Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Mar 2016, 19:05
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por lrucks »

Diego Paiva escreveu:Olha só o que eu achei:
Imagem2016-04-28_02-10-24 by Diego Paiva, no Flickr

Tem até mais do que imaginei ter....
Buenas Diego!

Bah cara, esse ae é o preto?! Acho que está na hora de fazermos negócio, hehehe... Acho que esse deve ser a capa do lado direito, pelo talho que tem do lado, possivelmente para passar o botão para destravar o acesso ao banco traseiro.
Valeu mesmo pela vasculhada!

[]'s,

Leandro.
Monza SL/E 1.8 à alcool 2 portas 1988/1989
Na família desde 0km, já na 3ª Geração!

Tópico de restauração: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=34519

Imagem
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Mar 2016, 19:05
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por lrucks »

Buenas Povo!

Desculpem a sumida, mas a corrida foi de mais e acabou me faltando pernas, hehehe!
Enfim, após um check-up completo, nos termos em que me propus, tive o retorno: a situação era muito mais complicada do que eu podia supor. Sabia que um carro parado e sem a devida manutenção poderia reservar surpresas, mas o buraco acabou sendo mais em baixo.


Imagem

Imagem


Os sistemas de freio vou refazer tudo, simplesmente assim. Acho que não dá para regatear na hora de fazer o carro parar e a coisa estava meio aterrorizante.


Imagem

Imagem

Imagem


Claro, se os freios estavam nessas, a suspensão não estaria melhor. A ordem foi trocar tudo também, amortecedores, molas, buchas, tudo vai ser novo, para devolver o rodar macio original dele.


Imagem

Imagem

Imagem


Da mesma forma, a geral pegou pesado no motor e sistema de arrefecimento, tudo vai ser refeito.


Imagem

Imagem


E até o tanque mandei tirar para limpar, sabe-se lá o que teria ali dentro.


Imagem

Imagem


Ao fim e ao cabo, acho que acabei por fazer toda parte mecânica, hehehe...


Imagem

Imagem


Claro, o brinquedo foi longe também: orçamento de R$ 8k ao todo, só com essa parte mecânica.
Mas vai ficar legal. Tudo vai ser limpo, inclusive toda a parte inferior do carro, vão ser pintados balanças, braço da suspensão traseira, protetores de cárter e aquele que protege o compressor do ar condicionado que não existe (???), etc., uma levantada legal. Na rua não corro o risco de ficar.

Contudo, foram aparecendo mais alguns detalhes no carro, tanto pelo lado positivo, quanto negativo. A manta da parede corta-fogo me parede em excelente estado, assim como dá para ver muitos detalhes e até alguns selos da fabricação dele, como um etiquetinha da Arno do Brasil, que aparentemente fez o motor dos limpadores de parabrisa:


Imagem

Imagem


Mas também comecei a reparar mais um monte de coisinhas de lataria para fazer:


Imagem

Imagem


Só fiquei na dívida quanto a esses cantinhos na parte inferior dos balanços traseiros, parece que foram meio que quebrados, não sei como seria o original:


Imagem

Imagem


Paralelamente, as rodas já estão restauradas, mas não sei se curti não... Os aros estão legais, mas as calotinhas não parecem ter ficado boas. Ainda por cima, acho que invernizaram e deram um brilho muito intenso, que não parece com o original. Infelizmente, deixei na mão do mecânico, deveria ter ficado mais em cima nesse ponto. Vou ver o que faço depois.


Imagem


Acho que a turma deve ter reparado, mas vou ressaltar a quantidade de teias de aranha que tem por todo o carro, só para perceberem o estado de abandono do brinquedo. Aliás, escrevendo até aqui e depois de refletir um tanto a respeito, acho que está até batendo uma certa vergonha do meu projeto: enquanto uns quantos aqui da turma refizeram com suas próprias mãos uma boa parte desses serviços, o folgado aqui mandou fazer tudo, ficando totalmente alheio às ganas de mecânicos. Hoje não tenho tempo e o menor conhecimento técnico para me meter de pato a ganso, mas um dia eu chego lá, hehehe.

Ainda, aproveitei um pulo que andei dando lá na terra do Obama e trouxe um produto para revitalizar os parachoques, frisos, espelhos, enfim, as partes em plástico pretas do carro. Espero que isso me ajude também com o trinco de rebatimento dos bancos dianteiros, estão meio feios.


Imagem


Por fim, fica a foto da gravatinha azul que tanto amamos, ela é a original e, apesar de tremendamente suja, está bem íntegra acredito.


Imagem


Ah, duvido que os amigos não saibam, mas assim que voltei ao solo tupiniquim, corri para comprar a minha, hehehe:


Imagem


[]'s,

Leandro.
Monza SL/E 1.8 à alcool 2 portas 1988/1989
Na família desde 0km, já na 3ª Geração!

Tópico de restauração: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=34519

Imagem
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por GMR »

Top..... Sai caro, mas vale cada centavo. Perdi as contas do que já foi nos meus, pelo menos um agora já está ficando pronto e eu fui como vc, mandei fazer tudo. Comprei mais um, mas dessa vez peguei pronto, cara como aparece detalhes, é um saco sem fundo... Kkkk. Mas que não tem coisa melhor do que vc ver o carro parecendo zero e saber que graças à vc ele ficou assim, a isso não tem..... Boa sorte nas futuras etapas e precisando trocar ideias é só dar um grito.
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Mar 2016, 19:05
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por lrucks »

GMR escreveu:Top..... Sai caro, mas vale cada centavo. Perdi as contas do que já foi nos meus, pelo menos um agora já está ficando pronto e eu fui como vc, mandei fazer tudo. Comprei mais um, mas dessa vez peguei pronto, cara como aparece detalhes, é um saco sem fundo... Kkkk. Mas que não tem coisa melhor do que vc ver o carro parecendo zero e saber que graças à vc ele ficou assim, a isso não tem..... Boa sorte nas futuras etapas e precisando trocar ideias é só dar um grito.
Buenas GMR!

Cara, na verdade, estou muito mais preocupado em deixar o carro zero bala do que com o preço. Pior que este carro tem toda uma coisa a mais, ontem estava olhando umas fotos de família e encontrei ele lá, coadjuvando um almoço, ainda com placas amarelas. Lembrei dos passeios da infância naquele banco traseiro, como tudo parecia mais simples e leve, como curtia andar naquele carro, achava ele simplesmente maravilhoso, hehehe! Eram sempre passeios especiais, até o cheiro dele novo tenho lembrança. Enfim, ele me aflora sentimentos dos mais saudosos, muito bom curtir esse tipo de sensação. Enfim, ter esse carro de volta, em estado de novo com todos os seus detalhes, vai ser incrível, não estou conseguindo contabilizar um preço para isso. Estamos terminando a parte de mecânica, depois ele vai para a pintura e por fim estovamento e acabamentos, estou ansioso por ver esse carro pronto!
Aliás, falando em carro pronto, que máquina tu encontrou rapaz! Sério, lindo o teu Classic, acho demais esse carro!

[]'s.
Monza SL/E 1.8 à alcool 2 portas 1988/1989
Na família desde 0km, já na 3ª Geração!

Tópico de restauração: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=34519

Imagem
Avatar do usuário
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1701
Registrado em: 06 Jul 2009, 18:00
Cidade: Poços de Caldas
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá Irucks,

Tudo bem contigo? Vejo que seu Monza está voltando aos anos de glória a passos largos! Você optou certo em fazer tudo, visto que quanto mais picado se faz a revisão do carro, mas caro fica. Assim você evita ficar desmontando as mesmas coisas mais de uma vez.

Sobre a aparente quebra das beiradas de chapa na parte inferior, é assim mesmo, meu caro, ela termina antes de chegar na borda do painel traseiro. No seu carro, elas estão aparentemente intactas. Outra coisa que atesta a originalidade de seu Monza é que os cordões de massa na junção das chapas dos painéis laterais com o painel traseiro ainda estão lá :) , em um eventual serviço de funilaria fica tudo liso. Continue nos alimentando com mais novidades! :ok:
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Mar 2016, 19:05
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por lrucks »

avvsilva escreveu:Olá Irucks,

Tudo bem contigo? Vejo que seu Monza está voltando aos anos de glória a passos largos! Você optou certo em fazer tudo, visto que quanto mais picado se faz a revisão do carro, mas caro fica. Assim você evita ficar desmontando as mesmas coisas mais de uma vez.

Sobre a aparente quebra das beiradas de chapa na parte inferior, é assim mesmo, meu caro, ela termina antes de chegar na borda do painel traseiro. No seu carro, elas estão aparentemente intactas. Outra coisa que atesta a originalidade de seu Monza é que os cordões de massa na junção das chapas dos painéis laterais com o painel traseiro ainda estão lá :) , em um eventual serviço de funilaria fica tudo liso. Continue nos alimentando com mais novidades! :ok:
Buenas avvsilva!

Pois então, pensei bem por ae. Quero o Monzão em seus anos de glória, pronto para pegar a estrada que for e só parar para abastecer (vai que numa dessas eu me animo e pego estrada até SP para um dos encontros do Monza Clube, hehehe)! Nessas, mandei fazer tudo o que aparecesse, tornar ele um carro confiável de novo, característica marcante do modelo.
De resto, sei que ele nunca foi batido, muito menos atrás, e por isso achei meio estranho aquelas beiradas daquele jeito. Como percebi uns encontrõezinhos na saia, temia que tivesse estragado algo. Coisa de guri novo, como se diz por aqui, hehehe.
Minha expectativa é que semana que vem já esteja pegando ele de volta, dae vou ter que definir o que faço afinal a respeito da pintura. Ela é toda original, nunca teve nenhum retoque, mas está muito judiada, principalmente com riscos e mossas. Tem cantinhos que não sei se consigo resolver com martelinho de ouro, de modo que daqui a pouco temo ter que vou ter que pintar a peça toda. A ver.
Também resolvi deixar a parte de carburação para o final, depois de se polir/pintar ou que quer mais que seja, desconfio que essa regulagem é meio fina demais para ser feita no meio de um processo de restauro.

[]'s,

Lrucks.
Monza SL/E 1.8 à alcool 2 portas 1988/1989
Na família desde 0km, já na 3ª Geração!

Tópico de restauração: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=34519

Imagem
lrucks
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Mar 2016, 19:05
Cidade: Viamão
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por lrucks »

Buenas de novo Alexandre!

Cara, estava lendo no fórum, tu chegaste a fazer um catálogo fotográfico das peças do Monza? A quantas anda esse trabalho?

[]'s,

Leandro.
Monza SL/E 1.8 à alcool 2 portas 1988/1989
Na família desde 0km, já na 3ª Geração!

Tópico de restauração: http://monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=34519

Imagem
Avatar do usuário
GMR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 555
Registrado em: 17 Set 2013, 22:15
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza SL/E 1.8 álcool 1988/1989 - a Ressureição

Mensagem não lida por GMR »

Pede pra cobritem bem o motor, tem lugar que se cair poeira do lixamento, nunca mais vc consegue tirar....... hehehehe..... Quem sabe não fazemos uma caravana pra SP..... tb to pensando seriamente de ir pra la......
Não é o dono que escolhe o carro, mas sim, o carro que escolhe o dono!!!!
Responder