Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

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vrsilva
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por vrsilva »

Julio Cesar Ledo escreveu: Ultimamente ando descendo um pouco a lenha no meu OHC, ele parece q fica mais economico quando vc usa mais o giro do motor, mas isso é coisa da minha cabeça lesada, rs rs

Coxim do motor é caro, mas uma vez trocado fica 0Km e duro muito tempo se comprar de boa marca....
Ledo, o monza é economico em velocidades entre 80 e 100km/h, pois estará com giro baixo e em quinta marcha, abaixo de 80km/h teria que abrir muito a borboleta para admitir mais ar e injetar mais combustível, o que faria gastar mais, e se colocar uma quarta marcha, o giro do motor vai subir consequentemente gastando mais... Acima de 100km/h o consumo não cai muito, claro, até uns 120km/h ele cai cerca de 10 à 15%, acima disso começa gastar mais, e acima de 140km/h simplesmente BEBE...
Claro que isso é relativo, estou dando uma citação como se estivesse num plano e transito livre... Pois é BEM possível andar a 60km/h em quinta, eu mesmo faço isso sempre, mas é em retas porém com leve declive, ou seja descidinha BEM mas BEM suave mesmo, então o carro se mantém em constante movimento com o mínimo pisar no acelerador...
Mas qualquer pisadinha o consumo já cai... ideal mesmo é 80km/h.... procuro sempre que possível andar nessa velocidade, e em descidas SEMPRE desso no embalo e engatado para usar o cutoff.... O computador chega a marcar 30km/l em cutoff... kkkk!!!

O consumo de combustível de um carro está relacionado a sua capacidade volumétrica, eficiência em queimar o combustível admitido e capacidade de expelir os gases.
Não existe mágica nem mistérios, é que as montadoras aqui no brasil ainda insiste numas coisas que penso ser mais inteligentes que os engenheiros que lá trabalham... kkkk!!!
Fora do brasil tem tanta tecnologia visando economia e menor poluição, e aqui só se pensa em potência e tamanho da roda...

Mas todo motor 2.0 vai consumir como motor 2.0, existem influencias como peso do carro, cambio utilizado, aerodinâmica entre outras coisas que, fazem haver diferenças entre um carro e outro, mesmo ambos tendo motores 2.0.

Eu fiquei filosofando sobre este assunto uns tempos atrás e cheguei numa conclusão que.

O motor tem um consumo específico em marcha lenta, esse consumo é fixo e não se altera, ou seja, é o mínimo de combustível necessário para que o motor se mantenha girando sem a carga da transmissão.
Conforme você passa a colocar carga na transmissão há que aumentar a potência no motor para tirar o carro do estado de repouso (lembra das aulas de física no colégio???)...
Este consumo aumenta claro, mas depois que o carro passa a andar ele volta ao "normal" (claro que não é todo esse mar de flores, mas é só uma analogia).

Vamos usar como exemplo um carro com cambio CVT que mantém o giro do motor sempre constante, e varia somente a velocidade.
Digamos que em 2500rpm o motor tem consumo de 5X km/l andando a 50km/h, se esse mesmo carro andar a 100km/h ele irá estar consumindo 2,5X Km/l porque? Porque você diluiu o consumo andando o dobro da velocidade, na verdade o motor continua consumindo a mesma coisa, porém o consumo está diluido na quantidade de Km que o carro está a percorrer num determinado tempo, chamamos isso de velocidade... kkkk!!!

Depois de ficar horas e horas fazendo essas analogias na minha cabeça de bagre que percebi que o melhor consumo do monza é andando de 80km/h até 100km/h, e é exatamente isto que consta no manual do carro...
Até que minha cabeça de vento serve pra alguma coisa.. kkk!!! :smt021

Não sei se entenderam meu raciocínio, mas não precisam não... tem horas que eu viajo legal...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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rafael_club
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por rafael_club »

é com as cidades cheias de carros e dificil andar em 5 macha joga a 4 ja ta dificil.
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waldir
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por waldir »

o monza é economico em velocidades entre 80 e 100km/h, pois estará com giro baixo e em quinta marcha, abaixo de 80km/h teria que abrir muito a borboleta para admitir mais ar e injetar mais combustível, o que faria gastar mais, e se colocar uma quarta marcha, o giro do motor vai subir consequentemente gastando mais... Acima de 100km/h o consumo não cai muito, claro, até uns 120km/h ele cai cerca de 10 à 15%, acima disso começa gastar mais, e acima de 140km/h simplesmente BEBE...
Claro que isso é relativo, estou dando uma citação como se estivesse num plano e transito livre... Pois é BEM possível andar a 60km/h em quinta, eu mesmo faço isso sempre, mas é em retas porém com leve declive, ou seja descidinha BEM mas BEM suave mesmo, então o carro se mantém em constante movimento com o mínimo pisar no acelerador...
Mas qualquer pisadinha o consumo já cai... ideal mesmo é 80km/h.... procuro sempre que possível andar nessa velocidade, e em descidas SEMPRE desso no embalo e engatado para usar o cutoff.... O computador chega a marcar 30km/l em cutoff... kkkk!!!
Vinicius, considerando essa sua colocação bem válida, eu deixo aqui a pergunta que não é para vc responder.

Qual é a mágica para um Monza à Etanol fazer 7, 8 ou 9km/l na cidade que já vi n vezes postado no forum. Sendo que na Cidade o máximo que se coloca é 60Km/h em grandes avenidas, de resto só 2ª e 3ª no transito?!

Abs

waldir
PS.: me contento com 5,0; 5.4; 5,5 a 5,6 Km/l é o que o meu Monza faz, dirigindo normal sem ficar preocupado
com monitoramento da agulha do econômetro, marchas adiantadas, até pq sigo o shift light ou no ouvido para mudança de marchas
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Nelson osorio
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por Nelson osorio »

Falar de consumo é polemico...

Não discuto isso com ninguem, rtsrsrs...depende muito, de n fatores.

PS: O meu tmb faz mais ou menos isso Waldir, 5, 6 km/l, por ai no etanol.

e estou feliz assim.... rsrs

Ando sem neuroses, e faz realmente isso...
VW POLO SEDAN 1.6 MI
MONZA GLS 94 2.0 EFI AZUL STRAUSS
FOTOS DO MONZA azulão
Julio Cesar Ledo
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

O meu faz isso 6~7Km/L e é gasolina p.o.r.r.a !Tão reclamando do quê quero matar um aqui !!

=D

P.S: O culpado é o OHC eu piso ele vai, piso ele vai, ai não aguento e piso tudo !!

:smt005
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Nelson osorio
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por Nelson osorio »

kkkkkk eita Ledo...

Culpa do Ohc neh, rsrs

Eu tmb, piso com gosto, por isso que eu preferia o Painel digital, nao tinha econometro, rsrsrs, psicologicamente eu ficava mais tranquilo... kkkkkk
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vrsilva
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

Mensagem não lida por vrsilva »

waldir escreveu:
o monza é economico em velocidades entre 80 e 100km/h, pois estará com giro baixo e em quinta marcha, abaixo de 80km/h teria que abrir muito a borboleta para admitir mais ar e injetar mais combustível, o que faria gastar mais, e se colocar uma quarta marcha, o giro do motor vai subir consequentemente gastando mais... Acima de 100km/h o consumo não cai muito, claro, até uns 120km/h ele cai cerca de 10 à 15%, acima disso começa gastar mais, e acima de 140km/h simplesmente BEBE...
Claro que isso é relativo, estou dando uma citação como se estivesse num plano e transito livre... Pois é BEM possível andar a 60km/h em quinta, eu mesmo faço isso sempre, mas é em retas porém com leve declive, ou seja descidinha BEM mas BEM suave mesmo, então o carro se mantém em constante movimento com o mínimo pisar no acelerador...
Mas qualquer pisadinha o consumo já cai... ideal mesmo é 80km/h.... procuro sempre que possível andar nessa velocidade, e em descidas SEMPRE desso no embalo e engatado para usar o cutoff.... O computador chega a marcar 30km/l em cutoff... kkkk!!!
Vinicius, considerando essa sua colocação bem válida, eu deixo aqui a pergunta que não é para vc responder.

Qual é a mágica para um Monza à Etanol fazer 7, 8 ou 9km/l na cidade que já vi n vezes postado no forum. Sendo que na Cidade o máximo que se coloca é 60Km/h em grandes avenidas, de resto só 2ª e 3ª no transito?!

Abs

waldir
PS.: me contento com 5,0; 5.4; 5,5 a 5,6 Km/l é o que o meu Monza faz, dirigindo normal sem ficar preocupado
com monitoramento da agulha do econômetro, marchas adiantadas, até pq sigo o shift light ou no ouvido para mudança de marchas

Waldir respondendo, não sei qual é minha mágica com o Monza, acho que é afinidade mesmo... quando dirijo carros 1.0 chego a fazer o mesmo a gastar igual o monza, acho que eu tenho a natureza de dirigir propensa a dirigir carro como o monza, e consigo tirar o maior proveito dele... Sempre que meu ex-monza fazia menos de 7km/l tinha algo de errado...

Mas vou te contar, eu não sou muito encucado com o vacuometro do monza não, sempre que vou arrancar ele sobe lá no início da rampa vermelha, sempre... acho que talvez seja esse o segredo ou não... Mas eu procuro sempre a embalar o carro...
As vezes andando à 40km/h no plano jogo uma quarta marcha e vou de boa, o monza 94/95 com cambio f18 tem relações de marchas bem boas, e à 40km/h mesmo em quarta puxa muito... Mas gasta mais que se jogar uma terceira, mas eu jogo quarta pra reduzir consumo mesmo...
E sempre, mas sempre uso cutoff..

Waldir, quantos KM tem rodado com 1 tanque de álcool?
O meu tem rodado em média 320km com 47L, pois sempre que encho o tanque vai essa quantia...

Acredito também que o álcool não seja muito bom para pessoas que não usam o carro diariamente... pode ser babozeira minha... mas...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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Re: Monza 94/95 Cinza Bartok do VRSilva.

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Julio Cesar Ledo escreveu:O meu faz isso 6~7Km/L e é gasolina p.o.r.r.a !Tão reclamando do quê quero matar um aqui !!

=D

P.S: O culpado é o OHC eu piso ele vai, piso ele vai, ai não aguento e piso tudo !!

:smt005
Pior de tudo, é que é lindo ouvir o grunido do motorzão... Adoro esticar a teceira... vai gostoso... adoro desbancar playboy com carrinho de motor de barbeador achando que pode com o monzão...
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