Pessoal, esse assunto me empougou, quem sabe daqui a algum tempo possa tentar pensar em colocar o ABS em Rafaelo? He hehe.
Andando por aí encontrei um Monza com freio a disco nas quatro rodas, e o cara quer me vender os traseiras, é claro, e eu quero comprar, já é o primeiro passo para o ABS, . Sim, só pergunto a vcs se é simples a desmontagem do carro dele para passar pro meu, pelo que vi lá é simples. mas derrepente Rafaelo vc que já tá aí com a mão na massa pode me dar uma dicas. :smt023
mimoso pra colocar um ABS 8.0 ou 8.3 moderno, com uma instalaçao de nivel linha de montagem, qualidade, peças originais, facilidade em manutençao, qualidade original e tal da pra fazer.... mais pra fazer isso de forma que nao aparente ser adaptado vai custa muito dinheiro,tempo,e gente especializada. nao é qualquer mecanico. ate pq envolve scanner pra limpar os erro do ABS,teste de sensores,teste de posicionamento do sensores,troca das homocineticas,fabricaçao de um suporte especial do servo freio,troca de montante traseiro por ABS,fiação especial blindada traseiro do sensor, chicote original do ABS sem emendar ligaçao de ponta a ponta e com normas DIN... em fim isso e muito mais nao sai barato.
mais pode apostar vale apena.
ah colocar um ABS analogico de 1978 nao vale nem um pouco apena. alem de velho pode estar todo travado internamente.
Sinceramente... Abs e EBD são muito bons, mas como bem frisou o Rafaelo... o custo é excessivamente alto. No caso do Rafaelo, de certa forma compensa, pois ele faz tudo.... Eu mesmo não coloco um sistema desses pq não vou achar quem faça isso direito por aqui, nem tenho tempo de aprender a fazer... fora o gasto excessivamente alto. Acho que no final das contas, depois de tudo instalado e testado... gasta-se o valor de um monza meia boca... acho que vai ficar por uns 5k essa brincadeira, heheheheh! Quem quer melhorar os freios com custo baixo, coloque os de vectra, ficam compatíveis com peso e potência do carro, com um valor bem acessível, sem falar que as rodas originais 14 continuam entrando.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
so lembrando que pra por ABS nao precisa trocar de aro pra 5 furos, isso é so pra quem quer colocar 288/286mm de freios originais. quem tiver 14" pode ser colocado utilizando as pinça do monza dianteiras, e as traseiras a disco de algum vectra,astra,zafira 4 furos com ABS. o custo abaixa bastante.
freios 288/286mm + ABS 8.0 + rodas GM 5 furos compra um monza completo em otimo estado é um investimento bem alto, mais a segurança nao tem que discutir melhora em tudo. e sinceramente achar pessoas que trabalham com grau de engenharia,normas tecnica,estudo tecnico,ferramental especial,dedicação. pode contar nos dedos no país inteiro. a chances de sair errado fugindo disso é bem alto. ae a pessoa vai ficar aborrecida devido o alto gasto.
Mas mesmo assim quero colocar os freios a disco nas traseiras, só os freios, sem o ABS, pelo que vi lá, ele não tem o sistema, simplesmente tem freio a disco nas quatro rodas. Então por enquanto já desisti do ABS, mas quero os freios mesmo assim, pois mesmo sem o sistema completo já vai melhorar a frenagem e a estética também claro. :smt023
Dar pra fazer assim?