LIMPANDO O TBI

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: LIMPANDO O TBI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Padilha escreveu:Ok pessoal, descobri que montei o bico de forma errônea consultando um tópico deste site. Montando da forma correta, liguei a chave e o bico não vazou, porém o carro deve estar afogado devido não pegar e forte cheiro de gasolina. Deve ser as "jorradas" anteriores do bico. :smt017
Alguma sugestão para esta situação?? :D

Abraços !!
Não sabemos o quanto de combustível foi admitido. Para evitar calço hidráulico (se já não aconteceu), retire as velas e dê algumas partidas. Recoloque as velas e funcione o motor. Se tem certeza de que não foi muito combustível admitido, pise no acelerador até o final de curso e dê a partida, sem bombar o pedal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Padilha
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Padilha »

Valeu Carlos !!! :smt023

Era isso mesmo cara. O oring menor estava antes do filtro menor. Montei certo e blz. Só que agora o carro não pega e cheira gasolina. :mrgreen:

Abração e valeu pelas dicas !!! :D
Ronaldo
Atual Monza Classic SE - 92 - 2.0 - E.F.I.
Ex - Monza SL/E - 90 - 1.8

Imagem Imagem Imagem
Padilha
Membro SL (Ní­vel 1)

Ok Carlão, segui suas dicas e pisei fundo e insisiti um pouco na partida e o carro pegou.

Valeu mesmo cara !!!! :smt023 :smt023

Abração !!!!
Ronaldo

Imagem Imagem Imagem
Padilha
Membro SL (Ní­vel 1)

Bom pessoal,

fiz a limpeza do tbi conforme comentado aqui devido a problemas com a marcha lenta irrregular. Então decidi retirar o tbi para limpeza inclusive o atuador da marcha lenta. No caso do atuador, não sei se fiz certo pois aparece só uma ponta com eixo e só deu pra limpar ali. Tem como abrir essa peça? Dá pra movimentar esse eixo com a peça fora do tbi? Pois eu tentei movimentá-lo, mas não consegui. É como se estivesse preso. Está na foto abaixo:

Imagem

Bom, apesar de deixar tudo limpinho, o carro continua com a marcha lenta muito irregular ( hora acelerado, hora normal ). Fica mais acelerado ( cerca de 1800 rpm ) do que normal. Fora que o motor trepida bastante, ou seja, não está funcionando como um "relógio", como é para acontecer com nossos veículos. No resto ele anda normal, não falha, não acende a luz de anomalia, não está fraco. Está normal, é só mesmo na marcha lenta que fica muito acelerada ( raras vezes fica normal ) e o motor trepida bastante. Lembrando que é um E.F.I. GASOLINA. Será que vou precisar trocar o atuador da marcha lenta? Se alguém puder me dar uma dica fico agradecido! Obrigado à todos !!
Ronaldo

Imagem Imagem Imagem
rogertecmec
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por rogertecmec »

Padilha escreveu:Bom pessoal,

fiz a limpeza do tbi conforme comentado aqui devido a problemas com a marcha lenta irrregular. Então decidi retirar o tbi para limpeza inclusive o atuador da marcha lenta. No caso do atuador, não sei se fiz certo pois aparece só uma ponta com eixo e só deu pra limpar ali. Tem como abrir essa peça? Dá pra movimentar esse eixo com a peça fora do tbi? Pois eu tentei movimentá-lo, mas não consegui. É como se estivesse preso. Está na foto abaixo:

Imagem

Bom, apesar de deixar tudo limpinho, o carro continua com a marcha lenta muito irregular ( hora acelerado, hora normal ). Fica mais acelerado ( cerca de 1800 rpm ) do que normal. Fora que o motor trepida bastante, ou seja, não está funcionando como um "relógio", como é para acontecer com nossos veículos. No resto ele anda normal, não falha, não acende a luz de anomalia, não está fraco. Está normal, é só mesmo na marcha lenta que fica muito acelerada ( raras vezes fica normal ) e o motor trepida bastante. Lembrando que é um E.F.I. GASOLINA. Será que vou precisar trocar o atuador da marcha lenta? Se alguém puder me dar uma dica fico agradecido! Obrigado à todos !!
A oscilação da marcha-lenta do teu carro pode ser ocasionada também pelo sensor MAP.
O ideal é passar um scaner e dar uma verificada no atuador da marcha-lenta e no sensor do MAP. :smt023
Róger - Araucária/PR
Ex- Santana CS 1.8 gasolina
Verde - 1985
Ex- Monza SL/E 2.0 gasolina
Bordô - 1993
Ex- Astra GL 1.8 completo
Prata Escuna - 2001
Atual Peugeot 206 SW Feline 1.6 16V Flex
Cinza - 2006
O importante não é saber as coisas mas ter o nº do telefone de quem sabe!!!

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Quando faço a limpeza do TBI, em todos anéis de vedação de borracha, eu passo vaselina, para escorregar na montagem e melhorar a vedação.
Com relação ao atuador de marcha lenta, não é possível abri-lo e, não tente recuar seu eixo, para assim, não danifica-lo. Deve ser limpo o seu eixo completo e seu alojamento no TBI.
Normalmente, quando o Monza EFI fica acelerado com motor aquecido, o problema está relacionado a entrada de "ar falso" ou mangueiras conectadas em local errado.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Padilha
Membro SL (Ní­vel 1)

Pessoal,

obrigado mesmo pelas respostas!! :smt023

Carlos, com relação às conexões das mangueiras: durante a desmontagem do tbi para limpeza tirei algumas fotos e achei coisas suspeitas e cagadas deixadas por "mecânicos". Bom, peimeiro com relação ao plugue que vai na válvula injetora. Não era para ter uma borrachinha de vedação neste plugue ( na parte amarela )? Tipo igual à do atuador da marcha lenta ou do sensor de posição da borboleta, onde tem uma borrachinha azul. Conforme foto abaixo, o meu não tem. Onde posso encontrar essa borracha para venda?

Imagem

Após consulta à outros tópicos deste site, verifiquei que meu carro está com as ligações diferentes. Na foto abaixo mostra a mangueirinha verde da válvula do canister sendo ligada na flauta, sendo que o correto não era pra ligar atrás do TBI?

Imagem

Também estou na dúvida na ligação desta mangueira preta que sai da flauta e vai para a panela ( do filtro de ar ). Está certo esta ligação?

Imagem

Outra supresa que tive foi estas conexões quebradas atrás do TBI! Somente a conexão do sensor MAP estava ligada! Onde acho esta peça preta para vender para trocá-la? Fiz um teste tampando provisoriamente os furos que estão quebrados, mas o motor continua funcionando de forma irregular.

Imagem

Bom, pessoal é isso. Meu carro acho que não possui a válvula EGR, pois procurei e não achei. É um modelo 92 a gasolina.
Sei que vou ter que leválo num mecânico, mas devido à minha desconfiança com relação aos detalhes técnicos, vou ter que avaliar outro profissional. Enquanto isso, se puderem ir me dando informações à respeito, talvez consiga solucionar o problemas em casa, ou pelo menos levar num mecânico já com as informações. Agradeço à todos !

Abraço!!
Ronaldo

Imagem Imagem Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Carlos, com relação às conexões das mangueiras: durante a desmontagem do tbi para limpeza tirei algumas fotos e achei coisas suspeitas e cagadas deixadas por "mecânicos". Bom, peimeiro com relação ao plugue que vai na válvula injetora. Não era para ter uma borrachinha de vedação neste plugue ( na parte amarela )? Tipo igual à do atuador da marcha lenta ou do sensor de posição da borboleta, onde tem uma borrachinha azul. Conforme foto abaixo, o meu não tem. Onde posso encontrar essa borracha para venda?
Não tenho informações se vende essa borracha separadamente, talvez tenha que comprar um conector novo. De qualquer forma, essa borracha do conector não altera seu funcionamento.

Imagem

Após consulta à outros tópicos deste site, verifiquei que meu carro está com as ligações diferentes. Na foto abaixo mostra a mangueirinha verde da válvula do canister sendo ligada na flauta, sendo que o correto não era pra ligar atrás do TBI?
A mangueira verde sai da válvula do canister e entra na flauta mesmo.

Imagem

Também estou na dúvida na ligação desta mangueira preta que sai da flauta e vai para a panela ( do filtro de ar ). Está certo esta ligação?
A mangueira vai da flauta a válvula do Thermac no compatimento do filtro de ar, dessa mesma válvula, parte outra mangueira para a válvula da ponta do compartimento.

Imagem

Outra supresa que tive foi estas conexões quebradas atrás do TBI! Somente a conexão do sensor MAP estava ligada! Onde acho esta peça preta para vender para trocá-la? Fiz um teste tampando provisoriamente os furos que estão quebrados, mas o motor continua funcionando de forma irregular.
Essa conexão deve ser substituída. A primeira que está quebrada, vai conectada ao canister, a segunda que também está quebrada, vai conectada a válvula EGR. Quando não tem essa válvula, a conexão deve ser tampada, a terceira vai ao sensor MAP.
Quando fazemos a limpeza do TBI, a borracha de vedação que fica entre essa conexão e o TBI deve ser substituída.

Imagem

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder