Este assunto é polêmico mas muito importante para donos de Monza com histórico de queima constante do módulo HEI !
A opinião do Rafaelo é extremamente coerente e concordo plenamente com tudo que ele postou... Além de ser um sistema antigo e defasado mesmo para o início dos anos 90, existe uma falha gritante de projeto da Generic Motors (GM, tb conhecida como Geriatric Motors)!
Se o projeto fosse bom, não queimava tanto HEI nos Monza, Kadett e Ipanema, e não teríamos tantos fabricantes de HEI no mercado.
Lista de Fabricantes que eu já usei:
- GM Original veio com o carro e queimou.
- Delphi
- EURO
- Magnetti Marelli
- GAUSS
- MTE
- Sem Marca (atualmente no carro)
Isso mesmo pessoa, eu comprei um HEI sem marca por 88 R$ pq não queria gastar 200R$ num Delphi que queima igual... Esse sistema de HEI dentro do distribuidor é um caos !!! E o pior, sem um dissipador passivo na base do distribuidor !!
Pessoal a própria GM reconheceu a CAGADA e removeu o HEI do distribuidor na linha S10 2.2 EFi 97, e nos Corsas 1.4 EFi ! Foi uma evolução do projeto que a GM fez... Ela sabia da merd@ que tinha feito !
Meu vizinho tem uma S10 97/97 2.2 EFI gasolina TODA original ! O HEI fica num lugar isolado, não esquenta tanto como dentro do distribuidor, e mesmo assim queimou, rs rs, ele ficou na mão por causa do HEI...
E o pior, como o Rafaelo corretamente apontou, um HEI com dissipador passivo não esquenta muito, mas como ele está no distribuidor, ele trabalha constantemente a mais de 90ºc tranquilamente !!
A base do distribuidor é lisa e plana, mas nas 'costas' da mesma não tem nada para dissipar o calor que fica acumulado no HEI ! Se vc colocar um dissipador de calor ali, ajuda muito, eu o fiz...
Para melhorar a qualidade dos HEI hj em dia caiu muito, os originais tinham componentes bélicos para aguentar altas temperaturas, e mesmo assim queimam, imagina os atuais...
Absolutamente TODOS os reparadores automotivos que converso AFIRMAM que o sistema EFI é muito bom, a injeção em si não incomoda, o que incomoda é o sistema de ignição que foi mal projetado, e com o tempo o carro esquenta um pouco mais que quando era novo (desgaste radiador, sujeira sistema, etc), ou apresenta problema COMUM no alternador (todos os carros estão sujeitos a problema no alternador, é muito comum), então o HEI vai para o saco !
Mais uma coisa, muito no forum afirmam que o HEI não incomoda, mas é uma minoria !! Carlos Freire e VrSilva são os únicos que conheço com HEI original, com mais de 100,000Km... O resto TODO MUNDO já trocou o HEI e tem um medo danado desse cara !
É uma minoria os Monza com HEI original... E posso afirmar que a maioria dos Monza que vejo por ae e converso com o dono ele já trocou o HEI !
Resumindo, é falha de projeto sim, não adianta tapar o sol com uma peneira, a merd@ já foi feita e cabe a nós cuidar do nosso legado deixado pela GM. (Generic Motors)
Abração !