Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.
Enviado: 14 Jul 2010, 09:47
Miguel,
no Monza EFI quem controla o funcionamento da bomba de combustível, é a UCE, onde também controla o ponto eletrônico e o bico injetor.
Ao ligar a chave, a bomba de combustível funciona por alguns segundos e pára. Isso não tem nada a ver com a UCE, é feito apenas para pressurizar a linha de combustível. Quando o motor está virando, mesmo no motor de arranque, é que a UCE recebe sinal de solicitação de funcionamento do motor, onde ele libera a bomba de combustível, bico injetor e faísca nas velas. Sem esse sinal de rotação enviado pela bobina impulsora, a UCE não libera esses componentes ou circuitos para funcionar.
A alimentação da bomba de combustível, também passa pelo interruptor de pressão de óleo, porém, a ligação é em paralelo. Sendo assim, um problema neste interruptor, no máximo vai abrir o fusível de alimentação da bomba.
Quando tiver um sintoma de o motor não "pegar". Deve verificar ao dar partida, se tem faísca nas velas e se a bomba vira (no momento da partida - antes ela vira normalmente) e se ouvi os estalos dos bico pulsando. Se não houver as três situações, indica que a UCE não recebeu o sinal de rotação e nesta linha temos: A bobina impulsora, Módulo HEI, chicote e UCE.
Se tiver uma ou mais desses componentes e circuitos funcionando, não deve ser ali o problema.
A bomba de combustível além de virar, para seu funcionamento correto, deve ter pressão entre 1,9 e 2,1 bar (ideal 2,0 bar), vazão e estanqueidade. Lembrando que a bomba depende de tensão correta de funcionamento, inclusive seu Aterramento que fica no porta malas, próximo da lanterna traseira direita, e linha desobstruída (filtro e mangueiras). Se tiver faísca e bomba não virar na partida, o problema está relacionado a ela (bomba, obstrução, falta de alimentação...). Por outro lado, se não tiver faísca nas velas e a bomba virar no momento da partida, o problema pode ser módulo HEI, bobina de alta tensão ou falta de alimentação nos componentes elétrico do sistema de ignição. Se não tiver faísca e a bomba e bico não funcionarem, aí sim indica que a UCE não está recebendo sinal de rotação, indicando possíveis problemas na bobina impulsora, módulo HEI chicote, UCE ou até mesmo correia dentada quebrada, que este último não deve ser seu caso.
Sempre que tiver problemas, deve avaliar com critérios e isolar os componentes envolvidos, para trabalhar somente na área defeituosa. Assim, se perde menos tempo e gasta menos $$.
Abs,
Carlos Freire
no Monza EFI quem controla o funcionamento da bomba de combustível, é a UCE, onde também controla o ponto eletrônico e o bico injetor.
Ao ligar a chave, a bomba de combustível funciona por alguns segundos e pára. Isso não tem nada a ver com a UCE, é feito apenas para pressurizar a linha de combustível. Quando o motor está virando, mesmo no motor de arranque, é que a UCE recebe sinal de solicitação de funcionamento do motor, onde ele libera a bomba de combustível, bico injetor e faísca nas velas. Sem esse sinal de rotação enviado pela bobina impulsora, a UCE não libera esses componentes ou circuitos para funcionar.
A alimentação da bomba de combustível, também passa pelo interruptor de pressão de óleo, porém, a ligação é em paralelo. Sendo assim, um problema neste interruptor, no máximo vai abrir o fusível de alimentação da bomba.
Quando tiver um sintoma de o motor não "pegar". Deve verificar ao dar partida, se tem faísca nas velas e se a bomba vira (no momento da partida - antes ela vira normalmente) e se ouvi os estalos dos bico pulsando. Se não houver as três situações, indica que a UCE não recebeu o sinal de rotação e nesta linha temos: A bobina impulsora, Módulo HEI, chicote e UCE.
Se tiver uma ou mais desses componentes e circuitos funcionando, não deve ser ali o problema.
A bomba de combustível além de virar, para seu funcionamento correto, deve ter pressão entre 1,9 e 2,1 bar (ideal 2,0 bar), vazão e estanqueidade. Lembrando que a bomba depende de tensão correta de funcionamento, inclusive seu Aterramento que fica no porta malas, próximo da lanterna traseira direita, e linha desobstruída (filtro e mangueiras). Se tiver faísca e bomba não virar na partida, o problema está relacionado a ela (bomba, obstrução, falta de alimentação...). Por outro lado, se não tiver faísca nas velas e a bomba virar no momento da partida, o problema pode ser módulo HEI, bobina de alta tensão ou falta de alimentação nos componentes elétrico do sistema de ignição. Se não tiver faísca e a bomba e bico não funcionarem, aí sim indica que a UCE não está recebendo sinal de rotação, indicando possíveis problemas na bobina impulsora, módulo HEI chicote, UCE ou até mesmo correia dentada quebrada, que este último não deve ser seu caso.
Sempre que tiver problemas, deve avaliar com critérios e isolar os componentes envolvidos, para trabalhar somente na área defeituosa. Assim, se perde menos tempo e gasta menos $$.
Abs,
Carlos Freire