radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

os cara nao sao capaz nem de pagar um revisor técnico. isso existe nao é exclusividade monza, tem ate nos dias de hoje, erros em documentos final. sempre tem que revisar bem pra nao deixar se influenciado erroneamente.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Como verificar a capacidade do filtro de óleo!
Compre uma Coca Cola de 500 ML gelada.
Imagem

Beba ela com tranquilidade.
Imagem

Depois, preencha-a com água, e, em seguida, encha o filtro de óleo! Se sobrar na garrafa, significa que o filtro não tem capacidade de meio litro!
Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

O caso mais absurdo de erro em manual é o do Fiat Marea que deixou muito proprietário com um abacaxi na mão e a FIAT não fez nada...

Rafaelo eu aprendi uma coisa, quando estou escrevendo algo que não é pra mim mesmo, e até muitas vezes é, eu sempre procuro fazer de uma maneira que, até um macaco entenda... Sempre faço as coisas pensando na pessoa mais burra do mundo ao quadrado... e vezes 2 pra garantir... Tem me servido bem...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

que erro seria esse Vinicius?

sim, o teor dos manuais do proprietário ja sao feitos com linguagem didática as vezes em demasia pra justamente facilitar o leitor desde um engenheiro a conteúdo técnico a uma patricinha. diferente do manual de reparaçao que tem teor mais tecnico em seus textos.

mais nesse caso em especial do monza, erraram no valor do volume do filtro de oleo claramente. nao sei se corrigiram em algum ano, oque sei que no manual do omega nao tem esse erro, e usa o mesmo motor do 96 entre outros monzas Fase 2.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Ué o famoso erro de troca de óleo... colocaram uma kilometragem muito acima do normal... aconteceu que muitos motores fundiram por criar borra interna por conta de óleo saturado...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR

na sabia disso, é, erros acontecem, pessoal mais leigo que nao estao acostumado com engenharia e esse meio industrial tecnico acha que tudo que vem da fabrica é bom, bom oque eu pergunto? será que o recall nao seria uma mostra de falhas? pq nao fizeram uma recall nos manuais? nao fizeram pra nao passar vergonha alheia. seria muito vergonhoso pedir o manual como recall. imagina a cena!

outro erro é nao recomendar a troca de oleo da caixa de marcha nos GM. é um absurdo ter que ler uma idiotice dessa, oleo de engrenagem aquece tanto quanto um motor a 100°, cria limalha, e pode reduzir a vida util da caixa. oleo nao é infinito como o manual supôs.

um motor faz 350,000 STD imagina 2 retifica, oque vira esse oleo, vira graxa
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo, e o que contar então da CSS VW aqui da cidade, cheguei com o Bora lá pra trocar o óleo e o gerente da oficina me garantiu brigando que não se trocava óleo de cambio automático! Virei as costas e fui embora! Rs, troquei numa oficina boa aqui da cidade!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR

isso é comum Leo, essa gente nao tem conhecimento de engenharia e nem de mecanica comum,nao sabe que engrenagem é altamente exigida,rolamentos, e seu mal por falta de lubrificaçao de qualidade, nao sabe que o oleo perde propriedade conforme os anos e o uso. eu por exemplo tenho acesso a isso devido ao ambiente que vivo, e desde pequeno nasci vendo meu avo trocando oleo das caixa de redução das maquina industrial, e usa o mesmo oleo que de "carro" pouco mais espesso, senao troca come o rolamento, senao troca aquece demais o conjunto, senao troca a limalha faz a festa, dae vem as folgas e nao sabem de onde. entao nao da pra culpar o publico leigo, foram mal informado desde o manual. é uma pena que esse pessoal é bitolado em seus mundo. pode perguntarem pra qualquer engenheiro mecanico se existe 'oleo infinito', vao rir da cara da gente.

ao meu ver o monza,kadett,vectra,omega,entre outros que usam a caixa F15 a 20(a tradicional caixa de monza formato) nao nescessita a troca de oleo é devido o projeto dela, nem como ver nivel de oleo ela tem, tem que fazer um gambiarra que a GM indica no manual, e tambem nao tem escoamento total do oleo, onde sai o oleo nao sai tudo, ate isso foi mal projetado. o bujao era pra ser embaixo da tampa diferencial no local mais fundo ahhhhhhhhhhh dae fica toda aquela gosma acumulada la na tampa te obrigando a tirar ela.

senao precisa troca pq tem oleo original a venda? tem coisa que nao tem coerência alguma. a troca de oleo da caixa nao é facil nessas caixa GM, talvez seja isso o pq nao deram uma atençao maior e deixaram assim como opcional. eu como sei como funciona a mecanica nao faço esse crime de deixar uma oleo la por 20 anos apodrecendo dentro da caixa. tenho dó do conjunto mecanico.

sao poucos que dao atençao a isso, o manual nao é sagrado e contem erros.
Responder