jlbalter escreveu:Aproveitando o tópico, pergunto: No meu Monza 94 GLS, ao fazer o jumpeamento do terminal ALDL e apontar a pistola de ponto, a escala de ranhuras da polia aparece à esquerda, junto ao esticador da correia. A marca de referência da capa de proteção (ressalto triangular em alto relevo) fica à direita junto ao parafuso de fixação, junto à parte lisa da correia, salvo engano. Meu amigo, mecânico há 40 anos, disse que a parte mais externa da polia "correu" da parte de borracha que fica mais interna ao eixo, daí a escala de ranhuras aparecer fora de lugar, sugerindo comprar uma polia nova (R$ 215

). O que devo fazer para colocar o carro no ponto com a pistola sem ter que comprar uma nova polia? Agradeço aos amigos monzeiros que se dispuserem responder.
jlbalter,
Veja que engraçado, minha capa nova 'paralela' não veio com o triângulo de referência para ajustar o ponto e se vc puder postar uma foto desta referência seria util para eu tirar uma dúvida.
EDITANDO: Relendo a 1ª parte, o Carlos Freire deu uma instrução mais fácil que talvez vc não precise seguir os 15 passos abaixo. Porém, deve estar seguro que a correia dentada foi colocada em correta sincronia entre a polia do CV e do Virabrequim... vide o tópico que segue:
viewtopic.php?f=50&t=14495#p162167
<<<Pode fazer da seguinte maneira: Retire a vela do 1º cilindro, coloque uma chave de fenda comprida dentro do cilindro, movimente o virabrequim até que a chave suba totalmente e, que o rotor do distribuidor esteja voltado para o cabo do primeiro cilindro, identificando o PMS. Olhe para a polia de acessórios e identifique a marca de 0º. Esse ponto deve estar coincidindo com a marca da polia. procure vestígios da marcação da capa neste ponto.>>>
Aí é só seguir os itens 11, 12, 13, 14
Mas vamos lá ( na página anterior)
viewtopic.php?f=50&t=14495#p162712
vc pode identificar os pontos brancos que fiz na capa plastica. O ideal é você marcar apenas o ponto (do meio) que corresponde ao PMS (Ponto Morto Superior).
1-Afrouxar o tensionador da correia poli-V do alternador
2-Remover correia e tensionador/esticador.
3-Retirar a capa plástica.
4-Forçar ou tentar girar a polia de serviços... se ela se mover só com seu esforço terá que ser substituida (raramente isso ocorre)
5-Com uma chave hallen retirar os 4 parafusos da polia de serviços e tirá-la
6-Tirar as velas de ignição para aliviar a pressão e para conferir o PMS
7-Confira o PMS conforme esquema na 1ª parte deste. Virando pela polia do virabrequim, posicionar a polia do comando de válvulas na marcação da capa traseira da correia dentada e conferir se a marcação do virabrequim confere. (Se a correia dentada estiver posicionada corretamente ao acertar a marcação superior a do virabrequim deverá coincidir e com uma chave de fenda no 1º cilindro para sentir se o pistão está totalmente em cima. Se as marcações não coincidirem (1º em cima e depois embaixo) a correia está colocada fora de ponto).
8-Encaixe a polia de serviços novamente (tem uma chaveta guia... não dá para mudar a posição)
9-Coloque os parafusos sem aperto final
10- Coloque a capa plástica (pode até colocar antes da polia de serviços para facilitar. Coloque os parafusos para ela não dançar.
11- O rebaixo do meio na aba da polia é o PMS. Se a polia correu o PMS poderá ficar para a direita ou esquerda e é esse ponto que vc deverá marcar na capa plástica.
12- Se a sua polia correu muito, as marcações poderão estar para baixo, fora do alcance da capa. Aí a solução é assinalar a aba da polia no ponto que corresponder à marcação do triangulo na capa plastica.
13- Informar ao 'mecânico' que for fazer a leitura com a lâmpada estroboscópica que a marcação nova na capa (onde ela estiver) é o ponto 0º PMS para que ele ache no seu caso o 10ºAPMS
14- Se os rebaixos da polia ficaram visíveis na metade superior ele vai se guiar por eles, ou senão vc indica o novo ponto na polia que o medidor de ponto faz a leitura conf for ajustando no corpo do distribuidor.
15- Dar aperto final na polia do virabrequim, apertar os parafusos da capa plástica, colocar o esticador, correia poli-v, esticar, colocar as velas, cabos
OBS.:- Se for comprar uma polia nova, veja se vem com os rebaixos na aba, senão vai dar na mesma... vai ter que assinalar na polia a referência.
waldir