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Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 26 Jul 2010, 15:36
por 500EF
Rafaelo escreveu:
se esses gerenciadores tem capacidade de avanço eletronico e interação com o modulo hei eu ja nao sei, deve ter eu acho.
O avanço da fase aspirada nós que fazemos... Pelo distribuidor...
Já do atraso quando entra pressão, é o gerenciador quem cuida.
Esta é a melhor forma de se fazer, porque fica com boa pegada e consumo em baixa (uso normal no trânsito) porque está com o ponto adiantado. E seguro em alta, porque o gerenciador atrasa.
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 26 Jul 2010, 17:48
por Rafaelo
sim fica bom desse jeito. eu tava me baseando pela MS que agente cria um mapa(mapa turbo) de avanço 0 a 9000 RPM e nele setamos o avanço ou atraso do ponto, 0 a 2500 RPM (avanço - aspirado), 2500 a 9000 (atraso - turbo) um espetaculo. so usei um exemplo didatico pra esses numeros.
eu dei uma olhada em um controlador no diagrama e o esquema e bem diferente do que imaginava, ja se deixa avançado via distribuidor e se atrasa via gerenciador.
so tem um coisa, caso usem o modulo hei e a multec original, é preciso desativar 2 pinos no mudulo hei pinos B (gatilho do avanço), E (controle eletronico do avanço EST).
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 26 Jul 2010, 18:08
por 500EF
Rafaelo escreveu:sim fica bom desse jeito. eu tava me baseando pela MS que agente cria um mapa(mapa turbo) de avanço 0 a 9000 RPM e nele setamos o avanço ou atraso do ponto, 0 a 2500 RPM (avanço - aspirado), 2500 a 9000 (atraso - turbo) um espetaculo. so usei um exemplo didatico pra esses numeros.
Não creio que seja simples assim. Pois você pode estar a 6000 rpm sem pressão, ou pode estar a 3.000 com 1 bar, por exemplo...
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 26 Jul 2010, 21:27
por Rafaelo
sim pode acontecer falhas de pressao, como estourar o mangote mas pra isso existe algumas formas de segurança uma delas é por "tabela". esse mapa e montado e baseado em rpm X pressao = graus ignição. ele so vai avançar ou recuar se os 2 valores baterem conforme o mapa criado.
se tiver pressao em tal rpm, entao atrasa senao tiver avança. o sensor map interno que cuida disso. eu so sei o basico de MS + Turbo, inclusive existe um MAP absoluto c/ correçao barometrica feito pra 4bar turbo.
nesse mapa da pra ver o seguinte exemplo, ele setou fase turbo em 3000 RPM:
fonte: tabela de motor turbo la no forum da MS.
6000 RPM @ 221 Kpa = 19º (turbina cheia funcionamento normal, carga total) se estourar o mangote e perde a pressao, fica 'aspirado' novamente 6000 RPM @ 25 Kpa = 38º (turbina vazia) como podemos ver a ignição avançou em relação os 19º anterior. sem colocar em risco o motor. se der algum problema na turbina eu presumo que a pessoa vai sentir e parar o carro, e concerta o problema.
exite outros metodos especificos de controle de pressao na MS, como portas extras programaveis. que podem ser encorporados sem muita dificuldade. a MS foi projetada tanto pra aspirado como pra turbinado. e so ver nos manuais tem ate boosters eletronico via MS é dificil dizer oque nao tem nela

Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 27 Jul 2010, 09:43
por 500EF
Só para você entender melhor, não é só se rasgar mangueira que a pressão cai. Se tirar o pé também... Em qualquer marcha e em qualquer rotação...

Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 27 Jul 2010, 10:13
por mello3
Essa marca é boa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... chrace-_JM
Eu não entendo praticamente nada, mas acho que não, pois a regulagem da mistura não é feita em tempo real automaticamente e sim uma pré-regulagem.
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 27 Jul 2010, 11:06
por Galbiruts
Otima marca, meu amigo tem num astra turbo e não teve do que reclamar!!!!
Re: Receita pra turbo Monza 2.0
Enviado: 27 Jul 2010, 12:20
por Rafaelo
500EF escreveu:Só para você entender melhor, não é só se rasgar mangueira que a pressão cai. Se tirar o pé também... Em qualquer marcha e em qualquer rotação...

eu sei cara, mas o mapa ja ta feito pra isso rsrsrs, quando entra a pressao do turbo a carga aumenta e o sensor map detecta isso e atrasa o ponto conforme o mapa, se a pressao cair com o motor acelerando, a carga cai e volta a avançar o ponto simples assim, como o grafico desmontra. se eu tirar o pe é claro que a pressao, rpm vai cair e vai voltar a adiantar o ponto. onde ta o problema nisso? nao vejo logica alguma pra dar algum tipo de problema. é simples se tem pressao(carga) ela atrasa senao tem avança seja a rotação que for ja ta programado pra qualquer tipo de situação. como eu expliquei acima nao e só baseado so na rotação é preciso os dados do map. pra descidir oque fazer se atrasa ou nao.