Módulo HEI esquentando sozinho.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Módulo HEI esquentando sozinho.

Mensagem não lida por dutra s a »

Certo, mas tirando a questão de interferência, então eu posso por exemplo (baseado em fiação/chicotes original), pegar o fio marrom da tomada ali no pé dela mesmo e soldar um outro marrom nele de mesma espessura sem cortar o original e, levar ao um ponto massa numa distância de 10cm que vai funcionar?

Se sim é uma mão na roda. Sei que você não é de adaptação, rsrsrs! Mas, não seria uma coisa tão aparente e se o hei ( faz de conta ), que fosse apenas encaixado e não parafusado iria funcionar normalmente?

Eu pergunto e estou curioso nessa tese, porquê daí não haveria tanta preocupação em ter pasta nos buracos dos parafusos, não pela quantidade que continuaria sendo a mesma, sempre fina e sim isolar o terra que vem pelos rebites dele.

No meu caso, eu pegaria ali perto do distribuidor (o marrom dele) sem corta-lo e botaria um fio ligando num ponto do cabeçote e usaria os 2 parafusos dele apenas para fixa-lo, daí seria um chicote de aterramento a menos, rsrsrs!

Porquê ate então, eu via esse terra do chicote não apenas como um terra comum, mas como referência para UCE pegar uma carona para sinal de alguma coisa, rsrsr!

abs
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sim qualquer ponto da carroceria é um terra (GND). Mas a questão de interferência é muito importante, bem como a de corrente, quando necessário.
Uma geração ou recebimento de interferências pode causar mau funcionamento em equipamentos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Eu pergunto e estou curioso nessa tese, porquê daí não haveria tanta preocupação em ter pasta nos buracos dos parafusos, não pela quantidade que continuaria sendo a mesma, sempre fina e sim isolar o terra que vem pelos rebites dele.
De tanto que se vê prolema de aterramento nessa peça pela fixação... Então eu posso simplesmente pegar o terra da tomada de 4 vias e jumpear num ponto massa ( negativo ) ou ate na bateria que vai funcionar??????
Carlos Freire, Dutra e Amigos,

Dutra, a preocupação com a pasta existe porque o aterramento do Transistor de Potência é feito do lado esquerdo do esquema HEI

Imagem

O pino G (das 4 vias) vai para o pino B3 da UCE fornecendo a referência do negativo da bateria (massa de diagnostico para a UCE)
Se você reparar no esquema o pino G no circuito já está conectado ao terra do transistor.

O fio que se coloca externamente é apenas um reforço para garantir o aterramento do transistor. No meu caso eu tenho um terminalzinho (olhal) de latão com o negativo assentando onde passa o parafuso para prender o HEI no dissipador ( o meu é externo como o seu).
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
dutra s a

Grande Waldir como vai? Está sumido, rsrsrs!

Amigos:

Então, vendo o esquema eu entendi o fato de reforçar, porém, a minha dúvida seria se poderia interferir o funcionamento do próprio HEI e até de um scanner para diagnostico e, até alterar o tempo de injeção. Não da aparelhagem externa do tipo som etc... Para mim sempre vi a pasta térmica como algo para impedir o contado direto da carcaça do distribuidor estando quente com a do HEI, que produz calor sozinho e nisso dissipar a emissão do calor sendo indispensável sua utilização, pois vendo o esquema entendo que uma coisa é vim terra e passar pelo transistor para dai ir para UCE e outra, é ir direto para UCE não passando pelo transistor sendo então, a inutilização dos parafusos de fixação, supondo que o HEI fosse apenas encaixado ou colado, pois no diagrama da Dicatec a UCE tem 4 aterramentos DIRETO na massa, A12, B03, D01 e D06, mas não diz passar por transistor, pois se for como eles descrevem, então é provável que no meio do caminho existe emenda de fabrica , o que pode então ser um fator para muitas dores de cabeça repetitivas passando despercebidos invisivelmente . Porque o que mais se tem em chicotes originais de fábrica são emendas, mas acredito que possam se referir em um aterramento direto vindo dos parafusos passando pelo transistor e indo para UCE, seria isso mais lógico certo?

Sabendo-se que o terra do HEI não sendo o fio marrom e sim vermelho e preto, imagino não poder conectar por exemplo direto na bateria, tanto saindo do pino G para massa apenas ou da UCE B3 direto para massa apenas ou , no meio do caminho soldar um fio marrom nesse ver/pré para aterrar sem contar com o aterramento dos parafusos.

Se baseando na tabela do doutor IE, lá diz que esse fio terra do HEI para o B3 da UCE é terra do sinal de rotação do módulo HEI e o fio é a mesma cor vermelho e preto.

Já no manual de operação da Napro ( scanner ) o B3 é massa do HEI de potencia de ignição.

Posso entender que sobre as descrições acima diferentes a UCE usa esse terra não apenas como terra comum e sim para uso de densidade de algum sinal para alguma outra função?

Injeções como Fuel Tech / Pandoo etc.. Eles pedem aterramentos diretos na bateria e são módulos de injeção tão críticos quanto os originais dos carros. Nessa condição, por exemplo, porque eu não poderia ligar os 2 terras da UCE direto na bateria para melhor funcionalidade dela? Sempre me perguntei isso, rsrsrs!

Seria por razão de segurança em razão de a bateria ter problemas?

Desculpem o texto grande com tanta dúvida, mas isso pode ser histórico, rsrsrs! Eu entendo e vejo que muitos, muitos mesmo e eu também, só víamos os aterramento através dos parafusos de fixação fazendo contato com os rebites que por sua vez só são encostados na agulha de contato terra do HEI, onde , quem sabe poderia apenas colocar um fio terra emendado direto no fio correspondente no caso pino G / B3, sem depender tanto do aterramento de motor do carro.

Estou predestinado a fazer esse teste, se não mudar nada, os parafusos só serviram para fixar apenas, pois meu dissipador com cooler não possui aterramento direto na massa.

abs estamos ai
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Dutra a pasta térmica é para otimizar a troca de calor e não para isolar, já que ela é um bom condutor térmico, desde que bem aplicada.

Quanto ao aterramento, ele vai funcionar em qualquer ponto da carroceria ou do motor, entretanto, alguns pontos ficam sujeitos a interferência podendo causar ou não mau de equipamentos. Por exemplo, as velas de ignição e o alternador, rotor e tampa do distribuidor são grandes fontes de ruídos e os aterramentos de equipamentos, supressores, cabos resistivos, velas resistivas estão para evitar ou diminuir esses ruídos, pelo menos o suficiente para não prejudicar os aparelhos.
Antigamente, quando veículos e televisores tinham poucos cuidados com ruídos, um carro ou moto passava na rua e gerava interferência na TV.
Os rádios dos veículos, principalmente em AM, com motor ligado ficava um zunido de fundo que acompanhava a rotação do motor. Nos dias de hoje, raramente isso ocorre.

Em circuitos elétricos há vários tipos de aterramentos. Para quem não conhece de eletrônica, fica até complicado entender como são.

As montadoras faz o projeto elétrico dos veículos, já visando problemas com ruídos e as vezes alguns problemas causados por tempo de uso mesmo.

Já parou para pensar por que a UCE tem 2 aterramentos em parafusos diferentes do cabeçote? Por que ao aterramento do sensor de velocidade VSS fica na carcaça do alternador? A grosso modo era só puxar um fio comum e parafusar na carroceria ou mesmo no motor. Se fizer isso, vai funcionar também, mas pode causar ou receber pequenas interferências, muitas vezes não percebidas pelo usuário do veículo, mas aparecendo em grande escala em aparelhos de diagnósticos. Ouros casos a interferência recebida é tanto que gera mesmo mau funcionamento dos equipamentos.
Fios muito compridos em equipamentos que recebem ou enviam sinais e pulsos elétricos também podem receber interferências, se for de corrente, pode diminuir tensão. Então, fios longo para sinais é apropriado colocar do tipo que é blindado, onde se aterra essa blindagem para evitar esses ruídos.

Quanto ao módulo HEI, o transistor é de potência, que a grosso modo faz o que antigamente o platinado fazia. Ou seja, aterrar o negativo da bobina de ignição. Ele não vai para UCE. Para UCE vai um circuito conversor de sinal, que envia e recebe sinal da UCE, para controle do ponto eletrônico.

Na simbologia do desenho passado pelo Waldir, o transistor está errado. B (base), C (coletor) e E (emissor), onde a seta do terminal é sempre emissor e, nesse caso o emissor vai a terra e o coletor ao verde. Erraram a simbologia entre o coletor e emissor.

No módulo HEI tem o conetor da parte de potência, de 2 terminais e o de potência e vai para bobina de ignição e, conector de 4 terminais é o de sinal que vai para UCE.

É difícil explicar e também de entender, quando a pessoa não conhece a eletrônica a fundo, rs!
Se tiver alguma dúvida posso explicar melhor. Mas é mais fácil explicar pessoalmente do que escrevendo, pelo menos para mim, rs!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

Imagem

Carlos Freire, de fato o desenhista do circuito errou na nomenclatura.

grato pela observação.

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

sempre vi a pasta térmica como algo para impedir o contado direto da carcaça do distribuidor estando quente com a do HEI, que produz calor sozinho e nisso dissipar a emissão do calor sendo indispensável sua utilização
Dutra

Como disse o Carlos Freire, a pasta térmica, como o nome está dizendo, é constituída de um material bom condutor de calor.
Essa pasta tem por finalidade melhorar, e não impedir, o contato direto de qualquer componente que precisa dissipar calor com o dissipador de calor propriamente dito. Ela preenche qualquer irregularidade nas duas superfícies metálicas, que nunca são milimetricamente lisas.
No caso do módulo HEI, o dissipador é o próprio distribuidor, com toda sua massa metálica.
Em computadores, a pasta melhora a transmissão de calor, por exemplo, entre o processador e seu dissipador, que por sua vez é resfriado por uma ventoinha.
Em eletrônica já é usada há muito tempo a pasta térmica. Se examinarmos a placa de um televisor ou rádio veremos muitos transistores, principalmente de potência, com seus pequenos dissipadores, todos besuntados com pasta térmica. Nesses casos a pasta serve também como uma cola.
Apesar de as pastas térmicas comuns só propagarem calor, existem algumas pastas que também propagam eletricidade. São à base de Prata, cobre ou alumínio. Acho que uma dessas seria o ideal para o módulo HEI. Mesmo sobrando pasta nos furos dos parafusos, isso não iria isolar eletricamente o HEI.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
dutra s a

Funcionou!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Professor Freire, relaxa estou captando vossa mensagem inigualável guru, rsrsrs!
Não sou perito em eletrônica tão a fundo, mas conheço os rebolados, rsrsr!

Basta agora eu saber o porquê que quando injetei gasolina com a ventoinha ligada no 2 estagio o sistema não injetou , só injeta com a ventoinha desarmada, kkkkkkkkkkkkk! É que eu tinha aproveitado para por gasolina no reservatório que tava seco, rsrrsrs!

Waldir, valeu a força. Tinha esquecido do seu tópico a seguir que estava procurando para relacionar com as matérias acima, que citei e só achei agoram o que também ajudou bastante.

http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?t=32505

Luiz Carlos, eu entendo o fundamento da pasta e foi o que disse acima, ela é indispensável e evita a soma do calor produzido por 2 massas de metal. O problema é que muitos cortam o aterramento por causa dela. Comigo já aconteceu e com amigos também. Bastava só limpar e adicionar a pasta de modo correto, pois já estavam condenando o HEI. Já comprei módulo HEI em que a pasta era um tipo de gelatina e transparente, que não durou 3 dias.

Nem todos os proprietários de Monza, e ate mecânicos, eletricistas e quebra galho, veem o aterramento propriamente passando por esse fio que sai do HEI e vai para UCE, e sim, que todas as tomadas do HEI não possui aterramento e que esse aterramento dele só é pelos parafusos, sem imaginar que podem reforçar por esse fio para não se criar na cabeça a condenação da peça, aterramento de bloco e demasia de pasta.

Agora mesmo fiz a modificação eliminando o aterramento vindo pelo parafuso e deixei funcionando todo esse tempo, mais de 1 hora e verifiquei comportamento de tudo e acessórios, acelerei etc... E nada de anormal, isso apenas com o jumper que estanhei no bendito fio que pesquei no chicote, já próximo da bobina de ignição e conectei no cabeçote, onde já tinha um terra vindo direto da bateria.

Ou seja, num modo geral (parcialmente), não irei me preocupar com problema de aterramento por conta dos parafusos aterrados em algum lugar, Se no decorrer do tempo de uso, pelo tanto que uso o carro que é dia /noite todo dia e, APARECER NOVIDADE, eu volto a deixar do jeito em que estava, mas por enquanto gostei mesmo porque, como já citei aqui no fórum, muitas vezes e o Waldir não me deixa mentir, o HEI mesmo original ou paralelo possui apenas uma entrada para aterramento, onde nele não é direto, pois depende de um parafuso aterrado e dele bem encostado no tubo rebite, que por sua vez, é apenas ENCOSTADO na ponta de contato da chapa do HEI, que vai la para dentro e jumpeando com fiz, é possível que o problema com aterramento por conta dessa montagem com parafusos, seja eliminado de vez da historia humana, rsrsrs!

Pois bem, eu deixei fixado no dissipador, com pasta e cooler por fixação mesmo, não da para colocar algo onde ele apenas se encaixa, para ser mais PRATICO na sua manutenção caso venha precisar.

Lembrando, parcialmente tudo esta 100% e indica ir por esse caminho, ainda preciso de umas semanas e então posso afirmar a qualquer desesperado querendo ajuda, que pode ou não fazer essa modificação.

Caso tenham curiosidade, o filtro do lado do HEI é pra proteger a sirene do alarme, rsrs!

Segue as imagens

O antes e o depois

abs estamos ai
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Responder