Fotos do meu ex-Vectra, discussões & preparações em geral

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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: O teste foi feito em 2ª marcha. Mas mesmo andando no álcool, de 5ª marcha, a uns 4000RPM, a leitura fica por volta dos 850/860mV.
Então pelo menos de alimentação na fase aspirada, ele já está pronto para receber um emblema "T" na tampa do porta-malas... hehehe

Sabe de alguém lá no vectra clube que tenha adaptado uma roda fônica externa para adiantar o ponto?
O meu banco já estava solto quando mexi na bomba (na verdade, na borda do tanque, onde a tampa da bomba é encaixada).
Não sei se eu vi direito, porque estava com pressa e a garagem é escura, mas quando eu rebati os encostos eu tive a impressão de que cada parte do assento bi-partido era fixada ao fundo do carro por uma espécie de suporte de ferro com um parafuso "torx". Imaginei que soltando estes parafusos, eu consiga tombar os bancos para frente, tendo acesso ao local onde fica a tampa do conjunto da bomba.

Cheguei a ver um tópico com um tutorial de como trocar a bomba no vectra clube. Mas o post é muito antigo e as imagens já sumiram... :cry:
Eduardo Rettore
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por RicardoDS »

500EF escreveu: Sabe de alguém lá no vectra clube que tenha adaptado uma roda fônica externa para adiantar o ponto?
Acho que não vale a pena.
Com o investimento e trabalho para fazer isso, dá para pagar um remapeamento de ponto.
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:Então pelo menos de alimentação na fase aspirada, ele já está pronto para receber um emblema "T" na tampa do porta-malas... hehehe
:evil:
Sabe de alguém lá no vectra clube que tenha adaptado uma roda fônica externa para adiantar o ponto?
Que eu me lembre, não...
Não sei se eu vi direito, porque estava com pressa e a garagem é escura, mas quando eu rebati os encostos eu tive a impressão de que cada parte do assento bi-partido era fixada ao fundo do carro por uma espécie de suporte de ferro com um parafuso "torx". Imaginei que soltando estes parafusos, eu consiga tombar os bancos para frente, tendo acesso ao local onde fica a tampa do conjunto da bomba.

Cheguei a ver um tópico com um tutorial de como trocar a bomba no vectra clube. Mas o post é muito antigo e as imagens já sumiram... :cry:
Pelo menos aqui, existem umas alças de plástico (ou borracha???) que servem para puxar o assento do banco para frente. Pelo que vc está dizendo, esse suporte não seria do cinto de segurança? Ou então, seriam essas alças...
RicardoDS escreveu:Acho que não vale a pena.
Com o investimento e trabalho para fazer isso, dá para pagar um remapeamento de ponto.
Sou uma total negação em turbo e não sei como é que se faz o retorno da lubrificação da turbina. Mas no "contra-carter" do meu carro tem um tampão onde deveria estar o sensor de nível de óleo do carter. O sensor não está lá por mais uma dessas economias porcas da vida :smt011 . Talvez nem seria preciso retirar o carter.

Mas sobre o remapeamento, como o gerenciador consegue interferir na central de IE? No caso, usando o ponto adiantado, se o gerenciador conseguir fazer as alterações necessárias, seria muito bom.
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: Pelo menos aqui, existem umas alças de plástico (ou borracha???) que servem para puxar o assento do banco para frente. Pelo que vc está dizendo, esse suporte não seria do cinto de segurança? Ou então, seriam essas alças...
Tirei algumas fotos para você entender o que eu estou falando. No seu é diferente disso?

Suportes que eu acho que prendem o banco ao assoalho do carro. Visto com os encostos rebatidos:
Imagem


Mais de perto:
Imagem


Parte da frente do banco, que parece ser uma dobradiça, para você tombar o banco para frente depois de soltar os parafusos:
Imagem


Será que tem alguma coisa para puxar que eu não estou vendo, ou vou ter que comprar a chave "torx" maior mesmo??? :roll:

Mas sobre o remapeamento, como o gerenciador consegue interferir na central de IE? No caso, usando o ponto adiantado, se o gerenciador conseguir fazer as alterações necessárias, seria muito bom.
O gerenciador externo para turbo só vai atrasar o ponto quando entrar pressão para não grilar (turbo grilando quebra tudo em poucos segundos).

Falando grosseiramente, atrasar o ponto é fácil, porque basta pegar o sinal da central e "segurar" por x tempo antes de deixá-lo seguir para a bobina.

Mas adiantar não tem como, porque como você vai adivinhar que a central ia mandar a centelha para este cilindro neste ciclo com y graus de adiantamento, para mandar a centelha antes...
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por Diego Rodrigues »

José Leal escreveu:Diego, vc voltou o chip? Se não, vc deve estar rodando com a mistura muito rica...

Depois que coloquei gasolina no tanque é que percebi o quanto preciso mexer no ponto de ignição :mrgreen: e olha que estou andando na comum. Imagino essa Pódium com 20% de álcool misturado (já que o governo diminuiu a porcentagem de álcool na gasolina). O carro deve ficar canhão!
voltei o chip, sim. senão era detonação na certa.

estou rodando na podium com chip original e voltei também o filtro de ar original, para não pegar ar quente do cofre, reduzindo o risco de detonação.

o carro está andando muito bem. fiz uns vídeos lá no youtube:

0-150
http://www.youtube.com/watch?v=Fd5uMy7dj3I

0-160
http://www.youtube.com/watch?v=44JciLhSURA

os testes foram em pistas diferentes. uma bem plana na primeira acelerada e outra começa plana e depois inclina (aclive) um pouco após uns 400M.

arranquei melhor no segundo vídeo. no primeiro a câmera e a pressa pra sair logo (vinha carro) me tirou a concentração. :mrgreen:

tudo em torno de 12 e 13h. um sol de lascar.
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

500EF escreveu:Tirei algumas fotos para você entender o que eu estou falando. No seu é diferente disso?(...)
Aqui é diferente... não preciso rebater o encosto para rebater o assento. Na verdade, para fazer essa operação, devo antes rebater o assento e depois rebater o encosto. A parte traseira do encosto forma uma superfície plana com o assoalho do porta-malas:

Imagem
A tal alça de borracha

Imagem
Assento rebatido

Imagem
Encosto rebatido

Não sei se tem algo a ver pelos meus bancos serem de veludo e os seus serem de couro, ou se mudou o esquema de ano-para-ano...
Parte da frente do banco, que parece ser uma dobradiça, para você tombar o banco para frente depois de soltar os parafusos:
Pela foto do assento rebatido, vc pode ver a dobradiça.
O gerenciador externo para turbo só vai atrasar o ponto quando entrar pressão para não grilar (turbo grilando quebra tudo em poucos segundos).

Falando grosseiramente, atrasar o ponto é fácil, porque basta pegar o sinal da central e "segurar" por x tempo antes de deixá-lo seguir para a bobina.

Mas adiantar não tem como, porque como você vai adivinhar que a central ia mandar a centelha para este cilindro neste ciclo com y graus de adiantamento, para mandar a centelha antes...
Então atrasar o ponto é mais fácil que "adiantá-lo pelos variadoidos" que vc fala :smt005 .

Valeu pelas dicas!
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José Leal
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por José Leal »

Diego Rodrigues escreveu:(...)o carro está andando muito bem. fiz uns vídeos lá no youtube:

0-150
http://www.youtube.com/watch?v=Fd5uMy7dj3I

0-160
http://www.youtube.com/watch?v=44JciLhSURA

(...)
Diego, de zero a 100km/h em 9seg. tá é ótimo! Seu carro tá subindo giro muito bonito. Eu achei que na 2 filmagem, a derrapada na arrancada prejudicou um pouco.

Um abraço!
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500EF
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Re: Fotos do meu Vectra

Mensagem não lida por 500EF »

José Leal escreveu: Então atrasar o ponto é mais fácil que "adiantá-lo pelos variadoidos" que vc fala :smt005 .
Eles não adiantam. Eles atrasam para o próximo ciclo. :smt023

Só para ficar mais fácil de entender. Em cada cilindro, um ciclo completo tem 720 graus (sobe, desce, sobe, desce). Então, se você programa o variadoido para adiantar 9 graus, ele vai atrasar em (720-9) e a centelha vai acontecer 9 graus "antes" (entre aspas, porque ele vai na verdade fazer isso com um ciclo de atraso).
Eduardo Rettore
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