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Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 14 Jan 2014, 10:37
por bartkoguerra
Bom dia! so uma duvida se for fazer o serviço nao e melhor trocar todo o conjunto de engrenagem achei este link no mercado livre, alguem pode dar uma opnião se esta marca e boa segue o link abaixo;
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
Desde já agradeço e aguardo.
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 14 Jan 2014, 16:36
por frfavoreto
Caso o problema seja mesmo nos anéis, vale a pena sim trocar de todas as 5 marchas de uma vez aproveitando a M.O, mas o mecânico pode cobrar mais caro por fazer todas as marchas ao invés de apenas 1ªe 2ª.
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 16 Jan 2014, 13:55
por Marcelo Lazzaroni
Também acho que isso tá com cara de trambulador.
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 20 Ago 2014, 00:36
por matheusrsouza
Ressucitando o tpc gostaria de pedir a opinião de vcs, o meu Monzeira só engata a primeira quando o carro ta parado, ou seja, com o carro andando, se eu tiver de fazer uma redução (pra passar num quebra mola por exemplo) eu tenho que sair de segunda ou parar o carro pra engatar a primeira, se ele tiver andando nem que seja a 2km por hora, a primeira nao entra.
Oq pode ser, alguem sabe ?
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 20 Ago 2014, 01:12
por Rafaelo
matheusrsouza escreveu:Ressucitando o tpc gostaria de pedir a opinião de vcs, o meu Monzeira só engata a primeira quando o carro ta parado, ou seja, com o carro andando, se eu tiver de fazer uma redução (pra passar num quebra mola por exemplo) eu tenho que sair de segunda ou parar o carro pra engatar a primeira, se ele tiver andando nem que seja a 2km por hora, a primeira nao entra.
Oq pode ser, alguem sabe ?
como tu colocou o ponto chave do problema(velocidade do eixo secundário) possivelmente que se trata do sincronizador dessa marcha com problemas. com o carro parado nao tem como se mover o eixo secundário, ja que o primario esta parado devido o pressionamento da embreagem ela vai engatar pq nao precisa de sincronismo nessa situaçao.
desmonte o eixo secundário e remova o anel sincronizador da 1°, pode ter gastado e ter grudado o anel ao mancal da engrenagem fixa do eixo.
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 20 Ago 2014, 08:32
por Marcelo Lazzaroni
Já aconteceu comigo. Apenas regulei o trambulador na haste da caixa, é mole! Inclusíve na propria caixa tem o desenho das marchas pra te ajudar nessa regulagem.

Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 20 Ago 2014, 12:30
por matheusrsouza
Rafaelo escreveu: desmonte o eixo secundário e remova o anel sincronizador da 1°, pode ter gastado e ter grudado o anel ao mancal da engrenagem fixa do eixo.
Rafaelo, vc pode me explicar como eu faço isso, é o meu primeiro carro, sou noob nessas coisas. Teria q desmontar a caixa?
Marcelo Lazzaroni escreveu:Já aconteceu comigo. Apenas regulei o trambulador na haste da caixa, é mole! Inclusíve na propria caixa tem o desenho das marchas pra te ajudar nessa regulagem.

Marcelo, como eu faço isso, ali na alavanca de cambio mesmo? Queria ir na sua dica primeiro, pq parece mais simples, pra depois ir na do Rafaello se nao funcionar...
Re: A primeira e a ré do monza ficam duras pra engatar
Enviado: 20 Ago 2014, 13:12
por Rafaelo
Matheus isso é complicado pra novatos mexer, alias ate mecanico geral tem dificuldade, o ideal é tu ir direto ao um especialista em cambio, e ja logo falar pra ele que ta com problema de sincronizador da 1° e explicar que so entra a marcha com ele parado, e com ele em movimento nao. dae o cara vai saber que tu nao é leigo e vai entender oque é, senao esses cara vao se aproveitar.
obs: como a 1° e a 2° sao marcha de alta rotação e redução, os sincronizadores sao mais complexos que as demais marchas, tem o Sincro externo,intermediário,interno isso só n 1 e 2°, pode ser alguns deles o defeito.
é preciso desmontar uma parte da arvore secundária e outra do trem ate chegar na 1°, como ta perto ou seja é a primeira, nao vai sair tao caro a MO como se fosse 4°, primeiro sai a 5° depois a 1°... na desmontagem.
esse eixo secundário é da minha caixa F17, serve pra ilustrar oque precisa pra chega ate lá. nao precisa tirar o cambio, apenas baixar ele por cavalete superior do motor. e tirar pelo lado o trem de engrenagem.
remove o trem pela lateral
desmonta os garfos
remova-se os eixos
so dae se começa a desmontagem do eixo secundario onde ja é a primeira marcha a ser desmontada.
não vai conseguir fazer isso em casa, é preciso de uma prensa, de um cavalete, ferramentas especificas pra cambio,etc. mande fazer
pergunta: ele engata/desengata com o motor desligado?