Tubo de plástico atrás do cabeçote?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Tubo de plástico atrás do cabeçote?

Mensagem não lida por kuhfuss »

Eita ferro, festival de mangueiras e tubos estourando??!!! :shock: :shock: :shock:
Imagem

Como os senhores podem ver, o meu estourou tudo hoje, tubo de plástico, mangueira que sai dele e vai para a admissão da bomba dágua e a porcaria do tubo de metal que que é preso na bomba (ESSE FOI PHODA PRA TROCAR!!! :smt011 :smt011 :smt011 ) Passei o dia inteiro embaixo do monza trocando estas peças e ainda falta acertar umas coisinhas.

Como é sabado e o monza enguiçou lá em São João de Meriti, eu não achei as peças de marca original (encontrei a mangueira Gates a R$9,00/ Tubo de plástico paralelo a R$ 11,00 e o tubo de metal que é fixado na bomba a R$ 6,00)

Olha, vou ser muito franco, se vcs trocaram o tubo de plástico e as mangueiras eu aconselho a trocar logo o tubo de metal que vai na bomba dágua, por ali ser o ponto mais baixo do sistema de arrefecimento é ponto mais propício a ter corrosão, devido à decantação dos sólidos em suspensão na água do sistema.

SÓ NÃO ACONSELHO A TROCAR EM CASA, É MUITO RUIM MESMO, DÁ UM TRABALHO DO CARAMBA PRA TIRAR E PRA COLOCAR MAIS AINDA!!! ELE É ENCAIXADO NA PRESSÃO. COM MUITO, MAIS MUITO SACRIFÍCIO EU CONSEGUI SUBSTITUIR, CORTEI A MÃO TODA NESSE SERVIÇO, FICAR COM OS OLHOS TODOS IRRITADOS POR TANTA FERRUGEM E FULIGEM CAINDO NA MINHA CARA, ALÉM DE ESTAR COM UMA BAITA DOR NAS COSTAS. :smt021 :smt021 :smt021

OBS: Arranquei a termostática (PROVISÓRIAMENTE) para diminuir a pressão no sistema, observei que depois da substituição quando a ventuinha está para armar, o carro começa a jogar água para fora pela tampa do reservatório, quando ela está aberta, será que foi por causa da termostática que eu tirei???

também tô na M galera, amanhã vou isolar o radiador de ar quente (quero nem saber, vou diminuir os pontos de possiveis vazamentos) e trocar mais mangueiras.

abraços.
A pé!!!
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por leeloy »

kuhfuss escreveu:Eita ferro, festival de mangueiras e tubos estourando??!!! :shock: :shock: :shock:

Como os senhores podem ver, o meu estourou tudo hoje, tubo de plástico, mangueira que sai dele e vai para a admissão da bomba dágua e a porcaria do tubo de metal que que é preso na bomba (ESSE FOI PHODA PRA TROCAR!!! :smt011 :smt011 :smt011 ) Passei o dia inteiro embaixo do monza trocando estas peças e ainda falta acertar umas coisinhas.

Como é sabado e o monza enguiçou lá em São João de Meriti, eu não achei as peças de marca original (encontrei a mangueira Gates a R$9,00/ Tubo de plástico paralelo a R$ 11,00 e o tubo de metal que é fixado na bomba a R$ 6,00)

Olha, vou ser muito franco, se vcs trocaram o tubo de plástico e as mangueiras eu aconselho a trocar logo o tubo de metal que vai na bomba dágua, por ali ser o ponto mais baixo do sistema de arrefecimento é ponto mais propício a ter corrosão, devido à decantação dos sólidos em suspensão na água do sistema.

SÓ NÃO ACONSELHO A TROCAR EM CASA, É MUITO RUIM MESMO, DÁ UM TRABALHO DO CARAMBA PRA TIRAR E PRA COLOCAR MAIS AINDA!!! ELE É ENCAIXADO NA PRESSÃO. COM MUITO, MAIS MUITO SACRIFÍCIO EU CONSEGUI SUBSTITUIR, CORTEI A MÃO TODA NESSE SERVIÇO, FICAR COM OS OLHOS TODOS IRRITADOS POR TANTA FERRUGEM E FULIGEM CAINDO NA MINHA CARA, ALÉM DE ESTAR COM UMA BAITA DOR NAS COSTAS. :smt021 :smt021 :smt021

OBS: Arranquei a termostática (PROVISÓRIAMENTE) para diminuir a pressão no sistema, observei que depois da substituição quando a ventuinha está para armar, o carro começa a jogar água para fora pela tampa do reservatório, quando ela está aberta, será que foi por causa da termostática que eu tirei???

também tô na M galera, amanhã vou isolar o radiador de ar quente (quero nem saber, vou diminuir os pontos de possiveis vazamentos) e trocar mais mangueiras.

abraços.
ACHO :| que o problema na tampa não tenha relação com a remoção da termostática, pois o meu carro andou anos sem (eu não sabia :smt010 ) e não vazava nada pela tampa não.

Acho que pode ser muita água no sistema de arrefecimento ou a tampa está com problemas.

Abrçs. :smt023
Monza GLS 94/95 2.0 EFI Álcool
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Seu carro deve estar é com ar no sistema, por isso vaza água pela tampa. Para tirar o ar, basta remover o sensor de temperatura que fica acima da válvula termostática e adicionar água até que saia pelo local do sensor, quando isso começar a ocorrer, coloque o sensor no lugar, complete o nível de água no reservatório até a marca indicada, funcione o carro até a ventoinha disparar 2x, depois desligue o carro, espere esfriar e veja se o nível de água precisa ser completado...

Abraço.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por waldir »

Só não vá deixar o Monzão sem a termostática hein! :smt018 Comprei uma no inicio deste ano e paguei R$ 50 numa original :smt023

Leeloy,

já efetuei atroca da VT R$53,25 e aproveitei troquei também o Reservatório de expansção do radiador R$ 39,90... estava sujo demais
já havia limpado uma vez, sem muito sucesso. Deverá ficar por muito tempo 1/2transparente. :wink:

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

waldir escreveu: Leeloy,

já efetuei atroca da VT R$53,25 e aproveitei troquei também o Reservatório de expansção do radiador R$ 39,90... estava sujo demais
já havia limpado uma vez, sem muito sucesso. Deverá ficar por muito tempo 1/2transparente. :wink:

waldir
Qdo levei o carro para fazer o cabeçote com o Mexanico ele me perguntou se o carro estava com a valvula termostatica, e qdo eu respondi que sim ele falou "Se o carro fosse meu eu tirava!". Que raiva! :smt011 :lol:

Ehh agora o Monzão está com sangue novo :wink: :mrgreen:

waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP

Mensagem não lida por waldir »

Leeloy e Amigos,

O mecanico na sexta passada disse que a VT estava em falta. (eu achei na primeira :?
Penso também que ele é dos que acham que a VT não tem influência na performance. Talvez não saiba que os motores modernos
trabalham mais quentes na média de 95º contra 80ºC dos antigos. Principalmente nos carros à alcool a temperatura mais alta
melhora a combustão.
Sem válvula não vai travar nunca, porém, pela manhã ou no frio vai demorar um pouco mais para esquentar e pode significar
uns 'engasgos' ou baixo rendimento de velocidade inicial. Não fosse importante, ela não estaria ali originalmente, não é mesmo.

Defeito: Motor demora muito para esquentar ou nunca atinge a temperatura ideal de funcionamento

Causa provável: Motor sem válvula termostática; Válvula termostática travada na posição aberta; Válvula termostática fora de especificação (temperatura de abertura baixa)

Solução: Colocar a válvula termostática; Substituir a válvula; Substituir a válvula por outra com temperatura mais elevada

................

Defeito:Motor acima da temperatura ideal

Causa Provável:Falta de solução arrefecedora no sistema; Radiador obstruído; Mal funcionamento da válvula; Ventoinha não funciona.

Solução: Repor o líquido de arrefecimento; Efetuar a limpeza; Verificar a temperatura de abertura, caso esteja fora, alterá-la;
Verificar funcionamento do cebolão
............

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
kuhfuss
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por kuhfuss »

Não deixei sem, recoloquei a VT no lugar.

Entretanto, o carro está demorando demais a desarmar a ventuinha quando eu paro ele em casa, dura cerca de 5 minutos acho que ele está com algum outro vazamento, ou entrada de ar, pois a água está sumindo mais que antes do reparo que fiz.

Tô verificando, completando a água e tudo mais, mais semana que vem vou parar ele com calma para isolar o radiador de ar quente, não quero isso funcionando não, aqui no rio quase impossível usar. só é mais um ítem para dar dor de cabeça.

sds
A pé!!!
leeloy
Membro SL/E (Ní­vel 3)

kuhfuss escreveu:Não deixei sem, recoloquei a VT no lugar.

Entretanto, o carro está demorando demais a desarmar a ventuinha quando eu paro ele em casa, dura cerca de 5 minutos acho que ele está com algum outro vazamento, ou entrada de ar, pois a água está sumindo mais que antes do reparo que fiz.

Tô verificando, completando a água e tudo mais, mais semana que vem vou parar ele com calma para isolar o radiador de ar quente, não quero isso funcionando não, aqui no rio quase impossível usar. só é mais um ítem para dar dor de cabeça.

sds
Isole o radiador de ar quente para ver se está vazando por lá, mas após o teste se for constatado que não é por lá o vazamento reinstale-o :smt023 . Pois tb sou do Rio e sabemos que nunca usaremos este item, mas sou a favor "se tem há de funcionar :lol: ". O meu mesmo está isolado, eu já comprei assim, mas com certeza um dia pretendo ativá-lo novamente. E vendo um desses programas de tv sobre carro achei uma utilidade para o aquecedor para nós que já morremos de calor. É o seguinte: Qdo o motor estiver sobre aquecendo (Ex.: ventoinha com defeito) ligando o aquecedor a água do arrefecimento terá um percurso mais longo para passar e com isso a troca de calor será mais rápida deixando-a mais fria para o motor :mrgreen: .

E realmente é um saco vazamento da água do arrefecimento, pois é de difícil detecção. O meu mesmo só parou de vazar qdo troquei a bomba d'água, selos do motor, radiador e algumas mangueiras. Tudo isto deu problema em menos de 3 meses :smt010 , então fui trocado tudo por novo, e agora o vazamento acabou :wink: .

Enquanto não descobre o culpado do vazamento só aconselho colocar água de torneira mesmo, pois a quantidade do aditivo do radiador que indica no manual é de 3L e mais a água destilada acaba ficando oneroso para um sistema que está vazando, visto que o Paraflu está R$14,50 e a água R$2,00 meio litro. Claro se esta pesquisa sobre o vazamento não levar um ano, por exemplo :lol: .

Vc chegou a fazer a um teste citado por um Monzeiro (fiz a busca do tópico, mas não achei :smt010) que consiste em deixar o reservatório sem a tampa de um dia para o outro e como o sistema vai ficar sem pressão começará a minar água dos vazamentos, se houver claro. Faça este teste se vc ainda não fez.

Responder