Fast, se for a mesma para o 1.8 álcool é essa 86!
Meu carro no ponto morto vibra demais! Porém ainda não substituí os coxins do motor pra saber se são eles, ou o ponto deficiente!
"Tenho medo que o ponto da correia fique errado por ela ser diferente".
Correia dentada
-
Fastback
- Membro Classic (Nível 7)
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Correia dentada
Cara, no cepchev nao tem distinçao por combustível ou cilindrada... Apenas ano. Entao, o seu deve ser mesmo essa 86!weuller escreveu:Fast, se for a mesma para o 1.8 álcool é essa 86!
Meu carro no ponto morto vibra demais! Porém ainda não substituí os coxins do motor pra saber se são eles, ou o ponto deficiente!
"Tenho medo que o ponto da correia fique errado por ela ser diferente".
QUanto ao ponto, acho muito difícil... Talvez, eu disse TALVEZ, pode ser que por os encaixes serem diferentes, em alguma situaçao mais severa possa acontecer de pular um dente ou coisa parecida mas, as vezes pode nao ter nada a ver também. Pelo o que eu me lembre, a correia dos dentes arredondados é a dos Monza 96, que foi a que eu comprei enganado. Mesmo assim, talvez seja do seu motor ter essa polia dos dentes arredondados.
Quanto a vibraçao, se foi uma coisa que meu pai sempre se queixou foi quanto a frequencia de troca desses coxins do motor! O meu também vibra um pouco e, segundo meu velho, um dos coxins está precisando ser trocado mas, ainda tenho muita coisa pra mexer antes dele. =/
Abraço!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
- Luiz Carlos (Rio)
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
Weuller, se os dentes da polia tem formato diferente dos dentes da correia, existe grande possibilidade de quebra desses dentes (da correia), já que o esforço da correia não ficará bem distribuido sobre os dentes da mesma.
Não custa lembrar que correia dentada é o ítem mais crítico em motores atualmente, pois apesar de terem grandes vantagens sobre os sistemas anteriores (corrente, engrenagem, etc), precisam trabalhar otimizadas, isto é, com tensão correta, assentamento correto dos dentes...
A correia dentada para seu Monza 85 deve ter as seguintes características:
Largura: 20mm
Comprimento: 1057mm
Nº de dentes: 111 (número simpático esse
)
Qto a marcas, Gates, Goodyear, Dayco, Contitech, são marcas renomadas. No caso do seu motor, que não possui tensor, a correia trabalha bem menos (só faz curva para um lado), o que aumenta sua durabilidade.
Qto a sua pergunta sobre se usar uma correia errada pode influir no ponto do motor, a resposta é: provavelmente não. Se ela for um pouquinho maior ou menor que a original, um ajuste de tensão girando a bomba dágua para um lado ou outro vai compensar isso.
Mas... pode haver problema se a distância entre os dentes for diferente, de forma a não permitir um ajuste correto do sincronismo entre a polia do virabrequim e a do comando de válvulas. Aquela parte da correia que fica à frente, lado oposto ao da bomba dágua, é o que determina o sincronismo. Mas nesse caso cairíamos no mesmo problema de dentes de perfil diferente, onde o ajuste entre correia e polias seria visivelmente errado.
Abraços
Não custa lembrar que correia dentada é o ítem mais crítico em motores atualmente, pois apesar de terem grandes vantagens sobre os sistemas anteriores (corrente, engrenagem, etc), precisam trabalhar otimizadas, isto é, com tensão correta, assentamento correto dos dentes...
A correia dentada para seu Monza 85 deve ter as seguintes características:
Largura: 20mm
Comprimento: 1057mm
Nº de dentes: 111 (número simpático esse
Qto a marcas, Gates, Goodyear, Dayco, Contitech, são marcas renomadas. No caso do seu motor, que não possui tensor, a correia trabalha bem menos (só faz curva para um lado), o que aumenta sua durabilidade.
Qto a sua pergunta sobre se usar uma correia errada pode influir no ponto do motor, a resposta é: provavelmente não. Se ela for um pouquinho maior ou menor que a original, um ajuste de tensão girando a bomba dágua para um lado ou outro vai compensar isso.
Mas... pode haver problema se a distância entre os dentes for diferente, de forma a não permitir um ajuste correto do sincronismo entre a polia do virabrequim e a do comando de válvulas. Aquela parte da correia que fica à frente, lado oposto ao da bomba dágua, é o que determina o sincronismo. Mas nesse caso cairíamos no mesmo problema de dentes de perfil diferente, onde o ajuste entre correia e polias seria visivelmente errado.
Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
- arnaldoRJ
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Olá monzeiros, Tenho um GL 96 sem AC e sem DH, já comprei tudo, a coreia dentada que está rodando é uma com os dentes boleados, para colocar o AC para funcionar precisarei trocar a polia do eixo do virabrequim (aonde pega a dentada)por uma que é mais avançada para fora própria para AC, para depois parafusar a polia do AC e DH.
Bom, fui no ferro velho, e consegui essa polia do eixo do motor, só que com os dentes quadrados, diferente do formato que está rodando que é arredondada.
O velho do ferro velho me disse que as polias do meu carro foram trocadas.
E agora? A correia dentada adequada para meu veículo deveria ser a quadrada ou a arredondada?
Agora é com vocês, me ajudem.
Bom, fui no ferro velho, e consegui essa polia do eixo do motor, só que com os dentes quadrados, diferente do formato que está rodando que é arredondada.
O velho do ferro velho me disse que as polias do meu carro foram trocadas.
E agora? A correia dentada adequada para meu veículo deveria ser a quadrada ou a arredondada?
Agora é com vocês, me ajudem.
EX-------Monza GL 2.0 EFI 1996 4pts,gasolina/GNV, VERDÃO, lindão, vidro, travas, CB, pneus 14 novos, rodas liga, DH, porta malas elétrico, alarme, ar quente, Multi-lock, leds pra todo lado.
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
O Monza 96 usa correia dentada com dentes quadrados. É a mesma correia dentada usada nos Vectra e Astra.
Verifique onde fica o tensionador da correia dentada de seu Monza. Se ficar embaixo, entre a bomba d'água e polia do virabrequim e o ajuste da tensão da correia for feita por esse tensionador, esse motor é do modelo 96 mesmo. Se ficar lá em cima, perto do cabeçote, e o ajuste de tensão da correia é feito pela bomba d'água, esse motor é dos modelos antigos, até 1995 e, se seu Monza for 96/96, há probabilidade de ter sido trocado esse motor.
Para colocar a DH e ar condicionado no Monza de 91 à 96, com relação as polias só precisa da polia de acessórios, usando correia poly V para DH e alternador e correia V para o A/C. Não é preciso alterar a polia dentada da correia dentada.
Lembrando que além da polia, precisará do suporte que prende o alternador e DH no motor, DH completa (caixa de direção, mangueiras, bomba...). Já para o A/C, terá muito mais trabalho, inclusive alterando sistema de arrefecimento (radiador, ventoinha, hélice da ventoinha...), suspensão, coxim do motor, carroceria, caixa de ventilação...
Abs,
Carlos Freire
Verifique onde fica o tensionador da correia dentada de seu Monza. Se ficar embaixo, entre a bomba d'água e polia do virabrequim e o ajuste da tensão da correia for feita por esse tensionador, esse motor é do modelo 96 mesmo. Se ficar lá em cima, perto do cabeçote, e o ajuste de tensão da correia é feito pela bomba d'água, esse motor é dos modelos antigos, até 1995 e, se seu Monza for 96/96, há probabilidade de ter sido trocado esse motor.
Para colocar a DH e ar condicionado no Monza de 91 à 96, com relação as polias só precisa da polia de acessórios, usando correia poly V para DH e alternador e correia V para o A/C. Não é preciso alterar a polia dentada da correia dentada.
Lembrando que além da polia, precisará do suporte que prende o alternador e DH no motor, DH completa (caixa de direção, mangueiras, bomba...). Já para o A/C, terá muito mais trabalho, inclusive alterando sistema de arrefecimento (radiador, ventoinha, hélice da ventoinha...), suspensão, coxim do motor, carroceria, caixa de ventilação...
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
- arnaldoRJ
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Então segundo suas informações meu motor é 96/96, pois o tensionador fica em baixo entre a bomba d'água e a polia do virabrequim.
O antigo dono deve ter trocado tudo pela dificuldade.
É a quadrada então, o velho do ferro velho tava certo.
Obrigado, sabia que aqui teria a resposta.
Quanto ao restante das peças já tenho tudo.Tanto para o AC, quanto para DH.
Valeu.
O antigo dono deve ter trocado tudo pela dificuldade.
É a quadrada então, o velho do ferro velho tava certo.
Obrigado, sabia que aqui teria a resposta.
Quanto ao restante das peças já tenho tudo.Tanto para o AC, quanto para DH.
Valeu.
EX-------Monza GL 2.0 EFI 1996 4pts,gasolina/GNV, VERDÃO, lindão, vidro, travas, CB, pneus 14 novos, rodas liga, DH, porta malas elétrico, alarme, ar quente, Multi-lock, leds pra todo lado.