Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTEC700

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Scanner Diagnóstico Monza Kadett EFI Freeware ALDL MULTE

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Novidade muito boa, consegui encontrar um adaptador USB para serial que funciona, ainda nã testei no Monza, porque está em Canela (e eu em Porto Alegre), mas ele fez a conexão serial perfeita com um modem externo que tenho e funcionou perfeito, nenhum outro tinha conseguido isso, ele vem descrito como USB-RS232 e nele está gravado em alto relevo HL-340, comprei numa loja de bujigangas da China e funciona!
Imagem
Mais impressionante ainda é que depois de instalar este driver os outros USB-serial também passaram a funcionar Genial!!!!

Driver http://www.baixa.la/arquivo/9150818

Quando for a Canela vou testar, mas a comunicação serial funcionou em Seven 32 bits, Vista 32 Bits e XP 32 bits, com portas USB 1.1 e USB 2.0, mas não funcionou em Mileniunn com porta USB 1.1 (trava o Windows Me).
E custou só R$ 20,00 :P :D :lol: :smt020
MonzaClub20EFICHZ

Então, os valores de compressão devem estar para o caso de gasolina em 180 com a variação máxima de 15 PSI entre o menor e o de maior compressão, no teu caso o cilindro número 3 além de estar abaixo do normal, está 24 PSI abaixo do de maior compressão, ele é o responsável pela oscilação da lenta, pois não tem força suficiente para manter o motor redondo.

Agora só abrindo para saber o causador do problema, pode ser válvula, anéis, pistão, cilindro ou só uma junta queimada.

-----Mensagem original-----
Assunto: RE: Dados p/ análise

Boa noite Carlos,

Consegui fazer as medições hoje segue abaixo:

1º - 176
2º - 180
3º - 166
4º - 174

PSI

A bomba eu troquei por uma usada q tinha. Estava normal.

Roniele

Subject: Re: Dados p/ análise
Date: Sat, 1 Sep 2012 19:37:05 -0300

Lembrei de outra coisa possível, entupimento do filtro de combustível ou baixa pressão da bomba, mas ainda aposto mais minhas fichas em baixa compressão de um ou mais cilindros.

----- Original Message -----
Sent: Saturday, September 01, 2012 12:24 PM
Subject: Fw: Dados p/ análise

Os mal contatos do distribuidor diminuiram bastante, mas ainda ocorrem acima de 5000 RPM, o vácuo do motor estabilizou, o que é bom sinal, mas o avanço e a lenta não estão bons, a lenta está variando muito, e por isso a variação do avanço, mas não me disse como foi o teste da compressão do motor, lembra que recomedei "então é bom conferir a compressão do motor cilindro por cilindro ANOTAR OS VALORES (sim, precisa anotar sim)"

Testou os cabos e as velas novos para ver se estavã bons antes de colocar? Devem ter todos menos de 8 kohms.

----- Original Message -----
Sent: Saturday, September 01, 2012 10:50 AM
Subject: RE: Dados p/ análise

Carlos, fiz a substituição da bobina impulsora depois do teste proposto no fórum, ela realmente estava ruim.

Depois disso os cortes parecem ter sumido, porém agora a marcha lenta ficou irregular.

Refiz o log2 e está em anexo. Se puder continuar me ajudando.

Roniele

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
ronielegervasio escreveu:boa noite mestre.

Mais uma vez venho recorrer aos seus conhecimentos pra entender um problema no monzão.

Estou com um problema no funcionamento acima dos 3.000 giros, começa a cortar e o ponteiro do rpm fica doidão (vai aos 5.000, 7.000). a partir daí fica impossível de andar.

Já testei pressão da bomba, sensor MAP, sensor de temperatura, bico injetor, módulo HEI.
São novos: velas, cabos, rotor.
No scanner não aparece nada fora do normal.

Meu carro é EFI 1.8 a gasolina.

Jà viu algo parecido?
Engraçado os problemas aparecem em blocos idênticos, os teus problemas são parecidos com o Jerry, mas no teu caso não há oscilação do avanço, porém também aparecem problemas de mal contato no sistema de rotação, pode ser aterramento, oxidação ou folga nos conectores do HEI, bobina impulsora ou folga no eixo do distribuidor, pois no gráfico da RPM fica pipocando até 6000 RPM, apesar de não ter acelerado para tal, o que significa que o motor acima de 3000 RPM fica mandando faísca descontroladamente para as velas e pior sem nenhum sentido, a faísca vai em desordem para o motor gerando os sintomas que relatou, além disso, no gráfico do MAP indica problemas de falta de vácuo no motor e em qualquer regime de rotação, então é bom conferir a compressão do motor cilindro por cilindro ANOTAR OS VALORES (sim, precisa anotar sim) e postá-los aqui.

Além disso a ECU que está usando NÃO ESTÁ NA LISTA DO CEPCHEV, portanto não sei de que carro é!
Abaixo vou colocar os teus 2 logs.

http://www.baixa.la/arquivo/6476720
http://www.baixa.la/arquivo/9062837
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por henez »

Boa Noite.

Estou para montar o meu scanner amanhã,e queria saber como esta os testes com o conversor seria-usb,pois seria muito bom se tivesse algum que funciona,mas como quebra galho tenho um pc jurássico aqui com seria que vai dar pra dar uma primeira lida na centra,e só para confirmar,só precisa baixar os logs,o ElanScan e o Multec700Scan2.0d.zip?Se precisar de mais alguma coisa me avisa.

O circuito é simples, já vou comprar tudo amanhã,mas tenho uma duvida sobre o circuito,algum fez o scanner com os 2 transistores (2n2222a e o 2n3904),e notou alguma diferença?

Fico no Aguarde.

MonzaClub20EFICHZ

O novo cabo USB funcionou, mas este precisa usar o hardware da montagem com a porta serial ligando nele, o outro cabo USB (direto falado anteriormente com pinagem explicada e agora testada) comprei da China e também funcionou e não precisa do hardware extra, e nem da fonte 12 V do acendedor de cigarros, então agora podemos usar tanto máquinas velhas com serial desde Windows 95 até Seven com máquina modernas com USB, mas um detalhe tem que ser sistema 32 bits, 64 o software não funciona, assim como não dá para usar os adaptadores USB em portas 1.1, precisa ser USB 2.0. Outra coisa que vi é que pode ser qualquer porta COM, não precisa ser 1, 2 ou 3 como havia falado antes, testei agora no Monza e tudo funcionou.
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Novidade muito boa, consegui encontrar um adaptador USB para serial que funciona, ainda nã testei no Monza, porque está em Canela (e eu em Porto Alegre), mas ele fez a conexão serial perfeita com um modem externo que tenho e funcionou perfeito, nenhum outro tinha conseguido isso, ele vem descrito como USB-RS232 e nele está gravado em alto relevo HL-340, comprei numa loja de bujigangas da China e funciona!
Imagem

Driver http://www.baixa.la/arquivo/9150818

Quando for a Canela vou testar, mas a comunicação serial funcionou em Seven 32 bits, Vista 32 Bits e XP 32 bits, com portas USB 1.1 e USB 2.0, mas não funcionou em Mileniunn com porta USB 1.1 (trava o Windows Me).
E custou só R$ 20,00 :P :D :lol: :smt020
Sobre a pergunta acima, só testei com os transistores do projeto, nenhum outro. Sobre o material a baixar é este sim, mas acho bom baixar os vídeos também (montagem e uso) para facilitar.
Editado pela última vez por MonzaClub20EFICHZ em 07 Set 2012, 23:46, em um total de 1 vez.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Então só esclarecendo.

O novo cabo,do ultimo post,funciona sem o drive novo,mas o outro precisa do drive,e o que tem os 12 volts do carro,ele precisa de uma alimentação externa?

E sobre os transistores,queria saber se tem diferença entre os 2,não entre eles e outros.

MonzaClub20EFICHZ

Não, ambos precisam de driver específico, o adaptador USB-serial precisa do hardware extra e fonte 12 V o outro adaptador USB falado anteriormente liga diretamente na ECU, só nos pinos A e M conforme pinagem que foi colocada aqui anteriormente. Daqui a pouco posto o link do DX.com.
henez escreveu:Então só esclarecendo.

O novo cabo,do ultimo post,funciona sem o drive novo,mas o outro precisa do drive,e o que tem os 12 volts do carro,ele precisa de uma alimentação externa?

E sobre os transistores,queria saber se tem diferença entre os 2,não entre eles e outros.

henez
Membro SR (Ní­vel 4)

Ok,fico no aguarde.

Agora até ja mudei de ideia,vou ver se amanhã eu acho esse circuito em porto alegre(na Alberto Bins),se eu achar,melhor,se não eu faço a placa e mando vim esta placa por sedex,é que meu monza esta com uns defeito cabulosos e preciso deste scanner o mais rápido possível =/

MonzaClub20EFICHZ

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
todiboa escreveu:Hardware: https://loja-s.tray.com.br/loja/produto ... c_cabo_usb.
Pego a pinagem do site dos Kadetteiros

liga o negativo do ALDL(pino A) no GND(pino 3) dele e junta os 2 pinos 4(Tx) e 5(Rx) e liga no pino M do ALDL
Imagem
Imagem
Também disponível por US$ 7,70 no http://dx.com/p/jy-mcu-usb-serial-port- ... 322?item=1
Ou o cabo Serial-USB para usar o hardware extra por US$ 5,80
http://dx.com/p/usb-rs232-cable-622?item=1
Responder