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Re: queima do modulo hei

Enviado: 17 Mar 2014, 16:44
por Rafaelo
vrsilva escreveu:Nos módulos HEI originais tenho quase certeza que era usado componentes de uso militar... componentes que aguentam elevadíssimas temperaturas e também o oposto... por isso o preço ser tão mais alto...
pode ser.... mais pelo visto eles falham tambem.
vrsilva escreveu:Segure o HEI então... os caras usam nos Mazda RX7... kkkK!! Vários deles... kkKK!!
http://www.rx7club.com/1st-generation-s ... is-894669/
ignição forte de pobre hehehehe, tem que fala pra ele que ja inventaram amplificador de centelha. o cara multiplicou os problemas deles :lol: :lol:

Re: queima do modulo hei

Enviado: 17 Mar 2014, 16:47
por vrsilva
A MSD tem várias soluções para o HEI la fora...

Re: queima do modulo hei

Enviado: 17 Mar 2014, 21:45
por coy
Vou falar da minha experiência:

Já troquei o HEY do meu monza 3 vezes, aparentemente sendo duas por causa de alta voltagem.
A primeira vez estava num local de dificil acesso (area rural), concegui chegar na cidade e comprei um MTE, solucionei o problema para sair de onde estava e ao chegar em minha residencia medi e estava dando 16 volts, comprei um regulador para o alternador e voltou ao normal.
Mas como estava usando um MTE que paguei 90 reais, preferi trocar por um Delph de 180 reais, fiz esta troca um mês apos a primeira troca, guardei o te para uma emergencia.
EDIT ABAIXO
Dois anos após, novamente o hey (Delph)queimou (mas desta o defeito ficou intermitente, o carro pegava e depois morria) troquei o hey por um bem vagabundo que nem sei a marca paguei 50 pratas, mas ao medir o alternador ele estava normal, não passava de 14,4 volts.
Estou usando este Hey desde meu acidente com a porca (ou seja desde 31/ 12/2013) mas alterei o local original do hey e coloquei um dissipador com um cooler(clique e veja), mas notei algumas vezes que do nada tinha uma alteração na velocidade do ventilador do AC, mas media e nada, andei uns dias com um multimetro ligado para monitorar o alternador e nada, este sintoma so acontecia quando estava sem o multimetro. Ate que um dia a noite vi que as luzes do farol ficaram mais fortes, e ao medir me assustei pois estava marcando mais de 17 volts, troquei o regulador e pronto acabou o problema.
Acredito que este Hey atual esta rodando desde sua instalação segurando picos de energia e para mim não queimou pois o sistema que fiz para dissipar o calor do Hey não permitiu que ele esquenta-se o suficiente para a queima, pois da forma como ele esta funcionado ele fica sempre em temperatura ambiente.
Só pra constar ja rodei 5.000 com este HEY.

EDIT
O mais estranho é que quando precisei do hey que estava guardado este não funcionou mais.

Abraços

Re: queima do modulo hei

Enviado: 17 Mar 2014, 22:09
por Rafaelo
coy escreveu:Já troquei o HEY do meu monza 3 vezes, aparentemente sendo duas por causa de alta voltagem.
A primeira vez estava num local de dificil acesso (area rura)
o original do carro que queimou Marconi correto? o HEI nao tolera nada acima de 14.5V mesmo, seja ele original, primeira linha, segunda linha vai queimar.

em todos esses anos oque venho notado é que o defeito maior é alta tensao, seguida qualidade da peça, e terceiro supostamente temperatura.

coy escreveu:troquei o hey por um bem vagabundo que nem sei a marca paguei 50 pratas, mas ao medir o alternador ele estava normal, não passava de 14,4 volts.
pra voces verem oque tem de empresa interessado nesse publico, se o dispositivo nao queima-se tao facilmente so teria o genuíno GM a venda, se tem é pq tem mercado. e nao é so aqui nessa terrinha, la fora tem varias empresa que fornecem o HEI, Acell,MSD,Malory,Submitt,etc todas de alta qualidade e performance. sofrem do mesmo mal la tambem.

coy escreveu:Acredito que este Hey atual esta rodando desde sua instalação segurando picos de energia e para mim não queimou pois o sistema que fiz para dissipar o calor do Hey não permitiu que ele esquenta-se o suficiente para a queima, pois da forma como ele esta funcionado ele fica sempre em temperatura ambiente.
é aquilo que falo pra voces, o sistema de igniçao nao passa de 70° sem dissipador passivo, o normal em 50°, agora tentem tocar na placa aluminio onde fica o DIE do modulo ligado ao motor original, nao consegue manter o dedo por mais que 2 seg° tudo por conta do calor do motor ser maior...

ja fiz teste de bancada com HEI a anos atras, deixando faiscar na bancada com um motor eletrico ligado ao sistema multec antigo que tinha, ate tenho uns video desse tipo espalhado por ae, e a temp do "dissipador" aquela chapa de encosto do distribuidor nao passava dos 50° morno pra quente, e demorou pra chegar ate la. o cabeçote chega a 90 a 100° facilmente com o motor ligar a ventoinha.

Re: queima do modulo hei

Enviado: 19 Mar 2014, 10:25
por Julio Cesar Ledo
Este assunto é polêmico mas muito importante para donos de Monza com histórico de queima constante do módulo HEI !

A opinião do Rafaelo é extremamente coerente e concordo plenamente com tudo que ele postou... Além de ser um sistema antigo e defasado mesmo para o início dos anos 90, existe uma falha gritante de projeto da Generic Motors (GM, tb conhecida como Geriatric Motors)!

:lol:

Se o projeto fosse bom, não queimava tanto HEI nos Monza, Kadett e Ipanema, e não teríamos tantos fabricantes de HEI no mercado.

Lista de Fabricantes que eu já usei:

- GM Original veio com o carro e queimou.
- Delphi
- EURO
- Magnetti Marelli
- GAUSS
- MTE
- Sem Marca (atualmente no carro)

Isso mesmo pessoa, eu comprei um HEI sem marca por 88 R$ pq não queria gastar 200R$ num Delphi que queima igual... Esse sistema de HEI dentro do distribuidor é um caos !!! E o pior, sem um dissipador passivo na base do distribuidor !!

Pessoal a própria GM reconheceu a CAGADA e removeu o HEI do distribuidor na linha S10 2.2 EFi 97, e nos Corsas 1.4 EFi ! Foi uma evolução do projeto que a GM fez... Ela sabia da merd@ que tinha feito !

Meu vizinho tem uma S10 97/97 2.2 EFI gasolina TODA original ! O HEI fica num lugar isolado, não esquenta tanto como dentro do distribuidor, e mesmo assim queimou, rs rs, ele ficou na mão por causa do HEI...

E o pior, como o Rafaelo corretamente apontou, um HEI com dissipador passivo não esquenta muito, mas como ele está no distribuidor, ele trabalha constantemente a mais de 90ºc tranquilamente !!

A base do distribuidor é lisa e plana, mas nas 'costas' da mesma não tem nada para dissipar o calor que fica acumulado no HEI ! Se vc colocar um dissipador de calor ali, ajuda muito, eu o fiz...

Para melhorar a qualidade dos HEI hj em dia caiu muito, os originais tinham componentes bélicos para aguentar altas temperaturas, e mesmo assim queimam, imagina os atuais...

Absolutamente TODOS os reparadores automotivos que converso AFIRMAM que o sistema EFI é muito bom, a injeção em si não incomoda, o que incomoda é o sistema de ignição que foi mal projetado, e com o tempo o carro esquenta um pouco mais que quando era novo (desgaste radiador, sujeira sistema, etc), ou apresenta problema COMUM no alternador (todos os carros estão sujeitos a problema no alternador, é muito comum), então o HEI vai para o saco !

Mais uma coisa, muito no forum afirmam que o HEI não incomoda, mas é uma minoria !! Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km... O resto TODO MUNDO já trocou o HEI e tem um medo danado desse cara !

É uma minoria os Monza com HEI original... E posso afirmar que a maioria dos Monza que vejo por ae e converso com o dono ele já trocou o HEI !

Resumindo, é falha de projeto sim, não adianta tapar o sol com uma peneira, a merd@ já foi feita e cabe a nós cuidar do nosso legado deixado pela GM. (Generic Motors)

Abração !

Re: queima do modulo hei

Enviado: 19 Mar 2014, 10:50
por Carlos A. Freire
Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km...
Só para constar, meu Monza hoje está com 274.000km e com HEI original do carro. Nunca precisei trocar o HEI, já a bobina impulsora, nesses 15 anos com o carro perdi a conta. Em média, a cada 5 anos uma bobina impulsora nova.

Vale lembrar também que rodo muito com o carro em trânsito lento como o de São Paulo-SP e também em rodovias.
Outra coisa que perdi a conta foi a quantidade de regulador de tensão do alternador com defeito, e a grande maioria dos defeitos desses reguladores se manifestaram de forma intermitente, principalmente com sobre tensão.

Abs,

Carlos Freire

Re: queima do modulo hei

Enviado: 19 Mar 2014, 11:05
por vrsilva
Acho que vou anunciar meu Monza por 20 mil... tem HEI original de fábrica... ou então vender somente ele por uns 2 mil... será que alguém compra pra colocar placa preta... ?????

KKKKKKKKKKK!!!!

Aí posso instalar a MegaSquirt com Sonda wide no carro... kkkkk!!! E quem sabe deixar o consumo do Bartok lá nos 9km/l na cidade... seria uma piada.... kkkk!!!

Pronto! Acordei...

Meu Monza está com 155 mil Km aproximadamente...

Re: queima do modulo hei

Enviado: 19 Mar 2014, 11:06
por Julio Cesar Ledo
O seu é um ótimo exemplo de HEI que não incomoda ! Valeu pela dica do regulador de tensão novo com defeito, mas para um usuário comum identificar essas coisas, é bem difícil..

Porém, é uma minoria em um universo de linha GM EFI... Só conheço dois casos de carros com EFI e HEI original, com mais de 100.000 Km... O seu caso é o melhor de todos, o VrSilva, tem apenas 145.000 Km rodados...

Pessoalmente sempre que vejo um carro EFI e tenho a oportunidade de perguntar para o dono se ele teve problemas com HEI é sempre a mesma história... Seja S10, Corsa, Kadett, Ipanema, Monza...

Já fui em oficinas pequenas, credenciadas BOSCH, levei até em concessionária Santa Fé (aonde o carro foi comprado) e me jogaram na cara que não trabalhavam com o modelo que eles mesmos venderam !! Na própria concessionária os mecânicos me afirmaram que a ignição é problemática...

Fico muito feliz que o seu carro não apresenta problemas com o Hei, pq é uma situação inexplicável ficar na mão mais de 9 vezes em dois anos com um carro que todos os reparadores afirmam ser perfeito !!

É uma situação bem inusitada !

:wink:
Carlos A. Freire escreveu:
Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km...
Só para constar, meu Monza hoje está com 274.000km e com HEI original do carro. Nunca precisei trocar o HEI, já a bobina impulsora, nesses 15 anos com o carro perdi a conta. Em média, a cada 5 anos uma bobina impulsora nova.

Vale lembrar também que rodo muito com o carro em trânsito lento como o de São Paulo-SP e também em rodovias.
Outra coisa que perdi a conta foi a quantidade de regulador de tensão do alternador com defeito, e a grande maioria dos defeitos desses reguladores se manifestaram de forma intermitente, principalmente com sobre tensão.

Abs,

Carlos Freire