Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por luiz sle »

Carlos A. Freire escreveu:Foi só para saber o que ocorre com freios de outros que está diferente do meu e do Vrsilva.

Varga, Bendix Ate e Fraslee são marcaso boas de até de linha de montagem, mas não são iguais aos Cobreq. Sei disso por experiência própria. Já até comentei aqui que não compro pastilhas originais GM por não saber qual marca está na caixa. Prefiro usar a Cobreq mesmo, na própria embalagem.

Abs,

Carlos Freire
Usamos Cobrq também, até pelo preço baixo compensa uma marca melhor. Usamos Cobreq mais mole, não sei se influencia em algo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1993
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por dbzronaldo »

Leocastro escreveu:E Ronaldo! Poste mais fotos do teu Monza ai!
Opa, Vlw .. Em breve vou postar mais fotos. ^^

david crozeta escreveu:Belo UP no freios. Deu até vontade de colocar, mas ai adeus as rodinhas 13'' ha ha
Tbm acho que o freio do monza deixa a desejar. Um 256mm na dianteira e o traseiro original mesmo ficaria bem equilibrado na minha opinião.
Vi nessa foto que o mecânico colocou uma porca de terminal no seu pivô, ali se usa uma porca talhada com trava cupilha por segurança.
E seria interessante trocar seus flexiveis ,custa baratinho.

No mais achei muito bacana.

Abraço
Imagem
hahaha, mas vc não usa as 17?? então, essa porca veio no pivor quando comprei.. parece que é monrroe ou axios não sei... então ta errado?? nao eh daquele geito?
Muito boa sua observação, vou falar com o cara la pra ver.
E sim, eu aconcelho.. os freios melhoraram muito mesmo...

Diego Paiva escreveu:Além do que o David falou, será que as bieletas não estão excessivamente apertadas? Uma das borrachas parece que vai explodir, rs
Opa, e ai Diego, se eu te contar.. Lembra quando troquei tudo da suspenção? acho q tem uns 5 meses.
a do outro lado ja estoro... Sera q ta apertada dimais? Vou verificar isso tmb. Obrigado por alertar.

daviddiniz escreveu:dbz agora tem mais pessoas acompanhando esse tópico... Atualiza isso XD :mrgreen:
Opa, que bom.... Unhu. em breve vou postar umas fotos novas.. segunda vo enviar as peças pro rafaelo fazer uma modificação no meu hidrovacuo.
dai fica plug and play, como ele mesmo postou aqui... da forma mais original possivel.

achei interessante mesmo.
Gostei do resultado..... ^^
Eu fiz um supore pra ir usando com uma chapa, bem dura mesmo...
não duro umas 15 puxadas. kkkkkk.

Segunda feira já te envio as peças... pra vc fazer as alterações. pra gente terminar logo isso.
já nao aguento mais. kkkkkkkkkk

E sobre a ligação do ABS?

tem que ser presencial ai? ou te envio o chicote e vc manda ele pronto? como faremos a respeito dessa parte?
Oq vc achar melhor a gente faz, Abrasss
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982

Mensagem não lida por Rafaelo »

é sim, pra fazer com segurança é assim que se faz. sim fiz os teste pelo simulador de "fadigagem" entre outros. nao precisou mudar nada do projeto inicial. passou em tudo :D

isso nao diz muita coisa, vai depender da forma mecanica da peça, do material,da espessura,etc,etc,etc. quarta agora tu envia.

sobre o ABS, em termos eletricos o ideal é estar aqui na oficina em casa. pq tem o distanciamento,posto de fixaçao do passa fio,sensores, tudo isso fica complicado a distancia e se der errado as medidas acabo trabalhando em dobro. e o meu é hatch e o teu é bicudo dae muda bastante.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Henriquerz
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE

Mensagem não lida por Henriquerz »

Bela empreitada, Ronaldo, a manutenção ficará um pouco mais cara, mais com certeza compensa o investimento em um upgrade desse. Quanto a segurança e qualidade não tem nem o que falar...

Muito interessante esse software, Rafaelo, é assim que gosto de fazer as coisas, também. E de maneira mais original e simples possível...
Henrique
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por david crozeta »

Isso aconteceu comigo...

Quando coloquei os freios a disco,comprei o cabo correto,mas não sei prq ficou curto uns dois dedos e não conseguia rosquear.

Resolvi isso facilmente cortando o mesmo tando da capa do cabo, na parte que encaixa no suporte da alavanca.
Com isso automaticamente o cabo de aço aumenta seu tamanho e encaixa perfeitamente sem aparentar qualquer tipo de adaptação.

E outra, tem que ver quando o carro estiver em movimento se essa peça não vai ficar batendo no eixo provocando barulhos.
Imagem
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por david crozeta »

Rafaelo...nem tinha visto seu vídeo,vi agora...

Só dei uma dica de como eu fiz,e quem sabe ajudar alguém que passe pela mesma situação.
Se eu te der o cabo na mão não vai encontrar adaptação rs rs.
Um serviço de 5 minutos,não gasta um centavo,tem funcionamento e aparência original da peça e já vai pra mais de ano que uso sem problemas.

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886

Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Rafaelo
MODERADOR

sim é uma alternativa, acho valido se alguem que poupar em ter que comprar uma peça exclusiva. mais falei pensando em mim mesmo.

David, cortar o conduite implica no que falei. mais em fim se alguem quer soldar um parafuso e confiar num parafuso soldado ou um conduite com as bordas afiadas ok que façam hehehe
Rafaelo
MODERADOR

Ronaldo cade tu cara? ta mocado ae? hahahahah aparece po.

dando segmento ao ABS vai uma informaçao no minimo importante pra deixar as coisa como se estivesse saido de fabrica, evitando adaptaçao forçadas oque nunca é bem vinda, pelo menos pra mim. ja os outros nao sei cada um com sua forma de trabalhar.

entao, eu ja devo ter falado aqui que a homocinetica do monza c/ABS da pra usar no ABS Bosch 8.0. sim da eu comprei elas e estao instaladas, mais tem um "problema". o numero de dentes da roda fonica originaria dela é muito alto a frequencia gerada na central do ABS sao 44 dentes oque gera uma frequencia muito alta mentindo a velocidade. ou seja, na velocidade original desse ABS 8.0(cubo original vectra C ou outro GM ABS 8.0) é uma frequencia X ja que a roda fonica é de um tipo e a programaçao da ECU esta programada pra receber apenas 29 pulsos por volta. oque acontece se usar a roda fonica do monza de 44 dentes. acontece que vai mentir a velocidade real registrada na central do ABS. o ABS vai intepretar o seguinte segue abaixo...

por exemplo:
ABS 8.0 ligado ao cubo original dele = 80 km/h real representa 120 km/h com a roda fonica do monza ABS. ambos na mesma rotaçao RPM
ABS 8.0 ligado ao cubo original dele = 120 km/h real representa 180 km/h com a roda fonica do monza ABS. ambos na mesma rotaçao RPM
....

quanto mais rapido, mais é a diferença. :smt023

qual seria o problema disso na pratica? somente que o ABS pulsaria mais rapido(freio) achando que estaria a 120km/h ao em vez de 80 km/h real. nada de mais. mais nao é o correto :evil:

vale lembrar que tenho tudo original desse ABS 8.0, painel de instrumento, modulo ABS 8.0, cubo com sensor hall(apenas pra teste nao pode ser instalado no monza), entao o valor obtido no cubo do vectra C original desse ABS 8.0 é o real mostrado no painel. e fiz um teste pra voces intederem.

ali separado do lado o aro fonico 44 dentes do monza com ABS. e a gambiarra sim GAMBIARRA nao fiquem bravos comigo isso é so um teste de bancada nunca que colocaria esse treco :lol: , é a "roda fonica" de 29 dentes de teste, depois explico o pq de 29 dentes.

o cubo original desse ABS 8.0 gira junto com a 'roda fonica' de teste, ambos estao na mesma RPM. seria o mesmo que a homocinetica estive-se acoplada ao cubo com o sensor la. simulando isso vamos dizer.
Imagem

oque esse teste me mostrou, foi que nao da pra usar a roda fonica do monza c/abs 44 dentes. tem que fabricar uma roda identica com menos dente só isso, trocar uma por outra, ou seja 29 dentes. 29 dentes foi oque teve a mesma velocidade que o cubo original do vectra C. sem mentir a velocidade 80km/h = 80 km/h com 29 dentes. e 130 km/h = 130 km/h e assim por diante.

portanto quem vai usar a homocinetica do monza c/ABS como eu tem que trocar a roda fonica de sinal, é muiiiiiito facil fazer isso, nao precisa nada de especial, apenas a roda fabricada no CNC com altissima precisao fabricado no mesmo material aço carbono, mesma medidas de acoplagem,mesma medida tecnica,tudo iqual porem com menos dentes.

agora, quem for usar a homocinetica do vectra B nao precisa fazer isso. ela ja vem com 29 dentes :smt023 viram o pq agora de 29 dentes? a ECU foi programada pra 29 mesmo....
agora, quem for usar a homocinetica do vectra A tb vai precisar fazer uma roda fonica com 29 dentes, ja que a mesma possui 33 senao me engano. a diferença seria somente em altissima velocidade usando uma configuraçao 33 dentes. diferença de 4 dentes é pouco. mais nao é o certo, tem que marca o correto.

projeto feito e modelado no SW pra fazer a roda fonica correta 29 dentes pra ser usado na homocinetica do monza c/ABS sem adaptar nada e trocar uma pela outra. so precisa ter a roda fonica é claro né hehehe.
Imagem
Imagem

ja estou vendo pra fazer na fresa CNC, ainda bem que consegui testar isso com uma boa precisao. marcou certinho no aro 29 dentes. e Ronalllllllllldooooo te livrou dessa meu caro. :lol: :lol: :lol:
so plugar o sensor e ja era, mais marca corretamente a velocidade real. eu so peguei as homocineticas do monza pq tavam de "graça" novinhas original na caixa. show mesmo
Responder