Valores de pressão do oleo

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Valores de pressão do oleo

Mensagem não lida por rafamts »

MonzaClub20EFICHZ escreveu:
rafamts escreveu:o óleo é fino quando frio e depois engrossa quando o carro esquenta
EXATAMENTE AO CONTRÁRIO, tem mais viscosidade a frio e menos a quente, como qualquer calda que se faz na cozinha.

Quanto a ficar preocupado com 4 BAR a frio, está enganado, com o motor frio é normal 4 BAR, principalmente dependendo do óleo que está usando, 4 BAR não é pressão excessiva, até porque a bomba tem válvula de alívio, o maior problema com pressão de óleo é a falta de lubrificação na lenta à quente, valor este que tu não informou.

Outro teste interessante é saber se a válvula de alívio está funcionando, deixe o carro na lenta à quente, depois vá subindo a rotação lentamente até que ponteiro caia para perto de 3,5 BAR e estabilize, deve chegar perto de 5,5 BAR antes de cair, pelo menos sempre foi assim nos meus Monzas.

Caramba, peço desculpas pela informção errônea então.Sempre achei que o óleo é menos viscoso a frio e mais viscoso quando esquenta, por exemplo um óleo 20W50 tem baixa viscosidade a frio e maior viscosidade em alta temperatura.
filipenogueira
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por filipenogueira »

MonzaClub20EFICHZ, então um manômetro de escala até 7 BAR é suficiente para o monza? Só estou esperando uma resposta do vendedor no ML pra fechar num manômetro de óleo ODG de escala até 7 BAR, mas queria saber se é pouco ou o monza jamais passará de 7 BAR. abraços a todos
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
rafamts

rafamts escreveu:o óleo é fino quando frio e depois engrossa quando o carro esquenta
EXATAMENTE AO CONTRÁRIO, tem mais viscosidade a frio e menos a quente, como qualquer calda que se faz na cozinha.

Quanto a ficar preocupado com 4 BAR a frio, está enganado, com o motor frio é normal 4 BAR, principalmente dependendo do óleo que está usando, 4 BAR não é pressão excessiva, até porque a bomba tem válvula de alívio, o maior problema com pressão de óleo é a falta de lubrificação na lenta à quente, valor este que tu não informou.

Outro teste interessante é saber se a válvula de alívio está funcionando, deixe o carro na lenta à quente, depois vá subindo a rotação lentamente até que ponteiro caia para perto de 3,5 BAR e estabilize, deve chegar perto de 5,5 BAR antes de cair, pelo menos sempre foi assim nos meus Monzas.

Bem,se o óleo tem maior viscosidade quando frio e depois menos viscosidade quando quente, o que significaria esses números na especificação do óleo? 20w50, por exemplo? Eu pensava que se referia à viscosidade do óleo. 20 seria menos viscoso ( fino ) e 50 seria mais viscoso ( grosso ). Leia-se viscoso como sinônimo de grosso.

Algum colega poderia dar uma luz?
filipenogueira

pelo que entendi quanto a viscosidade, por exemplo, óleo SAE 20w50, o 20 (20w, o w vem do inglês winter) é a viscosidade do óleo quando frio, e 50 quando quente, sendo mais viscoso quando frio pra evitar que as peças internas do motor fiquem em atrito, porém quando quente a viscosidade é menor. Alguém mais entendido no assunto poderia confirmar ou me corrigir? abraços a todos

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
rafamts

Segue uma matéria sobre lubrificantes. Créditos aos colega Luiz Carlos ( nosso amigo monzeiro ) que postou o link em outro tópico aqui no fórum.

http://manutencao.net/blogs/lubrificaca ... scosidade/
MonzaClub20EFICHZ

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

filipenogueira escreveu:MonzaClub20EFICHZ, então um manômetro de escala até 7 BAR é suficiente para o monza? Só estou esperando uma resposta do vendedor no ML pra fechar num manômetro de óleo ODG de escala até 7 BAR, mas queria saber se é pouco ou o monza jamais passará de 7 BAR. abraços a todos
O meu vai ate 6 KGF/c,m2, que é igual a BAR e nunca passou de 5,5.

Só mais uma nota sobre a menor viscosidade a quente, é justamente porque o óleo é menos viscoso a quente que se rcomenda a trocade óleo a quente, para que ele escorra mais fácil e a troca consiga retirar mais óleo e mais rapidamente que a frio.
filipenogueira

filipenogueira escreveu:MonzaClub20EFICHZ, então um manômetro de escala até 7 BAR é suficiente para o monza? Só estou esperando uma resposta do vendedor no ML pra fechar num manômetro de óleo ODG de escala até 7 BAR, mas queria saber se é pouco ou o monza jamais passará de 7 BAR. abraços a todos
O meu vai ate 6 KGF/c,m2, que é igual a BAR e nunca passou de 5,5.

Só mais uma nota sobre a menor viscosidade a quente, é justamente porque o óleo é menos viscoso a quente que se rcomenda a trocade óleo a quente, para que ele escorra mais fácil e a troca consiga retirar mais óleo e mais rapidamente que a frio.
Valeu amigo, então vou comprar o manômetro de escala até 7 BAR e postar os resultados dos testes conforme me questionaram. abraços

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
filipenogueira

opa amigos, apesar da demora eu acabei comprando o manômetro da ODG mesmo e instalei hoje no carro, ficou bacana, quanto aos testes, vamos lá, quando frio, a pressão ficou em torno de 3,8 e 4 BAR, depois de quente ele baixo para entre 1,5 e 2 BAR, quando frio acabei não fazendo os testes de trabalho em alta rotação porque acabei esquecendo pq precisava liberar o elevador do mecânico, rsrsrs (isso ae, "aluguei" mesmo o elevador e a mão de obra do mecânico..rsrsrs) mas quando quente, vou andando e a pressão sobe um pouco acima de 4 BAR mas logo em seguida fica em torno de 3,8 BAR, está tudo bem com o meu motor certo amigos? quando der vou tirar umas fotos e postar no tópico de fotos do meu monzão pra dar uma atualizada..rsrs...abraços a todos e muito obrigado pelas ajudas.

VAMO QUE VAMO GALERA!!!
Responder