Re: Eletroventilador do radiador
Enviado: 24 Jan 2008, 18:47
Acho que o Código 12. uma piscada longa e dois curtos. significa tudo em ordem.
Tudo sobre o Chevrolet Monza!
https://forum.monzeiros.com:443/
Marcel,Marcel Murai escreveu:Não!..no meu é assim, quando poe o jumper A e B se o motor tiver frio, a luz da injecao fica piscando até chegar a temp. no meio
Quando chega no meio a temp, acende a luz da marcha ascendente e liga a ventoinha no segundo estágio.
Fast,Fastback escreveu:Carlos, resolvi postar a foto... Mesmo estando péssima.
Vamos lá, os pinos à serem ligados são esses dois à esquerda na linha inferior, certo? Os dois juntinhos...?
Como dá (ou não) pra ver na foto, aparentemente são só 4 pinos. Esse último que você diz ter no final da segunda linha, aparentemente não existe no meu. Tanto é que na foto ele também não aparece, ou eu não estou conseguindo vê-lo MESMO. Existe mesmo esse pino? Ou ele seria uma espécie de aterramento?
Bom... Mesmo assim, tô só no aguardo da confirmação!
PS pra complementar: Ao entrar em modo de diagnóstico, independente da programação (como por ex. o que o Marcel disse de o carro "ignorar" a temperatura do motor) É PARA ACIONAR A VENTOINHA NO SEGUNDO ESTÁGIO!?
Amauri,Amauri RJ escreveu:Galera, só pra desencargo de consciencia de vcs, Carlos, Murai e o Famoso Diego FASTBACK.
O meu MONZA É UM GLS 94 - VERDE VIVALDI, lembra Diego, rs....![]()
![]()
O Funcionamento da ventuinha do meu carro funciona da seguinte maneira:
Carro frio ligando o Ar condicionado a ventuinha arma na estágio 1, depois de esquentar cerca de 3 minutos já passa pro estágio 2 e assim fica.
Carro quente ligando o Ar, ja entra logo a 2ª velocidade e o ponteiro no painel fica próximo da marca azul, andando constantemente, depois ela passa pro 1ª estágio. Se por ventura eu pegar um engarrafamento com o Ar ja estando ligado e a ventuinha no 1ª estágio, percebe-se a temperatura no painel subindo, aí, nitidamente da pra perceber o 2ª estágio entrando em ação e baixando a temperatura.
Carro frio em aquecimento, depois de aquecido, a ventuinha antes armava certinho com o ponteiro bem no centro, arma logo o 2ª estágio, mas agora ela está armando um pouquinho abaixo do centro, mas ja percebi que é a solda que fiz no fio do conector de temperatura que não está legal.
Anteriormente eu tive problemas com o conector e o sensor de temperatura ( que fica alojado no corpo da caixa termostática ) , troquei os dois e quanto ao conector eu soldei os fios, depois disso a marcador de temperatura no painel nunca mais foi o mesmo, pois ele dá uma leve oscilada, mas da pra fazer a leitura pefeitamente, vou desmanchar a solda que fiz e refazer, pois tenho quase certesa que é ela que está mal feita.
Os problemas neste sensor foi: Carro afogando e piscando o código 12 no painel, trocado o sensor, o problema foi sanado.
Pergunta ao Carlos: Qual o procedimento para apagar esse código que ficou gravado na memória ???
Desde já agradeço pela informação.
Também pode colocar um jumper no relé da 2 velocidade pinos 30 e 87 do relé (chave), cuidado para não fazer isso com os pinos 85 e 86 porque eles são da bobina do relé.Marcel Murai escreveu:Sim, vc pode juntar o fio preto com o verde do resistor à fim de usá-lo emergencialmente até seu reparo.Fastback escreveu: Se eu fizesse com que a energia passasse diretamente do chicote para o ventilador, "pulando" esse resistor (que seria uma peça branca, aparentemente de cerâmica, não?) ao acionar o primeiro estágio o ventilador estaria na capacidade máxima?
Pois, o tempo que ele leva pra aquecer do meio do ponteiro pra cima é coisa mínima. Um minuto que eu fico com o carro parado o bicho já tá com a temperatura lá em cima e, mesmo fazendo de tudo pra não pegar trânsito pesado, dando voltas imensas só pra "andar rápido" pra gelar bem o radiador, é complicado. Se eu começo a manobrar o primeiro estágio não dá conta de resfriar o motor... Talvez, pelo menos pra segurar o ventilador até semana que vem, que é quando pretendo levar o carro pra oficina, essa poderia ser uma solução "emergencial", ou não?
Pelas suspeitas, tudo indica que foram os filhos da ... da conversão que "esqueceram" de ligar o segundo estágio da ventoinha, ou fizeram algo que não ativa a mesma pois, o thiago também teve os mesmos problemas um tempo depois quando voltou para fazer alguns reparos no carro dele na mesma oficina. Ou seja, é muita coincidência que dois carros iguais tenham dado os mesmos problemas na mesma oficina, né?
Ah Carlos,Carlos A. Freire escreveu:Marcel,Marcel Murai escreveu:Não!..no meu é assim, quando poe o jumper A e B se o motor tiver frio, a luz da injecao fica piscando até chegar a temp. no meio
Quando chega no meio a temp, acende a luz da marcha ascendente e liga a ventoinha no segundo estágio.
no meu Monza 96 e de outros colegas com 94 ao colocar o jumper A e B, ligar o contato o ventilador entra na segunda velocidade no mesmo instante independente do motor estar frio ou quente, e o painel começa a mostrar os códigos piscantes.
Abs,
Carlos Freire
Sim, liga o "Segundo estágio" porque a corrente não passa pelo resistor, que abaixa a corrente.Fastback escreveu:Pessoal, agora é que eu me perdi mesmo!!!
Como o Marcel sugeriu, liguei os fios que passavam por aquela resistência branca próxima ao ventilador diretamente, sem passar por ela. Agora, quando a temperatura fica entre o 3/4 e a metade do marcador (acredito que, no meio deles) ele já liga direto o segundo estágio. :smt017 Se estivesse tudo normal, essa já seria a hora de ele ligar, não?
Cada vez essa coisa me deixa mais confuso... Bom, pelo menos agora dá pra ficar um pouco mais tranquilo até achar uma boa oficina para dar uma averiguada nisso tudo.![]()
Ah, uma pergunta meio ignorante, quando o carro começa a "pesar" pra dar partida, seria a bateria começando a dar sinais de que está meio fraca?