Polia regulável no motor original

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
TheRipper
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF, não digo que é impossível, mas pode ter certeza de que você vai esbarrar em várias dificuldades que nem imagina. Fazer o motor ligar e funcionar pode não ser nada de outro mundo, de fato, mas construir um sistema EFICIENTE e FUNCIONAL é bastante complicado, pois são inúmeros detalhes, e pelas nossas conversas aqui no fórum, tenho a impressão de que para um projeto desse gabarito, ainda lhe falta algum conhecimento sobre as minúcias do funcionamento de um motor (assim como falta pra mim, mesmo lendo bastante sobre o assunto).
Mas se realmente você quer encarar o desafio e desenvolver o projeto, uma literatura que será de GRANDE ajuda é o manual da MegaSquirt. Aquilo não é apenas um manual do gerenciador em questão, como manual da FuelTech ou da HIS, é uma verdadeira aula de gerenciamento e funcionamento de motores e dos sensores, injetores, etc. Boa sorte :wink:
Marcell 500 EF
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

TheRipper escreveu:Marcell 500 EF, não digo que é impossível, mas pode ter certeza de que você vai esbarrar em várias dificuldades que nem imagina. Fazer o motor ligar e funcionar pode não ser nada de outro mundo, de fato, mas construir um sistema EFICIENTE e FUNCIONAL é bastante complicado, pois são inúmeros detalhes, e pelas nossas conversas aqui no fórum, tenho a impressão de que para um projeto desse gabarito, ainda lhe falta algum conhecimento sobre as minúcias do funcionamento de um motor (assim como falta pra mim, mesmo lendo bastante sobre o assunto).
Mas se realmente você quer encarar o desafio e desenvolver o projeto, uma literatura que será de GRANDE ajuda é o manual da MegaSquirt. Aquilo não é apenas um manual do gerenciador em questão, como manual da FuelTech ou da HIS, é uma verdadeira aula de gerenciamento e funcionamento de motores e dos sensores, injetores, etc. Boa sorte :wink:
Novamente, não vou falei, não vou fazer sozinho. Tenho total confiança na funcionalidade, pois quem vai me guiar, o meu professor, o qual já fez uma central para rodar um Audi A3, repito, a central, fazendo o carro rodar inteiramente por um notebook, e sendo controlado por controle remoto. Então fazer mais uma não é tão complicado tendo em vista que ele já fez algo igual e de maior escala. No caso, fazer um sistema eficiente e funcional, não é fácil, porém com os parâmetros corretos e fazendo o acerto, podemos chegar a uma enorme precisão e ainda maior que a minha LE-Jetronic original. Podemos fazer diversos ajustes e até mesmo incorporar a sonda-lambda no ajuste da injeção. Nada de outro mundo.

Eu não sei tudo claro, de fato, tem muitas coisas que não sei, e sei que sei menos que tu fábio, mas mesmo quem não sabe, aprende, e tendo um bom tutor, auxilia e muito. Este projeto do robo de exploração é bem interessante e já vou ter muito o que aprender com isto. Não tiro de forma nenhuma os méritos de uma MS, de fato é um espetáculo, mas fazer é muito mais divertido. E depois de tudo, vou poder colocar o carro no dinamômetro da faculdade e ver o desempenho final.
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500EF
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por 500EF »

Só não vá usar windows neste notebook, senão você pode ter uma mensagem do tipo: "Seu motor executou uma função ilegal e precisa ser finalizado"... zoeira... :lol:
Eduardo Rettore
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Marcell 500 EF
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

500EF escreveu:Só não vá usar windows neste notebook, senão você pode ter uma mensagem do tipo: "Seu motor executou uma função ilegal e precisa ser finalizado"... zoeira... :lol:
Hahahh, na verdade é Windows sim, o XP SP2, depenado por mim com arquivo iso de apenas 186MB, e windows instalado com apenas 468MB. Isto mesmo, windows xp, completamente funcional com apenas 468MB instalado, dando boot no meu notebook de apenas 630Mhz, mas com 2Gb de RAM 400Mhz, em meros 16seg até estar 100% utilizável.

Mas isso não vem ao caso hahaha. Em comparação, o programa que vai rodar e gerenciar tudo, tem meros 3,8GB hahahahaha.
TheRipper
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell, torço para que o projeto dê certo. Boa sorte! :smt023
José Leal
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, ressucitando o tópico...

No caso do meu Vectra, que tipo de ganho eu posso ter colocando 2 polias regulaveis, e o que fazer para ter ganho em alta ou baixa? Lembrando que são especulações, pois não pretendo mexer no meu motor tão cedo... :lol:

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
RicardoDS
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por RicardoDS »

Zé, nos 16v eu acho que pode ser mais interessante essas polias do que nos 8v
Você pode acertar elas para que em altas rotações as válvulas de escape e de admissão permaneçam abertas juntas por mais tempo, aí o fluxo de gases e de mistura deve ficar mais "otimizado".
Mas isso é só especulação minha, melhor esperar alguém entendido em motores 16v (TheRipper & Cia).

:smt023
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
TheRipper
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Re: Polia regulável no motor original

Mensagem não lida por TheRipper »

RicardoDS escreveu:Zé, nos 16v eu acho que pode ser mais interessante essas polias do que nos 8v
Você pode acertar elas para que em altas rotações as válvulas de escape e de admissão permaneçam abertas juntas por mais tempo, aí o fluxo de gases e de mistura deve ficar mais "otimizado".
Mas isso é só especulação minha, melhor esperar alguém entendido em motores 16v (TheRipper & Cia).

:smt023
É isso mesmo, o ganho nos 16v pode ser bem maior. Você pode atrasar o comando de admissão em relação ao de escape e aumentar o cruzamento. Isso vai deixar o carro xoxo em baixo giro, mas em alta vai dar uma diferença muito grande.
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