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Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 14 Jan 2014, 10:37
por bartkoguerra
Bom dia! so uma duvida se for fazer o serviço nao e melhor trocar todo o conjunto de engrenagem achei este link no mercado livre, alguem pode dar uma opnião se esta marca e boa segue o link abaixo;

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText

Desde já agradeço e aguardo.

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 14 Jan 2014, 16:36
por frfavoreto
Caso o problema seja mesmo nos anéis, vale a pena sim trocar de todas as 5 marchas de uma vez aproveitando a M.O, mas o mecânico pode cobrar mais caro por fazer todas as marchas ao invés de apenas 1ªe 2ª.

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 16 Jan 2014, 13:55
por Marcelo Lazzaroni
Também acho que isso tá com cara de trambulador.

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 20 Ago 2014, 00:36
por matheusrsouza
Ressucitando o tpc gostaria de pedir a opinião de vcs, o meu Monzeira só engata a primeira quando o carro ta parado, ou seja, com o carro andando, se eu tiver de fazer uma redução (pra passar num quebra mola por exemplo) eu tenho que sair de segunda ou parar o carro pra engatar a primeira, se ele tiver andando nem que seja a 2km por hora, a primeira nao entra.

Oq pode ser, alguem sabe ?

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 20 Ago 2014, 01:12
por Rafaelo
matheusrsouza escreveu:Ressucitando o tpc gostaria de pedir a opinião de vcs, o meu Monzeira só engata a primeira quando o carro ta parado, ou seja, com o carro andando, se eu tiver de fazer uma redução (pra passar num quebra mola por exemplo) eu tenho que sair de segunda ou parar o carro pra engatar a primeira, se ele tiver andando nem que seja a 2km por hora, a primeira nao entra.

Oq pode ser, alguem sabe ?
como tu colocou o ponto chave do problema(velocidade do eixo secundário) possivelmente que se trata do sincronizador dessa marcha com problemas. com o carro parado nao tem como se mover o eixo secundário, ja que o primario esta parado devido o pressionamento da embreagem ela vai engatar pq nao precisa de sincronismo nessa situaçao.

desmonte o eixo secundário e remova o anel sincronizador da 1°, pode ter gastado e ter grudado o anel ao mancal da engrenagem fixa do eixo.

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 20 Ago 2014, 08:32
por Marcelo Lazzaroni
Já aconteceu comigo. Apenas regulei o trambulador na haste da caixa, é mole! Inclusíve na propria caixa tem o desenho das marchas pra te ajudar nessa regulagem. :D

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 20 Ago 2014, 12:30
por matheusrsouza
Rafaelo escreveu: desmonte o eixo secundário e remova o anel sincronizador da 1°, pode ter gastado e ter grudado o anel ao mancal da engrenagem fixa do eixo.
Rafaelo, vc pode me explicar como eu faço isso, é o meu primeiro carro, sou noob nessas coisas. Teria q desmontar a caixa?
Marcelo Lazzaroni escreveu:Já aconteceu comigo. Apenas regulei o trambulador na haste da caixa, é mole! Inclusíve na propria caixa tem o desenho das marchas pra te ajudar nessa regulagem. :D
Marcelo, como eu faço isso, ali na alavanca de cambio mesmo? Queria ir na sua dica primeiro, pq parece mais simples, pra depois ir na do Rafaello se nao funcionar...

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar

Enviado: 20 Ago 2014, 13:12
por Rafaelo
Matheus isso é complicado pra novatos mexer, alias ate mecanico geral tem dificuldade, o ideal é tu ir direto ao um especialista em cambio, e ja logo falar pra ele que ta com problema de sincronizador da 1° e explicar que so entra a marcha com ele parado, e com ele em movimento nao. dae o cara vai saber que tu nao é leigo e vai entender oque é, senao esses cara vao se aproveitar.

obs: como a 1° e a 2° sao marcha de alta rotação e redução, os sincronizadores sao mais complexos que as demais marchas, tem o Sincro externo,intermediário,interno isso só n 1 e 2°, pode ser alguns deles o defeito.

é preciso desmontar uma parte da arvore secundária e outra do trem ate chegar na 1°, como ta perto ou seja é a primeira, nao vai sair tao caro a MO como se fosse 4°, primeiro sai a 5° depois a 1°... na desmontagem.
esse eixo secundário é da minha caixa F17, serve pra ilustrar oque precisa pra chega ate lá. nao precisa tirar o cambio, apenas baixar ele por cavalete superior do motor. e tirar pelo lado o trem de engrenagem.

remove o trem pela lateral
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desmonta os garfos
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remova-se os eixos
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so dae se começa a desmontagem do eixo secundario onde ja é a primeira marcha a ser desmontada.

não vai conseguir fazer isso em casa, é preciso de uma prensa, de um cavalete, ferramentas especificas pra cambio,etc. mande fazer

pergunta: ele engata/desengata com o motor desligado?