Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.
Enviado: 16 Mai 2013, 15:39
Ledo, o monza é economico em velocidades entre 80 e 100km/h, pois estará com giro baixo e em quinta marcha, abaixo de 80km/h teria que abrir muito a borboleta para admitir mais ar e injetar mais combustível, o que faria gastar mais, e se colocar uma quarta marcha, o giro do motor vai subir consequentemente gastando mais... Acima de 100km/h o consumo não cai muito, claro, até uns 120km/h ele cai cerca de 10 à 15%, acima disso começa gastar mais, e acima de 140km/h simplesmente BEBE...Julio Cesar Ledo escreveu: Ultimamente ando descendo um pouco a lenha no meu OHC, ele parece q fica mais economico quando vc usa mais o giro do motor, mas isso é coisa da minha cabeça lesada, rs rs
Coxim do motor é caro, mas uma vez trocado fica 0Km e duro muito tempo se comprar de boa marca....
Claro que isso é relativo, estou dando uma citação como se estivesse num plano e transito livre... Pois é BEM possível andar a 60km/h em quinta, eu mesmo faço isso sempre, mas é em retas porém com leve declive, ou seja descidinha BEM mas BEM suave mesmo, então o carro se mantém em constante movimento com o mínimo pisar no acelerador...
Mas qualquer pisadinha o consumo já cai... ideal mesmo é 80km/h.... procuro sempre que possível andar nessa velocidade, e em descidas SEMPRE desso no embalo e engatado para usar o cutoff.... O computador chega a marcar 30km/l em cutoff... kkkk!!!
O consumo de combustível de um carro está relacionado a sua capacidade volumétrica, eficiência em queimar o combustível admitido e capacidade de expelir os gases.
Não existe mágica nem mistérios, é que as montadoras aqui no brasil ainda insiste numas coisas que penso ser mais inteligentes que os engenheiros que lá trabalham... kkkk!!!
Fora do brasil tem tanta tecnologia visando economia e menor poluição, e aqui só se pensa em potência e tamanho da roda...
Mas todo motor 2.0 vai consumir como motor 2.0, existem influencias como peso do carro, cambio utilizado, aerodinâmica entre outras coisas que, fazem haver diferenças entre um carro e outro, mesmo ambos tendo motores 2.0.
Eu fiquei filosofando sobre este assunto uns tempos atrás e cheguei numa conclusão que.
O motor tem um consumo específico em marcha lenta, esse consumo é fixo e não se altera, ou seja, é o mínimo de combustível necessário para que o motor se mantenha girando sem a carga da transmissão.
Conforme você passa a colocar carga na transmissão há que aumentar a potência no motor para tirar o carro do estado de repouso (lembra das aulas de física no colégio???)...
Este consumo aumenta claro, mas depois que o carro passa a andar ele volta ao "normal" (claro que não é todo esse mar de flores, mas é só uma analogia).
Vamos usar como exemplo um carro com cambio CVT que mantém o giro do motor sempre constante, e varia somente a velocidade.
Digamos que em 2500rpm o motor tem consumo de 5X km/l andando a 50km/h, se esse mesmo carro andar a 100km/h ele irá estar consumindo 2,5X Km/l porque? Porque você diluiu o consumo andando o dobro da velocidade, na verdade o motor continua consumindo a mesma coisa, porém o consumo está diluido na quantidade de Km que o carro está a percorrer num determinado tempo, chamamos isso de velocidade... kkkk!!!
Depois de ficar horas e horas fazendo essas analogias na minha cabeça de bagre que percebi que o melhor consumo do monza é andando de 80km/h até 100km/h, e é exatamente isto que consta no manual do carro...
Até que minha cabeça de vento serve pra alguma coisa.. kkk!!! :smt021
Não sei se entenderam meu raciocínio, mas não precisam não... tem horas que eu viajo legal...