Amortecedor remanufaturado compeça ou não ?
- Rafael M
- Membro SL (Nível 1)
- Estado: Minas Gerais-MG
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Amortecedor remanufaturado compeça ou não ?
Vocês saberiam informar qual a altura em cm entre pneus e para lamas (ou centro das rodas até o paralama) de um Monza com molas e amortecedores bons?
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
RafaelVocês saberiam informar qual a altura em cm entre pneus e para lamas (ou centro das rodas até o paralama) de um Monza com molas e amortecedores bons?
Molas cansadas (em um determinado grau) fazem o carro baixar sua altura em relação ao solo.
Mas amortecedores não. Mesmo se tirarmos os amortecedores a altura do carro não vai variar.
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
Carlos Freireisso que disse sobre a mola ficar dura quando cansada é ilógico. Qualquer mola que conheço quando cansada fica fraca. Mesmos aquelas de carburador de Fusca
Eu não saberia lhe explicar cientificamente a lógica do que eu afirmei, mas na prática o que eu sempre observei nos meus carros é que qdo as molas ficam velhas o carro fica mais baixo e mais duro. Ao sentar no carro, quando eu entro, já percebo que ele baixa mais com molas novas do que com molas velhas.
A explicação que eu poderia dar, e que pode estar totalmente errada, é que, qdo a mola cansa, o simples peso do carro já faz com que ela seja comprimida um pouco, e entra naquela fase onde ela é mais dura.
Algumas molas são progressivas, isto é, ao se comprimir um pouco a mesma, o esforço é menor, depois fica mais dura. A traseira do Monza acho que é assim, pelo seu formato. As reações não devem ser iguais em todos os tipos de mola.
Mas isso é assunto complexo realmente. Vamos ficar discutindo aqui ad eternum e talvez ninguém convença ninguém. :smt021
Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Rio de Janeiro - RJ
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
é simples Carlos. tu trocou molas novas por molas usadas.Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, então me explica porque o carro mudou de comportamento com as molas novas, alterou valores de cambagem, se as molas estavam boas.
Por que com molas novas se tem toda vida útil dos amortecedores?
A altura do carro eu medi com dedos antes e depois do serviço, no mesmo local e piso. Nada mudou. Mas na prática mudou muito o comportamento do carro.
é inevitável que vai melhorar, mas ao meu ver tu foi muito conservador ao fazer isso. trocou com quantos quilometro essas molas? como falei do meu omega que era do meu falecido pai, desde 1994 ate hoje 2016 molas e amortecedores, coxim, etc de fabrica com 88500 km e ainda funcionando, sem arriar em buraco, sem puxar pro lado, pega geometrica(ta com 4 pneu novos com menos de 300km), estabilidade em alta e baixa velocidade, parece novo. alias o conforto dele ta melhor que qualquer carro 0km 2016 mesmo passando do limite 80k. esse carro é fantástico nesse ponto em especial. nao é atoa que foi usado na stock car devido seu projeto de suspensão ser de altíssima segurança e conforto.
voltando pro teu caso. as tuas molas usadas nao estavam fadigadas tu mesmo sem querer narrou isso, so usadas. é simples de entender. e isso explica pq teu carro nao mudou de altura. pra saber qual é a carga da mola usada no monza começa a presentar perda de altura teria que conversar com o engenheiro responsável pelos ensaios do dinamômetro e comparar na tabela. certamente existe uma tabela pra isso.
por exemplo:
molas novas: 250 kgf
molas usadas com 10,000km: 210 kgf
molas usadas com 50,000km: 180 kgf ja aqui começa a perder altura e entra em zona de fadiga....
................
é so um exemplo pra ilustrar, o teu supostamente tava usada apenas por isso que nao mudou a altura, e so melhorou o comportamento pq sao novas.
estica mais o tempo de uso dessas molas e faça o teste novamente. ae tu vai poder ver na pratica melhor como os tecnico ali falaram 80,000km(propria cofap onde tu se informou) seria o limite. quando trocar as molas e amortecedor do omega vou lembrar de ti e abrir um topico, pra mostrar como o carro muda a altura quando estao proximo ou passou do limite de uso. o meu ja esta, ou seja ele vai aumentar de altura.
veja bem,
nao é EU(Rafaelo Damiani) quem esta dizendo que mola cansada(nao confundir com usadas) rebaixa o carro, é os tecnico e engenheiros que estao afirmando isso. em 15min de googlada eu informei isso pra voces, é so lerem oque postei acima com carinho. e nao é de uma fonte apenas. é de dois fabricante de respeito(cofap e fabrini) ambas fabricam pra montadoras. alias, a fabrini é as 4 novas que estao no meu monza agora, que diga de passagem ta bem confortável e estabilidade as rodas 16" 205/50. ate recomendo preço bom e qualidade o conjunto.
pois é, é oque falei antes. carga estatica(parado com peso) e carga dinamica(em momento com peso) = mola em uso. porem dinamico o uso é mais severo.Carlos A. Freire escreveu:Vale lembrar também, que o único momento que a mola para de trabalhar é quando está desmontada do carro. Estando montada, ainda com carro levantado ou suspenso, as molas estão trabalhando.
esse meu monza 1982 tinha molas de fabrica ate 1982-2007 quando desmontei toda a suspensão e coloquei o carro no cavalete. o carro fechou 105,000km sem trocar as molas. realmente aconteceu oque era previsto, ele batia seco(elo com elo), comeu pneu, rebaixou o carro, entrou outros problemas. como o carro agente nao usava devido a porcaria do carburador que vivia entupido e a MO pra fazer ele funcionar era maior que o prazer de dirigir, ficou atirado na garagem tapado por anos assim... agente tinha mais dois carros pro uso. eu posso dizer pq exemplo desse porte tenho alguns. no caso do omega mesmo passando um pouco do limite 80.000 km ainda nao vejo motivo pra trocar. o carro ta perfeito em alta e baixa velocidade, nao bate, nao puxa pro lado, tem conforto, tem firmeza em curva, nao come pneu(4 novos) e ainda pega regulagem na geometria. ou seja trocar agora nao é o momento e ainda nao achei um motivo pra isso.
por isso acho um pouco exagero trocar as molas com frequência.
a regra é bem simples, amortecedores gastam primeiro, depois bem as molas. de praxe duas trocada de amortecedor ja pode trocar as molas. oque da 0 km (amortecedor) / 40,000 km (amortecedor) / 80,000 km (molas + amortecedores) seria um limite, claro que tudo depende do pavimento, condução etc. pode ser menos que isso, é so pra ilustrar a lógica. trocar molas a cada a toda troca de amortecedor pra mim é exagero. ae vai do criterio de cada um. pq eu paguei 400,00 no conjunto de molas. é grana
------------------
Luiz, nao sei te ajuda, mas molas cansadas(novamente nao confundir com usadas) ganha elasticidade ja que ela perdeu resistência, capacidade de armazenamento de carga, comprimento original, ganha deformações que é um passo pra ruptura. a deformação é vista no rebaixamento do carro pro exemplo... se continuar ela pode quebrar pela fadiga do material, isso esta na lei de Hooke.
um fato interessante que voces nao estão se entendo. um diz ficar mais mole e outro mais duro, o certo que ambos estao com a razao. é que ambos acontecem em mola cansada.
* ela fica mais mole no começo da compressão pq perdeu carga(resistência).
* porem ela fica mais dura no final pq os elos estao mais juntos devido a perda de carga(ali nas sitaçoes que postei fala de encontro de elos). e elos mais juntos aumenta a carga isso é fato
e fica mais dura pq acontece o fenômeno da deformação (inelástico) que é um passo pra quebra do material por ter sido muito exigido ao longo da vida, o Luiz so nao lembrou disso, pesquisei agora, mas ele esta certo nesse ponto. assim com o Carlos em afirmar ficar mais mole, oque é verdade, na situação que postei fala disso tb.
ou seja se acontecer isso é lixo pra mola antes que ela quebre por fadiga de material. oque eu acho ser muito difícil de acontecer, mas nao impossível.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Ano: 1996
Rafaelo, o carro estava com 70.000km.é inevitável que vai melhorar, mas ao meu ver tu foi muito conservador ao fazer isso. trocou com quantos quilometro essas molas?
A diferença no comportamento do carro foi muito grande, não foi pouco não. Sempre troco amortecedores preventivamente perto dessa KM, e se ocorrer de apresentarem problemas, faço a manutenção corretiva.
Lembro que outros Monza meu, que nunca havia trocado molas por conta de não ter o carro arriado (diferente dos Passat e outros carros que tive nos anos 80 e 90, trocava mola só quando arriasse), todos eram muito moles (geleião), pareciam um Del Rey ou Opala de tão moles. O simples fato de cutucar o freio a frente baixava muito.
Esses carros sempre trocava amortecedores de forma corretiva.
Já esse GLS 96, após esse acontecido, e após troca de molas, só fiz troca de amortecedores de forma preventiva. O carro não baixa muito a frente com facilidade, mesmo cutucando o freio e, o carro é firme. A mesma sensação tiveram meus parentes e amigos quando recomendei trocarem molas de seus Monza.
Tenho uma família de peso, rs! Meu Monza sempre vai muito pesado em viagens com passageiros e porta malas lotado. Ando sozinho mesmo indo ao trabalho.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
Rafaelo
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
pois é, o estranho que nessa quilometragem essas molas eram pra apresentar algum tipo de deformaçao e rebaixar o carro. mas como te falei, o omega ta com 88500 km originais e está bom ainda. acho que tudo depende... 70k trocou corretamente.
mas é como te expliquei, molas fadigadas vao rebaixar o carro. se tu nao teve caso desse nao quer dizer que estavam rsrsrs, eu ja tive, e ja vi outras pessoas ter em monza. no omega vou me preparar financeiramente pra trocar o kit. o kit suspensão completo de peças novas GM + molas fabrini vai dar 2000,00 de peças a MO é minha dae agente vai analisar.
obs>: quando agente fala em rebaixar é com ele estático e nao dinâmico. o proprio peso rebaixa ja que a mola perde carga.
mas é como te expliquei, molas fadigadas vao rebaixar o carro. se tu nao teve caso desse nao quer dizer que estavam rsrsrs, eu ja tive, e ja vi outras pessoas ter em monza. no omega vou me preparar financeiramente pra trocar o kit. o kit suspensão completo de peças novas GM + molas fabrini vai dar 2000,00 de peças a MO é minha dae agente vai analisar.
obs>: quando agente fala em rebaixar é com ele estático e nao dinâmico. o proprio peso rebaixa ja que a mola perde carga.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.