melhor mig/mag/tig? tem alguma maquina que vc indicaria para servico de hobby mas com um acabamento mais profissional, que custe +/- o valor que vc sugeriu, r$ 1000,00.
GM monza 1985/86 vermelho.
Injetado by MS MPFI.
GM opala 1984/84 verde aquarius.
Injetado by MS EFI
Responder