Relê do limpador de para-brisa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Enéias »

Carlos A. Freire escreveu:Vale lembrar que o relê ou módulo não é o único a causar o sintoma que descreveu lá em cima. O Motor também faz isso. Eu mesmo já tive esse sintoma de a intermitência ficar errada, limpador parar em local errado e, no meu caso era oxidação na engrenagem do motor, a mesma engrenagem onde se encosta os contatos do conector.
Desmontei, limpei lubrifiquei e remontei. Está bom até hoje. tem aproximadamente entre 3 e 4 anos que ocorreu. O motor do limpador do meu Monza GLS 96 é Bosch.

Abs,

Carlos Freire

Carlos, grato pela dica.

Fiz hoje, desmontei todo sistema do limpador, tirei o motor, abri e, estava bem oxidado. Passei um limpa contatos, mas não desmontei todo ele...

Até ferrugem tinha. Percebi que faltava uma borracha de vedação, me corrija se eu estiver errado... Também na parte que fica girando "no imã" parecia estar gasto, sei lá.

Achei estranho... Remontei tudo e nada de resolver o problema... Não tive tempo de mexer em caixa de fusíveis e ver o relê ou módulo.

Pelo pouco que conheço de elétrica; acho que este motor já era. Coloquei uma borracha de bike para vedar um pouco, enjambre, rsrsrs!


Vlw abraço.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se a engrenagem que fica embaixo do conector estiver oxidada, se não abrir não vai resolver o problema. Tem que desmontar mesmo. Um limpa contato não é indicado para esse problema.

Entre a tampa e o local da engrenagem, vai uma junta de cortiça. No meu caso, essa junta destruiu e passou a deixar entrar umidade na engrenagem. Não encontrei essa junta e fiz outra com papel para juntas (esqueci o nome).

Já tem alguns anos que fiz essa manutenção e até agora está bom.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Enéias »

Carlos, valeu pela ajuda. Consegui arrumar essa parte do limpador... Desmontei tudo agora e já testei, está funcionando perfeitamente...
Agora o limpador tem todas as funções funcionando normalmente, porém não consegui fazer um esquema para vedar corretamente. Estava bem oxidado nessa parte... Dei uma limada naqueles "rebites" e tirei fora, lixei aquelas "3 perninhas, limpei a graxa e coloquei nova também. Porém na montagem esqueci a arruela que vai ali, hahahaah!

Quando der tempo desmonto de novo e faço o esquema melhor, assim como uma vedação que ficou sem.


Valeu pela ajudar, abraços.

Fotos:

Imagem

Imagem
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na falta da junta de cortiça, pegue uma tampa de caixa de bombom ou sapato, mas que seja firme e recorte na forma e tamanho do espaço. Não se esqueça que há um furo no centro para os contatos. Assim dura mais tempo até encontrar uma junta que dê certo.

Ainda bem que viu o motor, se não iria mexer no módulo ou relê, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por matheusrsouza »

Desenterrando o tpc mais uma vez, agora a pouco voltando de um chá de bebê com a minha namorada, uma chuva torrencial aqui no RJ, e o meu limpador.. PIMBA! Parou. Foi um sufoco pra chegar em casa, vcs não tem noção!

Chequei o relê (GM 90069864) - ok, esta atracando corretamente; fusível de 15A M2 - ok. Tirei o relê fora e liguei o limpador, nada. Meu Monza é um SL/E 91, como eu nunca abri um motor de limpador na vida, os senhores podem me ajudar a pelo menos tentar dar uma sobrevida ao motor do meu limpador, com dicas de como retira-lo, abri-lo, e limpar e lubrifica-lo?

Desde já obrigado!
Editado pela última vez por matheusrsouza em 29 Mar 2015, 20:18, em um total de 1 vez.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por coy »

Quero te desanimar não, mas eu certa vez desmontei o meu para tentar trocar o rolamento que estava apenas roncando e desisti de tentar montar. Comprei outro, pois é uma mielda para remontar isto.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
matheusrsouza
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 608
Registrado em: 27 Jul 2014, 22:07
Cidade: Vilar dos Teles
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por matheusrsouza »

coy escreveu:Quero te desanimar não, mas eu certa vez desmontei o meu para tentar trocar o rolamento que tava apenas roncando e desisti de tentar montar. Comprei outro pois é uma mielda para remontar isto.
O meu nem roncou Coy, simplesmente parou do nada.
Ex - Monza SL/E 1991 COMPLETO!
Painel Digital /Aros Kromma KR1610 17' polegadas / Motor de partida Vectra 8v / Faróis de neblina / Som de Mala / Escape Sport

Ex - Fox 1.0 Trend 2008
DH / Trio Elétrico / Alarme

Ex - Classic VHC-E LS 2011
AC, TE e VE

Atual - Cobalt LTZ 2013
Top de linha.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se o motor parou de girar, deve verificar se chega tensão nele. Se não chegar, não adianta mexer nele.
Se chega tensão e não gira, está com defeito e nesse caso é preciso ter conhecimento em motores elétricos DC para fazer manutenção. Pode ter problemas também nos contatos que vão na engrenagem, como mostrado neste tópico.
Se o motor gira, mas a engrenagem não, ela pode estar quebrada e pode ser substituída.
Para quem tem conhecimento em manutenção de motores elétrico é bem simples fazer esse tipo de manutenção.

Abs.

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder