superaqueçe a 130km pq
-
jose geraldo
- Membro GL (Nível 2)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: superaqueçe a 130km pq
eu sempre quis tirar essa duvida:desde que comprei há 3 anos atraz vi ele acionar a ventoinha só duas vezes,a temperatura nunca passou da metade da escala.já rodei varias vezes com ele mais de 400km diretos sem parar,e algumas vezes com cinco pessoas.já enfrentei transito lento no sol quente e não acionou a ventuinha.então levei ele numa oficina de radiador e eles testaram e ela acionava,então me disseram que esta funcionando normal.ainda me disseram que monza é normal demorar aciona a ventoinha por ter um radiador, reservatorio de agua grande,motor grande cabe mais oleo,trabalha com menos esforço,por isso esquenta pouco,isso confere?
o teste que eles fazem e da seguinte forma:com uma peça de metal eles fecham curto ali naqueles dois terminais no radiador (me parece que chama cebolinha,me corrijam)e ela funciona,depois disso eu aprendi e sempre faço assim pra ver se ela esta acionando.
este teste é correto,da pra confiar,ou se testa de outra forma?
uma outra coisa que eu admiro no meu monza é que ele funciona na marcha lenta a 600rpm sem apagar,e com o motor ainda frio,eu acho que é dificil um carro antigo funcionar há 600rpm sem apagar mesmo com o motor quente.monza tem um motor muito macio e silencioso.
o teste que eles fazem e da seguinte forma:com uma peça de metal eles fecham curto ali naqueles dois terminais no radiador (me parece que chama cebolinha,me corrijam)e ela funciona,depois disso eu aprendi e sempre faço assim pra ver se ela esta acionando.
uma outra coisa que eu admiro no meu monza é que ele funciona na marcha lenta a 600rpm sem apagar,e com o motor ainda frio,eu acho que é dificil um carro antigo funcionar há 600rpm sem apagar mesmo com o motor quente.monza tem um motor muito macio e silencioso.
-
MonzaClub20EFICHZ
- Membro Classic SE (Nível 8)
O teste apenas viu que o eletro-ventilador funciona, mas não viu se o sensor de termo-par do radiador está funcionando.
E pelo teu relato que o motor nunca esquenta ele deve estar sem a válvula termostática, ou está travada na posição aberto.
Andar com o motor sempre frio aumenta e muito o consumo de combustível, pois como o motor está frio, para conseguir a mesma temperatura na câmara de combustão, é necessário mais combustível.
E pelo teu relato que o motor nunca esquenta ele deve estar sem a válvula termostática, ou está travada na posição aberto.
Andar com o motor sempre frio aumenta e muito o consumo de combustível, pois como o motor está frio, para conseguir a mesma temperatura na câmara de combustão, é necessário mais combustível.
jose geraldo escreveu:eu sempre quis tirar essa duvida:desde que comprei há 3 anos atraz vi ele acionar a ventoinha só duas vezes,a temperatura nunca passou da metade da escala.já rodei varias vezes com ele mais de 400km diretos sem parar,e algumas vezes com cinco pessoas.já enfrentei transito lento no sol quente e não acionou a ventuinha.então levei ele numa oficina de radiador e eles testaram e ela acionava,então me disseram que esta funcionando normal.ainda me disseram que monza é normal demorar aciona a ventoinha por ter um radiador, reservatorio de agua grande,motor grande cabe mais oleo,trabalha com menos esforço,por isso esquenta pouco,isso confere?
-
teste
Poxa legal essa ai em.. quando a ventoinha liga aparece uma luz no painel? sabem se tem tutorial no forum?MonzaClub20EFICHZ escreveu:Tenho a lâmpada do ventilador, e nunca vi ela apagar com o ar ligado, nunca em 13 anos! O máximo que dá para perceber é se a temperatura externa não é muito alta e em estrada, pode ficar a ventoinha na velocidade mais baixa, percebe-se pela luz que fica na metade da intensidade.
Carlos A. Freire escreveu:Essa informação com A/C ligado eu não tenho. Mas, reparo que em rodovias, com A/C ligado o ponteiro do voltímetro fica um pouco acima do que quando estou parado, com A/C ligado.
Para quem costuma colocar lâmpadas para testar se a ventoinha está funcionando, já é um bom teste a ser feito.
Abs,
Carlos Freire
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 
-
MonzaClub20EFICHZ
É só puxar um fio do positivo da ventoinha e colocar uma lâmpada no painel com o outro fio no terra. Para saber qual é o positivo do ventilador, deixe ele acionar e veja com qual fio ele liga uma lâmpada no negativo da bateria. Fure o fio com uma agulha para poder ligar a lâmpada.
- jesuino b ferreira
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1986
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
meu monza na rodovia o ponteiro sai do azul um pouco e pronto.nao sobe nem desce.tive que voltar de viagem sem ela uma vez pois era domingo e nao achei para comprar.eu sempre quis tirar essa duvida:desde que comprei há 3 anos atraz vi ele acionar a ventoinha só duas vezes,a temperatura nunca passou da metade da escala.já rodei varias vezes com ele mais de 400km diretos sem parar,e algumas vezes com cinco pessoas.já enfrentei transito lento no sol quente e não acionou a ventuinha.então levei ele numa oficina de radiador e eles testaram e ela acionava,então me disseram que esta funcionando normal.ainda me disseram que monza é normal demorar aciona a ventoinha por ter um radiador, reservatorio de agua grande,motor grande cabe mais oleo,trabalha com menos esforço,por isso esquenta pouco,isso confere?
meu carro a viagem toda falhou,pois ele nem mexia o ponteiro.quase coloquei um jornal no radiador para ver se ele esquentava um pouco.
agora em transito a coisa muda.acima do meio aciona e + ou - 1|4 desliga.quando pego um embalo a tendençia dele e voltar para a mesma escala de viagem.
nao falou sobre a valvula termostatica amigo,pois com ela a temperatura sobe mesmo.
ela vai abrindo e trocando calor.como o radiador em transito parado nao consegue esfriar,a tendençia e ele esquentar.e ligar a ventoinha.
-
jose geraldo
- Membro GL (Nível 2)
a temperatura dificilmente passa da metade da escala,eu acho que ele aciona a ventuinha em 3/4da escala ,não sei ainda numca vi.eu acho que ela esta acionando mais atrasada.
-
MonzaClub20EFICHZ
Deixe parado abra o capô e fique observando, é para ligar um pouco acima da metade, se chegar perto do vermelho e nada, desligue, deixe esfriara, e vá trocar a "cebolão" do radiador"
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Já esclareceu as dúvidas aqui do pessoal. Monza EFI com A/C acionado em rodovias, mantém a ventoinha funcionando.Tenho a lâmpada do ventilador, e nunca vi ela apagar com o ar ligado, nunca em 13 anos! O máximo que dá para perceber é se a temperatura externa não é muito alta e em estrada, pode ficar a ventoinha na velocidade mais baixa, percebe-se pela luz que fica na metade da intensidade.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP