Ar não gela bem em dias muito quente

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar não gela bem em dias muito quente

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

teste escreveu:Desculpe enche de pergunta. mas pode ser que suma o gas sem ter vazamento. pelo falo de estar a 16 anos no carro? ah e a correia froxa da algum sintoma?

Negativo. Sem pressão há vazamentos. A correia não tem nada haver com a pressão do gás ou falta de pressão.

Você não vê trocarem gás da geladeira por tempo de uso... O que pode acontecer, pelo menos é o que já me disseram, é o gás R-12 perder eficiência com o tempo. Mas mantem a pressão. Eu nunca tive carro com R-12 para confirmar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
alexmaissiat
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por alexmaissiat »

Oi Pessoal, realmente acho que é uma limpeza no evaporador, porém a mão de obra é meio cara. Pelo menos aqui em porto alegre. O mais barato me cobraria 380 para limpar...
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por teste »

eu tb estou querendo limpar o meu... e pela foto do monza do diego paiva tem como dar uma geral externa sem perder o gas.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Maicon cleiton
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Mensagem não lida por Maicon cleiton »

olá queridos amigos monzeiros esta é minha 1 msg então perdão c houver falhas rs... alguém pode me ensinar a desmontar o compressor do ar refrigerado procurei + não achei nenhum passo a passo levei meu bebezinho numa casa especifica e o rapaz falou q teria que retificar esse abençoado compressor, como sou curioso e não estou com muita verba no momento pois comprei essa jóia minha segunda esposa rsrsrs queria se possível eu mesmo fazer esse reparo assim como já fiz outros só olhando as belas dicas de vcs. grande abraços a todos amigos apaixonados monzeiros
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Carlos A. Freire escreveu:
teste escreveu:estranho pq o meu e 95/95. mas vou ferificar isso da mangueira que vc falou.. vlw vc ja limpou esse evaporador alguma vez? e a correia influencia ou nao no sistema?
Pode ser que seu Monza use mesmo o R-134. Ele pode ser fabricado na época próxima a entrada dos modelos 95/96.

Eu nunca fiz a limpeza por não ser preciso. O meu A/C gela muito bem e o fluxo de ar da caixa de ventilação é bom e forte. Mas quando tiver um tempo, penso em verificar a situação.
No meu Monza GLS 96 que usa o R-134 de fábrica, sempre que o A/C ficou deficiente, o problema era de pouca pressão ou pouco gás refrigerante. Sempre a causa foi de mangueira vazando. Já troquei a mangueira de alta pressão e a de baixa em épocas diferentes.

Conheço experiências de amigos que o A/C era deficiente e a pressão e quantidade de gás estava correta e, o problema era de sujeira no evaporador. Como o Monza não usa filtro de cabine, vai muita sujeira lá, inclusive folhas.

Veja as fotos que o Diego Paiva colocou, no tópico de restauração:

Entrada do evaporador sujo - externo:
Imagem

Onde fica e acesso no carro:

Imagem

Abs,

Carlos Freire
Alguem sabe se pode meter o esguicho de agua pra limpar isso? srsrrs
Desculpe essa pergunta, mas qual seria a forma de limpar isso sem remover a caixa toda?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
renatovisk
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por renatovisk »

dbzronaldo, para limpar o evaporador, tem que retirar da caixa e perder o gás, pois se vc fizer uma limpeza no local, não ficará bom, pois os resíduos em mistura com o condensado que gera no evaporador formam um crosta nos tubos do mesmo, formando uma manta de "nhaca" isolante, reduzindo a eficiência do sistema. A limpeza correta é de preferencia, com produto quimico e lava jato tipo wap, mandando água nos dois lados do evaporador. Aí sim, vc pode ter certeza que é muitos anos sem problema, porém deve ser feito com muita cautela, se não vc danifica todas as aletas do evaporador.

Quanto a baixa pressão (se estiver com este problema), como o carlos mencionou, 99% de chance de ter vazamentos. Digo isto, pois o próprio evaporador obstruido pode ocasionar baixa pressão no sistema, pois o calor absorvido do interior do carro aumenta a pressão do sistema, porém como disse, em 99% das ocorrência, são vazamentos.

Quanto ao fato do gás estar há varios anos no sistema, qualquer gás não perde suas propriedades (nem o R-12), a não ser que tenha uma condição propícia à sua deterioração (umidade por exemplo), se não for o caso, não tem problema, não precisa trocar.

Abçs!
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Opa... Então dias de calor muito muito muito meu ar nao gela bem, na verdade ateh gela, mas demora muitooooooo. tenho q andar uns 10km pra ficar agradavel dentro do carro. kkk
O cara la fez um teste jogando agua no condencador la da frente e ele gela bem mais rapido, dai ele disse q tem q por uma ventuinha pra ajudar.

soh q minha caixa evaporadora tem uns vazamentos de ar. rsrs por baixo. rsrs

to pensando tmb em colar aquele adesivo anticalor, esqueci o nome dele. rsr no interior do carro todo pra ver se melhora um pouco, oq tu acha?

pq eh tudo novo no meu sistema, gas, oleo, compressor retificado inteiro, e filtro secador. era pra gelar muito em dias de calor.

Abrass

mas sera q se limpar na parte do cofre num melhora um pouco?
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

dbzronaldo,

Quando o reparador fez a recarga de gás ele pesou corretamente as 700grs de gás ?

Eu estou pensando em colocar uma ventoinha no meu radiador do AC para o ar gelar forte até na marcha lenta... Não sei pq mas o meu carro voltou a desarmar o AC andando, acho que ainda tenho vazamentos em algum lugar... D=

Abraço !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder