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Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 14 Jul 2010, 09:47
por Carlos A. Freire
Miguel,

no Monza EFI quem controla o funcionamento da bomba de combustível, é a UCE, onde também controla o ponto eletrônico e o bico injetor.
Ao ligar a chave, a bomba de combustível funciona por alguns segundos e pára. Isso não tem nada a ver com a UCE, é feito apenas para pressurizar a linha de combustível. Quando o motor está virando, mesmo no motor de arranque, é que a UCE recebe sinal de solicitação de funcionamento do motor, onde ele libera a bomba de combustível, bico injetor e faísca nas velas. Sem esse sinal de rotação enviado pela bobina impulsora, a UCE não libera esses componentes ou circuitos para funcionar.

A alimentação da bomba de combustível, também passa pelo interruptor de pressão de óleo, porém, a ligação é em paralelo. Sendo assim, um problema neste interruptor, no máximo vai abrir o fusível de alimentação da bomba.

Quando tiver um sintoma de o motor não "pegar". Deve verificar ao dar partida, se tem faísca nas velas e se a bomba vira (no momento da partida - antes ela vira normalmente) e se ouvi os estalos dos bico pulsando. Se não houver as três situações, indica que a UCE não recebeu o sinal de rotação e nesta linha temos: A bobina impulsora, Módulo HEI, chicote e UCE.
Se tiver uma ou mais desses componentes e circuitos funcionando, não deve ser ali o problema.

A bomba de combustível além de virar, para seu funcionamento correto, deve ter pressão entre 1,9 e 2,1 bar (ideal 2,0 bar), vazão e estanqueidade. Lembrando que a bomba depende de tensão correta de funcionamento, inclusive seu Aterramento que fica no porta malas, próximo da lanterna traseira direita, e linha desobstruída (filtro e mangueiras). Se tiver faísca e bomba não virar na partida, o problema está relacionado a ela (bomba, obstrução, falta de alimentação...). Por outro lado, se não tiver faísca nas velas e a bomba virar no momento da partida, o problema pode ser módulo HEI, bobina de alta tensão ou falta de alimentação nos componentes elétrico do sistema de ignição. Se não tiver faísca e a bomba e bico não funcionarem, aí sim indica que a UCE não está recebendo sinal de rotação, indicando possíveis problemas na bobina impulsora, módulo HEI chicote, UCE ou até mesmo correia dentada quebrada, que este último não deve ser seu caso.

Sempre que tiver problemas, deve avaliar com critérios e isolar os componentes envolvidos, para trabalhar somente na área defeituosa. Assim, se perde menos tempo e gasta menos $$.

Abs,

Carlos Freire

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 15 Jul 2010, 00:43
por miguel josé silva
carlos freire? muito obrigado pelas informaçoes que voce presta aqui, é de grande utilidades, no meu caso ainda estou com duvidas, seguindo esse raciocinio, minha bobina impulsora já foi trocado, a algum tempo atras, à uns 5 meses atras, voce falou aqui que ela tem que ter mais ou menos, 800 ou 900 ohms na escala do meter, então eu já fiz essa mediçao ficou realmente por ai 900 ohms, então acho que ela esta normal, eu percebi que aquele terminal da bobina que conecta no modulo hey estava suspeito, com muita folga ao conectar, olhando ele percebi que tinha um certo zinable por dentro do conector, o que eu fiz foi, fazer uma solda direto no modulo hey e depois, ou seja anulei o conector, isolei com espaguete de plastico aonde ficava o conector, então até agora nao deu problemas, vou esperar p/ver,. tenho conhecimentos em eletronica, por isso que fiz esta adptaçao, trabalho com sonorizaçao de eventos e shows, locaçao e vendas de equipamentos de som, e manutençao...abraço.....

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 15 Jul 2010, 00:56
por miguel josé silva
ok, então, toda vez que acontece dele nao pegar nas partidas, eu aciono o injetor manual de gasolina que instalei, mesmo assim ele nao pega, tenho que dar um pequeno tranco nele, ai pega e anda normal sem falhar, vou fazer o teste se é corrente elétrica ou alimentação. se acorrer essa cituação, espero que nao rsrrsrsrrs abraço.....

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 15 Jul 2010, 09:31
por Carlos A. Freire
Você tem certeza de que a gasolina do sistema de partida a frio está entrando no TBI?
Já verificou se a correia dentada está no ponto?
Já mediu a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível?
Já mediu a compressão nos cilindros?
Já verificou as condições, aplicação e abertura dos eletrodos das velas?
São itens muito importantes para que o motor funcione corretamente, principalmente em dias com muito frio na primeira partida. Desde que tenha faísca nas velas e chegue combustível.

Abs,

Carlos Freire

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 16 Jul 2010, 14:05
por miguel josé silva
ok, sim esses itens já foi analizado, a gasolina chega sim no tbi, aquela adptação que fiz de soldar o fio direto no modulo hey com isolação, até agora o carro esta pegando nolmal nas partidas vou esperar p/ver, até poderia trocar a bobima impulsora mas ela foi trocada à pouco tempo atrás, uns 4 meses, analizando isso, acho que aquele terminal da bobina impulsora estava muito feio suja e tambem estava com uma certa folga ao conectar... abraço....

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 16 Jul 2010, 14:46
por Fabiano_Emmanuel
Meu monza ja me deixou na mão duas vezes , umas por causa do módulo Hei, e outra por causa da bobina impulsora, ai quando troquei e mandei revisar o carro todo , era o regulador de tensão do alternador que tava bichado e ai tava mandando muita energia pra ela , pra vcs terem ideia o alternador tava gerando cerca de 14,8 volts em marcha lenta, imagina cortando na alta o deveria sair dele. ao ai arumei ele e ficou beleza de novo.

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 25 Jul 2010, 15:52
por miguel josé silva
olá pessoal, então no meu caso aquele defeito de o carro nao pegar nas partidas, era o conector da bobina impulsora aquele de dois terminais que entra no modulo hey, ele estava com uma certa folga ao encaixar, tambem estava com os terminais sujo com zinabre, então nao dava contato p/o modulo hey, eu anulei aquele terminal e fiz uma solda direta no modulo hey, até agora nao ocorreu mais o defeito abraço a todos...

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Enviado: 07 Ago 2010, 21:59
por Fhabyo Dias Neves
Galera o que eu fiquei sabendo que o modulo rei manda bobina de ignição e pulso no bico injetor, mas não sabia que a alimentação da bomba de combustivel passava pela cebolinha de oleo, no meu monza 92 2.0 alcool, do rele da bomba sai direto para a bomba, quando eu instalei um anti assalto nele estudei o sistema do carro.