queima do modulo hei

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: queima do modulo hei

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Nos módulos HEI originais tenho quase certeza que era usado componentes de uso militar... componentes que aguentam elevadíssimas temperaturas e também o oposto... por isso o preço ser tão mais alto...
pode ser.... mais pelo visto eles falham tambem.
vrsilva escreveu:Segure o HEI então... os caras usam nos Mazda RX7... kkkK!! Vários deles... kkKK!!
http://www.rx7club.com/1st-generation-s ... is-894669/
ignição forte de pobre hehehehe, tem que fala pra ele que ja inventaram amplificador de centelha. o cara multiplicou os problemas deles :lol: :lol:
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

A MSD tem várias soluções para o HEI la fora...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Vou falar da minha experiência:

Já troquei o HEY do meu monza 3 vezes, aparentemente sendo duas por causa de alta voltagem.
A primeira vez estava num local de dificil acesso (area rural), concegui chegar na cidade e comprei um MTE, solucionei o problema para sair de onde estava e ao chegar em minha residencia medi e estava dando 16 volts, comprei um regulador para o alternador e voltou ao normal.
Mas como estava usando um MTE que paguei 90 reais, preferi trocar por um Delph de 180 reais, fiz esta troca um mês apos a primeira troca, guardei o te para uma emergencia.
EDIT ABAIXO
Dois anos após, novamente o hey (Delph)queimou (mas desta o defeito ficou intermitente, o carro pegava e depois morria) troquei o hey por um bem vagabundo que nem sei a marca paguei 50 pratas, mas ao medir o alternador ele estava normal, não passava de 14,4 volts.
Estou usando este Hey desde meu acidente com a porca (ou seja desde 31/ 12/2013) mas alterei o local original do hey e coloquei um dissipador com um cooler(clique e veja), mas notei algumas vezes que do nada tinha uma alteração na velocidade do ventilador do AC, mas media e nada, andei uns dias com um multimetro ligado para monitorar o alternador e nada, este sintoma so acontecia quando estava sem o multimetro. Ate que um dia a noite vi que as luzes do farol ficaram mais fortes, e ao medir me assustei pois estava marcando mais de 17 volts, troquei o regulador e pronto acabou o problema.
Acredito que este Hey atual esta rodando desde sua instalação segurando picos de energia e para mim não queimou pois o sistema que fiz para dissipar o calor do Hey não permitiu que ele esquenta-se o suficiente para a queima, pois da forma como ele esta funcionado ele fica sempre em temperatura ambiente.
Só pra constar ja rodei 5.000 com este HEY.

EDIT
O mais estranho é que quando precisei do hey que estava guardado este não funcionou mais.

Abraços
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

coy escreveu:Já troquei o HEY do meu monza 3 vezes, aparentemente sendo duas por causa de alta voltagem.
A primeira vez estava num local de dificil acesso (area rura)
o original do carro que queimou Marconi correto? o HEI nao tolera nada acima de 14.5V mesmo, seja ele original, primeira linha, segunda linha vai queimar.

em todos esses anos oque venho notado é que o defeito maior é alta tensao, seguida qualidade da peça, e terceiro supostamente temperatura.

coy escreveu:troquei o hey por um bem vagabundo que nem sei a marca paguei 50 pratas, mas ao medir o alternador ele estava normal, não passava de 14,4 volts.
pra voces verem oque tem de empresa interessado nesse publico, se o dispositivo nao queima-se tao facilmente so teria o genuíno GM a venda, se tem é pq tem mercado. e nao é so aqui nessa terrinha, la fora tem varias empresa que fornecem o HEI, Acell,MSD,Malory,Submitt,etc todas de alta qualidade e performance. sofrem do mesmo mal la tambem.

coy escreveu:Acredito que este Hey atual esta rodando desde sua instalação segurando picos de energia e para mim não queimou pois o sistema que fiz para dissipar o calor do Hey não permitiu que ele esquenta-se o suficiente para a queima, pois da forma como ele esta funcionado ele fica sempre em temperatura ambiente.
é aquilo que falo pra voces, o sistema de igniçao nao passa de 70° sem dissipador passivo, o normal em 50°, agora tentem tocar na placa aluminio onde fica o DIE do modulo ligado ao motor original, nao consegue manter o dedo por mais que 2 seg° tudo por conta do calor do motor ser maior...

ja fiz teste de bancada com HEI a anos atras, deixando faiscar na bancada com um motor eletrico ligado ao sistema multec antigo que tinha, ate tenho uns video desse tipo espalhado por ae, e a temp do "dissipador" aquela chapa de encosto do distribuidor nao passava dos 50° morno pra quente, e demorou pra chegar ate la. o cabeçote chega a 90 a 100° facilmente com o motor ligar a ventoinha.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Julio Cesar Ledo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Este assunto é polêmico mas muito importante para donos de Monza com histórico de queima constante do módulo HEI !

A opinião do Rafaelo é extremamente coerente e concordo plenamente com tudo que ele postou... Além de ser um sistema antigo e defasado mesmo para o início dos anos 90, existe uma falha gritante de projeto da Generic Motors (GM, tb conhecida como Geriatric Motors)!

:lol:

Se o projeto fosse bom, não queimava tanto HEI nos Monza, Kadett e Ipanema, e não teríamos tantos fabricantes de HEI no mercado.

Lista de Fabricantes que eu já usei:

- GM Original veio com o carro e queimou.
- Delphi
- EURO
- Magnetti Marelli
- GAUSS
- MTE
- Sem Marca (atualmente no carro)

Isso mesmo pessoa, eu comprei um HEI sem marca por 88 R$ pq não queria gastar 200R$ num Delphi que queima igual... Esse sistema de HEI dentro do distribuidor é um caos !!! E o pior, sem um dissipador passivo na base do distribuidor !!

Pessoal a própria GM reconheceu a CAGADA e removeu o HEI do distribuidor na linha S10 2.2 EFi 97, e nos Corsas 1.4 EFi ! Foi uma evolução do projeto que a GM fez... Ela sabia da merd@ que tinha feito !

Meu vizinho tem uma S10 97/97 2.2 EFI gasolina TODA original ! O HEI fica num lugar isolado, não esquenta tanto como dentro do distribuidor, e mesmo assim queimou, rs rs, ele ficou na mão por causa do HEI...

E o pior, como o Rafaelo corretamente apontou, um HEI com dissipador passivo não esquenta muito, mas como ele está no distribuidor, ele trabalha constantemente a mais de 90ºc tranquilamente !!

A base do distribuidor é lisa e plana, mas nas 'costas' da mesma não tem nada para dissipar o calor que fica acumulado no HEI ! Se vc colocar um dissipador de calor ali, ajuda muito, eu o fiz...

Para melhorar a qualidade dos HEI hj em dia caiu muito, os originais tinham componentes bélicos para aguentar altas temperaturas, e mesmo assim queimam, imagina os atuais...

Absolutamente TODOS os reparadores automotivos que converso AFIRMAM que o sistema EFI é muito bom, a injeção em si não incomoda, o que incomoda é o sistema de ignição que foi mal projetado, e com o tempo o carro esquenta um pouco mais que quando era novo (desgaste radiador, sujeira sistema, etc), ou apresenta problema COMUM no alternador (todos os carros estão sujeitos a problema no alternador, é muito comum), então o HEI vai para o saco !

Mais uma coisa, muito no forum afirmam que o HEI não incomoda, mas é uma minoria !! Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km... O resto TODO MUNDO já trocou o HEI e tem um medo danado desse cara !

É uma minoria os Monza com HEI original... E posso afirmar que a maioria dos Monza que vejo por ae e converso com o dono ele já trocou o HEI !

Resumindo, é falha de projeto sim, não adianta tapar o sol com uma peneira, a merd@ já foi feita e cabe a nós cuidar do nosso legado deixado pela GM. (Generic Motors)

Abração !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km...
Só para constar, meu Monza hoje está com 274.000km e com HEI original do carro. Nunca precisei trocar o HEI, já a bobina impulsora, nesses 15 anos com o carro perdi a conta. Em média, a cada 5 anos uma bobina impulsora nova.

Vale lembrar também que rodo muito com o carro em trânsito lento como o de São Paulo-SP e também em rodovias.
Outra coisa que perdi a conta foi a quantidade de regulador de tensão do alternador com defeito, e a grande maioria dos defeitos desses reguladores se manifestaram de forma intermitente, principalmente com sobre tensão.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que vou anunciar meu Monza por 20 mil... tem HEI original de fábrica... ou então vender somente ele por uns 2 mil... será que alguém compra pra colocar placa preta... ?????

KKKKKKKKKKK!!!!

Aí posso instalar a MegaSquirt com Sonda wide no carro... kkkkk!!! E quem sabe deixar o consumo do Bartok lá nos 9km/l na cidade... seria uma piada.... kkkk!!!

Pronto! Acordei...

Meu Monza está com 155 mil Km aproximadamente...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Julio Cesar Ledo

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

O seu é um ótimo exemplo de HEI que não incomoda ! Valeu pela dica do regulador de tensão novo com defeito, mas para um usuário comum identificar essas coisas, é bem difícil..

Porém, é uma minoria em um universo de linha GM EFI... Só conheço dois casos de carros com EFI e HEI original, com mais de 100.000 Km... O seu caso é o melhor de todos, o VrSilva, tem apenas 145.000 Km rodados...

Pessoalmente sempre que vejo um carro EFI e tenho a oportunidade de perguntar para o dono se ele teve problemas com HEI é sempre a mesma história... Seja S10, Corsa, Kadett, Ipanema, Monza...

Já fui em oficinas pequenas, credenciadas BOSCH, levei até em concessionária Santa Fé (aonde o carro foi comprado) e me jogaram na cara que não trabalhavam com o modelo que eles mesmos venderam !! Na própria concessionária os mecânicos me afirmaram que a ignição é problemática...

Fico muito feliz que o seu carro não apresenta problemas com o Hei, pq é uma situação inexplicável ficar na mão mais de 9 vezes em dois anos com um carro que todos os reparadores afirmam ser perfeito !!

É uma situação bem inusitada !

:wink:
Carlos A. Freire escreveu:
Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km...
Só para constar, meu Monza hoje está com 274.000km e com HEI original do carro. Nunca precisei trocar o HEI, já a bobina impulsora, nesses 15 anos com o carro perdi a conta. Em média, a cada 5 anos uma bobina impulsora nova.

Vale lembrar também que rodo muito com o carro em trânsito lento como o de São Paulo-SP e também em rodovias.
Outra coisa que perdi a conta foi a quantidade de regulador de tensão do alternador com defeito, e a grande maioria dos defeitos desses reguladores se manifestaram de forma intermitente, principalmente com sobre tensão.

Abs,

Carlos Freire
Editado pela última vez por Julio Cesar Ledo em 19 Mar 2014, 11:30, em um total de 1 vez.
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Responder