waldir escreveu:Leonardo Jacob escreveu:é, talvez meu painel esteja estranho mesmo. que troquei aquele sensor da foto, a ventoinha ligou no mesmo local. ela esta ligando um pouco acima de 1/4. no meio de 1/4 e 1/2
Leonardo,
você trocou também o sensor do cabeçote (mte 3029) que aciona o mostrador de Tº do painel?
Leonardo, como não encontrei referência da performance do sensor 3029 e considerando que a minha ventoinha está acionando na temperatura correta,
que corresponde às indicações do painel, ou seja, ligando quando o ponteiro está entre 3/4 e 1/2 e desligando entre 1/2 e 1/4
Eu coloquei o multimetro na escala 20 VDC a ponta negativa no polo negativo da bateria e a ponta positiva na cabeça do sensor e obtive as seguintes medidas:
Motor frio ( ao ligar) 8,93 Volts
Liga a Ventoinha com 4,04 Volts (entre 3/4 e 1/2)
Desliga a Ventoinha a 4,63 Volts (entre 1/2 e 1/4)
Os 2 sensores do Monza tem 5 meses de uso
"Penso que" se vc acompanhar no seu Monza essas medidas, em que voltagem liga e desliga e forem semelhantes, pode-se dizer que os sensores estão sinalizando corretamente.
Então o próximo passo é examinar se as trilhas do verso do painel estão em curto (examine com uma lupa) Se não houver curto pode ser que o voltímetro do painel possa ser ajustado ou trocado.
Se o sensor de temperatura (4050) é novo, deve estar informando corretamente a ECU. Pode ser scaneado numa autoeletrica e vai apontaar a quantos graus a ventoinha liga e a quantos ela desliga.
Quando a trilha do meu painel estava em curto e visualmente no painel a ventoinha ligava acima de 3/4 e desligava no 1/2, não esquentei a cabeça, pq o scaneamento indicou estar correto o acionamento em 101ºC e desligamento em 91ºC e isto é o importante, somado à VT que deve abrir em 92º e totalmente aberta em 107ºC Ao desligar a ventoinha a VT está novamente fechada (91ºC)
Só corrigi o curto do painel quando troquei novamente os leds da iluminação quando então descobri uma trilha em curto por um micro-pingo-de-solda.
Espero ter ajudado com estas informações.
COMPLEMENTANDO: 13/12/10 15:00h
Fiz um exercício medindo o sensor 3029 (que aciona o mostrador de Tº no painel) em sua performance:
Motor gelado só com a chave ligada 7,88 V
Motor ligado início da faixa azul 7,63 V
Meio da faixa azul 6,87 V
Fim da faixa azul 6,40 V
Inicio da escala branca 5,95 V
1/4 da escala 5,14 V
Entre 1/4 e 1/2 da escala 4,75 V
1/2 da escala 4,18 V
Entre 1/2 e 3/4 da escala 4,05 V (liga a ventoinha)
Entre 1/2 e 1/4 da escala 4,68 V (desliga a ventoinha)
A voltagem começa a descer de 4,68V e ao atingir novamente 4,05 V liga a ventoinha novamente...
lembrando que é o sensor 4050 junto à VT responsável por enviar a diferença de potencial que é utilizado pela ECU para acionar a ventoinha.