Junta do cabeçote - Troca

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Junta do cabeçote - Troca

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pega o teu bico, da uma batida na cabeça dele com o cabo de uma chave de fenda (bata sem muita força)... As vezes ele trava aberto e fica jorrando combustível assim que vc liga a ignição. O meu deu esse problema...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Ano: 1994

Mensagem não lida por rafamts »

Amigos, enfim, o monza saiu do ´´coma``. Hoje pela manhã peguei um bico emprestado com um amigo eletricista. Na verdade esse bico não é nem do monza, mas peguei assim mesmo para ver se conseguia ligar o carro. Instalei o bico e nada de ligar. Aí me lembrei dos pontos de aterramento do motor no cabeçote (são dois). Não havia apertado muito esses aterramentos, então resolvi dar um aperto maior. Depois liguei o carro novamente e.... pimba! Ligou, ligou o monza. Aleluia!!! Óbvio que o carro deu umas falhadas, afinal de contas estava com um bico de outro carro, mas o importante é que descobri que o meu bico realmente está ruim e que talvez tivesse também problemas de aterramento no motor.

Agora fica a dúvida: antes de desmontar o cabeçote não tinha nenhum problema na injeção do carro. Depois que montei o cabeçote me ocorreram problemas como o caso do bico pulverizar em excesso. Será que um problema de aterramento pode ter deixado minha injeção ´´louca`` e ter danificado meu bico?

Abraço a todos os amigos que me ajudaram: Waldir, Carlos Freire, Rafaelo, Diego Paiva.

Rafael
rafamts

Amigos monzeiros, seguem fotos da montagem do cabeçote no monza.

Pistões em meio curso, face do bloco devidamente limpa e junta montada com atenção para a referência TOP que deve ficar voltada para cima

Imagem

Cabeçote no lugar. Foi devidamente limpo com solvente e outros materiais.

Imagem

Tuchos, balancins e escoras no lugar. Coloquei balancins e escoras novas (Aplic Resolit). No alojamento dos tuchos coloquei um pouco de óleo a fim de evitar batidas de tucho ao ligar o carro.

Imagem

Cabeçote com silicone black para receber a gaiola do comando. Derramei um pouco de óleo ali sobre os balancins a fim de lubrificá-los. Exagerei um pouco no silicone black :lol: (´´marinheiro de primeira viagem!!!``). O importante é não obstruir os furinhos de passagem de óleo para o cabeçote. Tive todo o cuidado para não fazer isso.

Imagem

Antes de começar a apertar os parafusos do cabeçote, lembrei do amigo Waldir e coloquei duas sacolas plásticas ali nos furinho do cabeçote próximos ao distribuidor. Fiquei com receio de que as escoras pudessem cair ali. Depois de montado o cabeçote retirei as sacolas.

Imagem

Para apertar os parafusos do cabeçote foi preciso duas ferramentas: torquímetro e goniômetro. O goniômetro pode ser substituído por marcações nas arestas dos parafusos. A função do goniômetro é o aperto angular.

Imagem

Imagem

Gaiola já montado no cabeçote. Aperto inicial de 25NM e depois três sequências de 60°. No aperto angular usei o goniômetro. Também lubrifiquei o eixo do comando de válvulas com óleo novo.

Imagem

Instalação da correia devidamente sincronizada em seus pontos de referência. Depois dei duas voltas na polia do vira para verificar se ficou sincronizada.

Imagem

Imagem

Imagem

Para tensionar a correia usei algumas ferramentas ( soquete 13mm, cabo de 3/8 e chave para movimentar a bomba dágua). A tensão é dada pelo movimento da bomba dágua. Todo o procedimento consta no manual de reparos do monza disponível aqui no fórum.

Imagem

Depois, instalei o coletor de escape e sua junta; religuei o chicote; adicionei água no sistema de arrefecimento...

Quem acompanhou a minha saga sabe que depois de tudo montado tive dificuldades em ligar o carro. Descobri depois que meu carro estava com bico danificado e também suspeito que não tenha dado o devido aperto nos pontos de aterramento do cabeçote. Mas no final das contas valeu a experiência. Já estou bem mais confiante para realizar as manuteções no meu carro. Ontem liguei o carro, esperei armar a ventoinha duas vezes e depois desliguei. Praticamente concluído o serviço.

P.S: falta o aperto de 30° nos parafusos do cabeçote segundo o manual. Esse aperto tem que ser com o motor quente, logo depois de desarmar a ventoinha pela segunda vez? Posso esperar o motor esfriar para depois dar esse aperto? Fiquei em dúvida.

Abraço a todos,
Rafael
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Rafael,

eu apertei com o motor morno pra frio. Eu entendi que o aquecimento do motor e cabeçote e posterior resfriamento produziria uma acomodação, assentamento, devido a expansão diferenciadas dos materiais: bloco de ferro fundido GG25~30 + parafusos de aço+ cabeçote de alumínio... ainda assim os parafusos gritaram.

Parabéns pelo trabalho, pela perseverança e pela postagem das dúvidas, fotos, propiciando troca de informações e opiniões que só enriquecem este forum e empresta coragem aos Monzeiros que se arrisquem a caprichar no cuidado com o Monza.

Dia a dia tornam-se escassos os mecânicos que ainda entendem dos Monzas e quem tem paixão pelo Monza acaba estudando o sistema se Carburado, se EFI , se MPFI para a devida conservação e reparo.

E a experiência vivida acaba capacitando novos professores aqui no forum com ajuda expontânea e desinteressada.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
rafamts

Waldir, obrigado pelo apoio dado nessa minha empreitada. Acho que se esse fórum não existisse não teria nem me aventurado nessa tarefa. Além disso, temos um fórum atuante, onde dúvidas são prontamente sanadas. Isso ajuda muito!

Minha encomenda dos Correios finalmente chegou! Infelizmete chegou depois que eu montei o carro, então algumas peças vou deixar guardado como a junta do cabeçote Sabó que havia comprado. Só achei estranho que na junta Sabó vem a ordem de aperto dos parafusos, mas essa ordem é diferente da que consta no manual de reparos do monza. Eu usei uma junta Taranto e segui a ordem de aperto do manual. Algum amigo monzeiro já reparou na sequencia de aperto da junta Sabó? Segue uma foto:

Imagem

Abraço,
Rafael
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafael, parabéns pelo serviço, janeiro passado me atrevi em um serviço parecido, na troca do cabeçote convencional pelo roletado!

Bem, eu fiz o aperto segundo a indicação da Junta sabó e não tive problema algum!

Off topic: O bom do Monzeiros é que todos ajudam sem nada em troca, ajudam porque gostam de ajudar. Acesso outros fóruns ai que não convém dizer o nome e, posso garantir com absoluta certeza que nenhum é tão técnico quanto o monzeiros.com. Tipo, em algum fórum ai perguntamos: Lenta oscila ao reduzir de terceira pra quinta. Resposta: Mano, sei lá o que é isso, leva a bagaça na autorizada pra ver se resolvem!.

Parabéns ai pelo serviço!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1995
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por waldir »

Tenho a impressão que a seqüencia da Sabó garante mais rápido o 'equilíbrio' do aperto no centro
devido os cruzamentos 3-4 e 5-6
O manual de reparos do Monza não há cruzamentos, somente vertical e usando a numeração da Sabó
terámos: 1-2; 3-6; 4-5 e depois 8-9 e 7-10
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
rafamts

Leocastro, obrigado aí pelo apoio dado. Realmente o nível do monzeiros.com é bem acima se compararmos a outros fóruns.

Waldir, tomando como referência a numeração Sabó mas seguindo a ordem do manual do monza teríamos: 2-1; 3-6; 4-5; 9-8; 10-7.

Abraço,
Rafael
Responder