TheRipper escreveu:A questão é: se você usasse apenas óleo de qualidade, o motor não estaria igualmente como novo?
Se isso é tão bom, por que NENHUM fabricante recomenda ou desenvolve algum produto similar?
Eu desconfio muito desses produtos milagrosos, Militec, CM Plus, UNICHIP (esse funciona, mas os resultados são exagerados)...
Independente do óleo, podemos concordar que existe atrito entre as peças, calor, dilatação e etc, certo? O que o militec faz não é fazer a função do óleo, mas sim complementá-la e facilitar o "serviço dele".
Digo, ele é um condicionador de metais que vai se aderindo às peças metálicas formando uma espécie de "película" ou "filme" do produto. Mas, o "milagre" da coisa não é ele formar tal proteção e sim fazer com que ela se atrite entre ela mesma reduzindo sensivelmente o atrito efetivo entre as peças. Ou seja, é como se as paredes do cilindro e os anéis deixassem de se tocar "diretamente" e colocássemos uma camada de plástico em cada peça fazendo com que o contato seja entre o plástico e plástico e não metal direto com metal, entende?
Bom, pelo menos isso é o que sei sobre o militec... Se é verdade ou não, aí já são outros 500 mesmo porque tu entende de motor muito mais do que eu...
Mesmo assim, acho que esse teste com um torquímetro fala por sí só:
http://www.youtube.com/watch?v=zMwJ_SPrB2c
Sei lá, eu acho que esse tipo de coisa não é muito difundida por haver muitos interesses por trás. Assim como tantas outras idéias poderiam substituir a famosa gasolina e nenhuma delas vai pra frente, muitas vezes não só porque são "caras", mas porque poderiam gerar um grande rebuliço num mercado baseado quase todo em petróleo. :P