Valvula retentora de vacuo! Duvidaas?

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Fabio_gonzatto
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Valvula retentora de vacuo! Duvidaas?

Mensagem não lida por Fabio_gonzatto »

então galera, coloquei a tal valvula no meio da mangueira e a bagunça na marcha lenta do eu carro parou. é uma valvula igual aquela da foto do mercado livre q ostaram aqui. vou deixar assim mais um tempo pois assim que tiver " Verba" vou colocar o cilindro mestre e o hidrovacuo novo, pois pretendo colocar o kit de freios do vectra 98/99 5 furos junto com o jogo de rodas 15 powerteck do omega. :smt023 :D
yan
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por yan »

Galera, estou reativando o tópico!

Tenho alguns problemas e algumas dúvidas e gostaria de saber quem pode me ajudar.

Tenho um Monza 91 e ele apresenta o seguinte quadro: o pedal do freio apresenta um chiado, principalmente quando eu piso nele, mas o freio NÃO está falhando. Recentemente eu descobri que essa vazão de ar do pedal do freio está alterando a potência do motor em marcha lenta, já que o servo-freio (hidrovácuo) é ligado no "pistão 1", e como parece que está faltando pressão, o pistão não funciona em baixa rotação. Fiz dois pequenos testes: 1) apertando o pedal do freio até o fim, com força, faz o pistão voltar a funcionar. 2) tirei a mangueira do hidrovácuo e a tampei com o dedo, o pistão voltou a funcionar!

Ou seja, aparentemente é falta de regulagem de pressão.

Qual seria o problema e qual seria a solução?
O hidrovácuo inteiro tem que ser trocado?
A válvula no meio da mangueira tem que ser trocada?
A válvula que liga o servo-freio ao pedal tem que ser trocada? (Existe tal válvula??)

Eu fiz o teste pra saber se aquela borracha do servo-freio está rasgada, e aparentemente não está, logo, creio que o problema não seja nele....

Agradeço desde já pela ajuda!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Recentemente eu descobri que essa vazão de ar do pedal do freio está alterando a potência do motor em marcha lenta, já que o servo-freio (hidrovácuo) é ligado no "pistão 1", e como parece que está faltando pressão, o pistão não funciona em baixa rotação.
Yan

O hidrovácuo recebe pressão negativa (vácuo) do coletor de admissão.
Esse coletor é o que alimenta os 4 cilindros do motor com combustível e ar para a queima.
Se a marcha lenta do seu carro está ruim, pode ser uma fuga de vácuo (que é o mesmo que entrada falsa de ar), e isso afeta todos os cilindros, alterando a mistura ar+combustível, dosada pelo carburador.
Um teste que se pode fazer no sistema servo do freio é parar o carro em uma ladeira, segurar com o freio de pé, desligar o motor e dar algumas pisadas sucessivas no pedal. Só depois da terceira pisada o servo deve perder o efeito, exigindo então mais força no pé.
Se depois da primeira pisada o freio ficar duro, existe um vazamento.
Se o freio permanecer macio até a terceira pisada, está normal.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, no Monza com carburador, as mangueiras do servo freio, vacuômetro, caixa de ventilação com A/C e outros equipamentos que funciona por pressão negativa, ficam conectadas em uma conexão fixada no tubo do 4º cilindro do coletor de admissão. Se houver vazamento em um dos equipamentos acima citado e for pequeno, o 4º cilindro será o primeiro a sentir. No Monza EFI não ocorre esse sintoma, pois a tomada sai da junção de todos os tubos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por jorgeAP »

Em carros carburados o defeito apresentado pelo Yan, na maioria das vezes ocorre um barulho de sopro de ar ao acionar o freio tipo freio a ar de caminhões, pode ocorrer do barulho ser muito baixo em casos de vazamento ainda pequeno, mas nos dois casos a marcha lenta fica alterada ao acionar os freios, e assim sendo o problema está no HIDROVACUO e a troca do mesmo e inevitável. Já a válvula de retenção não tenho conhecimento de dar problemas, pela simplicidade de contrução.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Essa válvula dá problemas sim. Já troquei várias em carros de amigos e de empresa que trabalhei.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por jorgeAP »

Carlos A. Freire escreveu:Essa válvula dá problemas sim. Já troquei várias em carros de amigos e de empresa que trabalhei.

Abs,

Carlos Freire
Só citei na minha experiência com Monzas, no caso do meu nunca troquei a válvula, e só troquei o Hidrovácuo uma vez, e ainda acrescentando mais uma que não tem a ver com o assunto aqui abordado, tem muita gente que não acredita minha bobina asfáltica é original do carro, caso que vejo muita gente reclamar de defeitos constantes.
Monza 91 automático (AGORA PLACA PRETA,)
yan
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8

Mensagem não lida por yan »

O primeiro passo, portanto, creio que seja trocar essa pequena válvula, pois o que era pra ela fazer (regular a pressão), eu fiz com o dedo no fim da mangueira. Certo?
Responder