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Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 13:45
por coy
Rafaelo escreveu:Bem legal, sempre é bom fazer um pré giro antes de ligar por definitivo. Serve para muita coisa.
Certeza que é o HEI? Veja se não é o sensor de rotação mal plugado, algum mau contato na parte elétrica. A bobina, cabo, soquetes elétrico
Esqueceu que é EFI?
KKKKK!
São os mesmos sintomas de quando tudo começou (quando tive de rebocar), no momento em que o motor de arranque esta girando a bomba de gasolina funciona, mas não tem centelha. Para confirmar vou arrumar um HEI emprestado.
Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 14:02
por Rafaelo
coy escreveu: Esqueceu que é EFI?
KKKKK!
Esqueceu que aquela coisa que vocês chamam de "bobina impulsora" é um sensor de rotação?

O sensor indutivo VR capta o sinal de rotação e envia para o HEI codificar. Se tiver mal encaixado, plugado o HEI não vai receber sinal algum da rotação do motor.
coy escreveu: São os mesmos sintomas de quando tudo começou (quando tive de rebocar), no momento em que o motor de arranque está girando a bomba de gasolina funciona, mas não tem centelha. Para confirmar vou arrumar um HEI emprestado.
Se a bomba está ligando é pq está recebendo rotação, então... dai descarta o sensor rotação. Não me lembro, mas se o HEI queimou não envia sinal de rotação para ECU. Está indo ao contrário dos teus sintomas. Revise se está chegando tensão na bobina. Pode ser a bobina zuada tb. Olha o aterramento dela, cabos de velas e distribuidor, o próprio rotor, aliás faz um teste simples ai... assim tu descarta todo o distribuidor e cabo de vela de uma vez só.
Pega o plug menor e plug uma vela e aterra no bloco direto na bobina, se centelhar o problema é no distribuidor (carvão, fuga de rotor), já casos assim. Não sai correndo atrás do bendito HEI ainda. Só se tiver fácil ao teu alcance. Mas tem muito teste ainda para ser feito.
Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 14:54
por coy
Esqueceu que aquela coisa que vocês chamam de "bobina impulsora" é um sensor de rotação?

O sensor indutivo VR capta o sinal de rotação e envia para o HEI codificar, se tiver mal encaixado, plugado o HEI não vai receber sinal algum da rotação do motor.
Verdade tinha me esquecido deste detalhe, kkk!
Mal contato já verifiquei.
Pega o plug menor e plug uma vela e aterra no bloco direto na bobina, se centelhar o problema é no distribuidor
Valeu pela tentativa, mas foi o primeiro teste realizado.
Já troquei a bobina de alta, já medi se chegam os 12 volts no conector cinza da bobina de alta, já medi a impedância da bobina impulsora (sensor de rotação) e está com 900 Ohms.
Um fato que me faz acreditar que o HEI (...) esteja ruim é que além de no momento em que o motor de arranque esta girando (consequentemente o motor também) a bomba de gasolina funciona, mas não tem centelha no cabo da bobina (já testado com outro cabo) é que coloquei o HEI na geladeira para esfriar e depois montei de volta e o carro pegou novamente, mas morreu rapidamente (falta de centelha). Tentei esta técnica novamente e não deu certo.
Estou esperando um amigo me trazer um HEI para teste.
Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 15:48
por jorgeAP
Maravilha, eh eh! Estou acompanhando o tópico deste o início e torcendo para dar tudo certo, só não dei pitaco porquê estava muito bem assessorado pela equipe que se formou para ajudar. Agora vendo o finalmente estou feliz por você.
Aproveito para fazer uma pergunta aos técnicos de plantão, pode ser?
Nesta troca de motor por um mais moderno mesmo com cabeçote e injeção (ou carburador que é meu caso), sendo usado do antigo o carro sai ganhando potência, torque ou algo mais?
Considere um cabeçote Stand. Sabe-se que motor 2.0 hoje em dia é 140cv para mais, se por 16 válvulas, o Vectra tipo 97 8 válvulas são apenas 110cv, melhorou no modelo novo 2006 para 126 cv ,se não me engano, já o Astra é um salto 140cv baseado em gasolina e 8 válvulas.
Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 15:55
por Leocastro
Show de bola Coy!
Aqui! CUIDADO COM A PORCA!

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 16:12
por Rafaelo
Uahauauauahuuaahuahua! Só Leandro mesmo. Bonitas porcas de inox 304 essas, rsrsrsrs!
Não Jorge, continua tudo igual, desde que mantenha a mesma taxa de compressão, alimentação, cilindrada e combustível de antigamente (Monza). Quanto a potência, torque e eficiência está tudo relacionado a parte de cima do motor e do gerenciamento. E a outra parcela é os periféricos como escapamento, ignição, óleo fino, filtragem e etc...
Eu por exemplo tenho um N20XF(Família II fase 3 a última atualização do motor de Monza) completo, praticamente tudo original no motor tirando filtragem, TB (agora é mecânica do Monza), escapamento. Só melhorei a eficiência volumétrica dele que já era bom, com filtro de alta vazão e polimento das galeria das válvulas, além do escapamento completo e original (projetado unicamente para essa aplicação) em inox 304 fluxo 4X1 e catalisador e silenciadores do perfil do Monza Hatch, porém feitos em inox, todo o projeto é original sem adaptação. Foi projetado para isso mesmo. Sem contar na injeção programável importada (não uso injeção OEM, além de não prestar precisa adaptar em outros carro e não gosto disso), hoje esse mesmo motor esta beirando 170cv álcool e com uma baita de uma eficiência, consumo real de 25ml de álcool a cada minuto na lenta, hehehe!
E ainda para baixar mais que isso. Tenho uma queima com ele aquecido de lambda 1 (atendo com folga as normas atuais) coisa de alto nível mesmo. Como pode ver originalmente é 140cv, mas com algumas melhorias que fiz aumentei a potência e a eficiência dele sem mexer em comando, turbo, taxa e etc... Puramente programação e algumas melhorias. O original gasta mais combustível e tem menos potência que esse meu atual. Mas falo de algo completo, não só o bloco. Só ilustrei quando e como realmente aumentaria a potência/torque/eficiência. Não adianta trocar só o bloco.
No caso de vocês que vão continuar com o mesmo sistema de alimentação, a mesma taxa compressão praticamente, combustível, cilindrada e etc... A única coisa que vão sentir é uma melhora do antes, pq o motor usado vai perdendo potência com o tempo de uso. Na verdade vocês vão pegar a potência quando saiu da fábrica para resumir para vocês. Isso com ele regulado de forma original pq esses valores, porém variar devido a regulagem que os motores de Monza permitem, em especial os carburado.
Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 16:31
por jorgeAP
Valeuuu Rafaelo! Sempre prestativo, mas ainda não é para o meu deve andar ainda algum tempo sem mexer, mas vou bebendo ai dessas experiências com vocês.
O meu já bate bem os tuchos, mas como já li ai na próxima troca tendo um óleo fino, o que me diz do MAGNATEC. Magnético ou enganação?
Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)
Enviado: 30 Dez 2013, 17:05
por coy
Valeu Jorge!
Assessorado?
Eu fui é guiado mesmo, aprendi muito e passei uma experiência sem preço com esta montagem, acabou sendo um evento que tenho certeza que será muito importante para meu filho de 15 anos que me acompanhou durante todo este entreveiro.
Sem a ajuda destes amigos que postaram neste meu tópico (não posso ser injusto, pois tenho de deixar um agradecimento especial para o Rafaelo), e sem ajuda de várias pessoas que não postaram aqui mas eu li muito em outros tópicos, eu teria mandado para um mecânico dar um "jeitinho" e iria vender o carro depois.
Valeu Leo, valeu mesmo, kkkkkkk!
Vc não imagina quanta brincadeira de porcas ja aturei, kkkkkkkkkkkkkk! :smt021 :smt021 :smt021 :smt021
Vc é outro que tenho de dar um agradecimento especial, pois fica ate tarde me aturando no Face.
E Rafaelo eu vi o coletor que vc fez, coisa linda.