"Re-Reforma" Monza Classic Se 1992 - Quase pronto pág. 33.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: "Re-Reforma" Monza Classic Se 1992

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Sheldonn, respondendo aos seus questionamentos.

1- O chicote central do motor já foi removido, limpo e isolado, no entanto alguns conectores não estão em perfeito estado, em especial o que vai diretamente no TBI. Os fios (azul e vermelho se não me engano) que se conectam a ela estão duros, outro conector que também não estão em bom estado como aquele verde com três pinos que vai embaixo da "panela" do filtro de ar. Acho que seria interessante você dar uma olhada nisso e se possível trocá-los. Há uma marca TC Chicotes que fabrica esses conectores.

Conector do bico injetor e do sensor MAP, comprados. Irei trocá-los no final de semana.

2- Em relação ao limpa radiadores você vai usá-lo no reservatório de expansão para limpar o sistema não é? Se sim irá usar com o radiador velho não é? Acredito não fazer muito sentido usar no radiador novo. Ainda em relação ao sistema de arrefecimento, dessa vez você vai zerá-lo não é?

Vou usar no radiador novo, não faria sentido usar no velho, que está furado, rs rs rs.... E o velho já dei um fim pra ele. O aditivo não é pra limpar o radiador, mas sim, o SISTEMA! O bloco do motor está imundo.... Arcedito que depois dessa intervenção o sistema de arrefecimento vai ZERAR!

3- Em relação ao tensor da correia acredito que essa peça foi trocada pelos idos de 2010 em concessionária GM. Essa danada estava chiando e certamente pondo uma nova o "chiu, chiu" do motor vai embora.

Vamos ver, o novo já fora comprado, basta instalar!

4- Em relação ao TBI você conseguiu desmonta-lo tranquilamente? Lembro-me que uma vez haviam me falado a respeito de um parafuso que não podia ser retirado e sempre fiquei muito curioso em relação a isso. Você conseguiu desmontar tudinho mesmo e trocar todas as juntas? Vai fazer uma limpeza no bico injetor por ultrassom?

Tu vem me avisar isso agora? kkkk! Quebrou um parafuso na hora da remoção. Foi o do atuador da marcha lenta. Acho que essa peça não saia de lá há pelo menos uns 10 anos! Mandei a tbi em um torneiro mecânico, onde o parafuso quebrado foi removido. Além de remover esse parafuso, aproveitei que estava lá e mandei confeccionar novos pinos pra alavanca de câmbio, agora está 98% justa! O bico será limpo posteriormente no ultrassom.

5- Em relação à "panela" do filtro de ar o bico do filtro está imprestável. Acho que a válvula termac não presta mais. Dê uma olhadinha nisso, pois pode melhorar bastante o funcionamento do carro.

No momento estou focando em coisas vitais pro funcionamento do carro. Esse bico é secundário, depois veremos isso. Enquanto isso a saída de vácuo que ia pra ele ficará isolada, para não interferir no funcionamento do carro.

6- Em relação ao A/C como esta? Será que completando o gás ainda vai precisar fazer algo?

Comprei o ventilador auxiliar e a cobertura metálica da mangueira de sucção (do compressor ao filtro secador)... espero próxima semana deixar o AC gelando novamente.
brunosf escreveu:Diegão sempre com um cuidado de pai... acompanhando...
Valeu, amigo!
José Leal escreveu: Diego, mesmo conversando por MP, passei por aqui para desejar parabéns pela aquisição. Com certeza esse Monza retornará aos dias de glória, assim como teve nas mão do Sheldonn.
Se precisar de algo, terei o maior prazer em ajudar. Basta me mandar uma MP.

E a minha proposta ainda está de pé.
Valeu, Zé, obrigado. Qqr novidade entro em contato!
luiz sle escreveu:Diego, tem como passar as medidas dessa borracha que vai na TBi? Queria ver se é a mesma medida dos 2E.

Abraço.
Pq vc não compra a do 2e mesmo? Quando fiz o 3e do opala, o kit que eu comprei veio com isso... :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Não achei por aqui não Diego. Fiz limpeza nele e os kit também não veio.

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
daviddiniz
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por daviddiniz »

Pessoal um off:

Hoje cedo eu vi um Monza SE igual ao do Diego(até na cor) mas algumas coisas me chamaram a atenção:

1- Ele tinha câmbio automático

2- Painel analógico

3- Não tinha injeção eletrônica

4- Era COMPLETO de tudo até o rádio original GM com as etiquetas anti furto

E sim era Classic SE tubarão. Por acaso o que eu vi era uma mosca branca? Quando o dono apareceu eu perguntei o ano e ele me disse que era 1991.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Era um Classic 91. Os 91 só saiam com PD se viesse com IE MPFi.

O câmbio automático é bem raro nos tubarão.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
FERNANDOBAMARAL
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por FERNANDOBAMARAL »

daviddiniz escreveu:Pessoal um off:

Hoje cedo eu vi um Monza SE igual ao do Diego(até na cor) mas algumas coisas me chamaram a atenção:

1- Ele tinha câmbio automático

2- Painel analógico

3- Não tinha injeção eletrônica

4- Era COMPLETO de tudo até o rádio original GM com as etiquetas anti furto

E sim era Classic SE tubarão. Por acaso o que eu vi era uma mosca branca? Quando o dono apareceu eu perguntei o ano e ele me disse que era 1991.
David,
1. A única coisa que chama a atenção é o fato dele ter câmbio automático, o que era um opcional que equipava o Monza, desde os caixotes, embora raro.

2. O fato de não ter PD não é surpresa, pois, até onde eu sei, somente os Classics a partir de 1992 é que vinham com tal opcional de fábrica.

3. A IE de série, no Monza, exceto no classic 500 EF (1990), começou mesmo a partir de 1992. Acho que antes (1991), se existiu, era um opcional.

4. Portanto, acho que não é tão mosca branca não, exceto pelo câmbio automático, que é coisa rara de se ver.
Monza SR 2.0 1987/1987, vermelho "Bonanza" e Monza SL/E 1987/1987, cinza "Nimbus".
viewtopic.php?f=33&t=25588
daviddiniz
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por daviddiniz »

luiz sle escreveu:Era um Classic 91. Os 91 só saiam com PD se viesse com IE MPFi.

Luiz tenho a certeza absoluta que era um Classic SE pois estava no friso e no volante CLASSIC SE :)
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

daviddiniz escreveu:
luiz sle escreveu:Era um Classic 91. Os 91 só saiam com PD se viesse com IE MPFi.

Luiz tenho a certeza absoluta que era um Classic SE pois estava no friso e no volante CLASSIC SE :)
Eu sei cara, eu falei que o ano do Classic era 91, onde a IE MPFi era opcional e se escolhida junto vinha o painel digital.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Atualizando... tive que fazer o cabeçote do carro. Vedadores de válvulas em péssimo estado, cabeçote EXCESSIVAMENTE carbonizado, foram alguns dos motivos que me obrigaram a fazer isso. Tomara que pare de fumar com esse serviço. Ele fumava somente em acelerações.
Graças a Deus a parte de baixo, pelo menos nas camisas, não há sinal de desgaste, espero que o vira e as bronzinas estejam OK também. O cabeçote já estava 0,5mm rebaixado, com a retífica foi pra 0,8 rebaixado,tinha um leve empeno e algumas soldas tiveram de ser refeitas, por isso baixou mais 3 centésimos.
No cabeçote foi feito: troca dos 8 guias de válvulas, assentamento das mesmas, banho químico, solda de três furos, plaina e mais umas besteirinhas...

Comecei a montagem bem na calma.... acho que só vou terminar no próximo final de semana. :smt023

Tudo limpinho e o bloco pintado:
Imagem

Coletor e TBI devidamente limpos:
Imagem

Alguém quer uma coca?
Imagem
Olhem a cor do óleo que estava no motor :smt021 :smt021 :smt021 :smt010

Por enquanto é só...

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO