Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro, teu Monza tem o TCC, Lock-up.
O chicote é este no canto direito da foto.
Imagem

Deste chicote, ele entra no cambio, e liga no solenoide, como na foto abaixo
Imagem

Observe que ele também é ligado a dois pressostatos.

E, esta outra imagem, é a imagem do interruptor de vácuo do TCC.
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Corpo de válvulas e bomba de óleo.

Imagem
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
LCDBEST
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Ago 2009, 20:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por LCDBEST »

Leo, muito interessantes seus comentários, possivelmente o lockup do cambio do carro do Evandro esta funcionando, porque quando dá defeito a rotação dispara em terceira. Estou correto?

Vou te mandar em breve uma foto do cambio de um Classic 93 automático injetado. Sei que nesse carro o módulo da injeção controla o lock up (isso esta escrito no manual) mas há um chicote grande, com cinco ou seis fios.

Até onde sei, esses transmissão nao tem controle eletrônico, mas ela se comporta de forma muito diferente daquela dos Monzas carburados, com lockup ou nao. Na colecao, temos um Classic 87 em perfeito estado com o cambio sem lock up e ele é muito diferente do 93 injetado.

Como vi que vc entende muito disso, vc saberia me explicar? Daqui a pouco coloco uma foto desse chicote.

Abs, LCD
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Leocastro »

LCDBEST escreveu:Leo, muito interessantes seus comentários, possivelmente o lockup do cambio do carro do Evandro esta funcionando, porque quando dá defeito a rotação dispara em terceira. Estou correto?

Vou te mandar em breve uma foto do cambio de um Classic 93 automático injetado. Sei que nesse carro o módulo da injeção controla o lock up (isso esta escrito no manual) mas há um chicote grande, com cinco ou seis fios.

Até onde sei, esses transmissão nao tem controle eletrônico, mas ela se comporta de forma muito diferente daquela dos Monzas carburados, com lockup ou nao. Na colecao, temos um Classic 87 em perfeito estado com o cambio sem lock up e ele é muito diferente do 93 injetado.

Como vi que vc entende muito disso, vc saberia me explicar? Daqui a pouco coloco uma foto desse chicote.

Abs, LCD
LCD, não entendo muuuito, eu apenas estudei a fundo o manual de reparações, quando meu cambio apresentou problemas, eu o abri e consertei. Ficou funcionando por um ano, até eu ter problemas com jato de alta pressão em um lava rápido ( :smt021 ). Bem.
Mande a foto que, verei como é, este chicote. No Monza até 90, ao lado da alavanca de mudanças, tem uma chave que, serve para acionar a luz de ré, e, interromper a partida caso a alavanca esteja em D ou em outra marcha, somente é possível dar partida com alavanca em N ou P.

Bem, quanto ao Lock-up ser controlado pela central da Injeção, com certeza é mais confiável do que sendo controlado por estes vários interruptores mecânicos.
Outra coisa, se o Lock-up não estiver funcionando, realmente o giro dispara em terceira marcha, ficando até desconfortável e, elevando muito o consumo.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
LCDBEST
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Ago 2009, 20:54
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por LCDBEST »

Leo, veja a foto que está nesse link. Na verdade essa foto é um quadro congelado de uma filmagem que fiz do Classic 93, e o conector não está muito claro ou visivel imediatamente.

http://img849.imageshack.us/img849/96/thm125c.jpg

Por isso marquei umas linhas em vermelho que mostram a largura dele, tem pelo menos seis fios. não me parece lógico seis ou sete fios meramente para bloquear o conversosr de torque, de outro lado, em tudo o que li na internet não há nada afirmando que essda transmissão tem controle eletrônico. O ... é que ela tem um comportanemtno muito mais para um cambio de Omega/vectra do que para o de um monza carburado, em que pese só 3 marchas. :o

Abraços, LCD
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Leocastro

Exatamente essa imagem que o LCD postou me levou a acreditar que o chicote do cambio do meu carro não fosse o chicote do TCC. No meu, ele é um ou dois fios. No caso do Classic do LCD, é um "autêntico" chicote.

De qualquer maneira, fico feliz por saber que tem. Mas minha impressão é que ele não está funcionando, como relatei anteriormente.

Nesse mês de setembro, vou fazer uma revisão na mecânica. Em outubro, vou mandar fazer um check-up nesse câmbio. Vamos ver se algo muda.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Leocastro »

LCD, este chicote ai, vai para a chave interruptora do cambio! Ela tem a mesma função que a chave que eu relatei acima, porém, no tubarão, ela fica no cambio, e não ao lado da alavanca, como acontece no caixote! Ela não é do TCC!
No CEP CHEV, ela está como "INTERRUPTOR Neutro e ré da transmissão. Difere do modelo de 85-91 e do 92-95. O código delas é o seguinte.
94649368 - Monza até 1991
01994256 - Monza até 1995

Provavelmente, o sistema da IE, deve mandar um sinal quando o carro passa dos 60 por hora, pra acoplar o TCC. Deve ser assim.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por Leocastro »

Evandro Monza SR escreveu:Leocastro

Exatamente essa imagem que o LCD postou me levou a acreditar que o chicote do cambio do meu carro não fosse o chicote do TCC. No meu, ele é um ou dois fios. No caso do Classic do LCD, é um "autêntico" chicote.

De qualquer maneira, fico feliz por saber que tem. Mas minha impressão é que ele não está funcionando, como relatei anteriormente.

Nesse mês de setembro, vou fazer uma revisão na mecânica. Em outubro, vou mandar fazer um check-up nesse câmbio. Vamos ver se algo muda.
Então Evandro! Teu cambio tem o TCC! Verifique as conexões de vácuo e tal, as vezes, uma mangueirinha desconectada faz o TCC não funcionar!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
kikocorreia
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 212
Registrado em: 08 Mar 2010, 22:44
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza S/R 89 Exportação ou Venezuela - Restauro

Mensagem não lida por kikocorreia »

Olá! Estava tentado a não entrar aqui! HAHAHA!
Então, acabei de pegar o Monza/Ascona na oficina pro causa do Alternador.
Descobri um mecânico no Brás que é especialista no Câmbio do Monza, um senhor japonês. Vou essa semana lá fazer uma verificação do meu, fiquei com algumas dúvidas. Como for por indicação do meu mecânico que fica aqui perto, na Barra Funda, ele me falou, ao invés de eu levar para você, passo você direto para ele lhe passar tudo sobre esse câmbio.
Então... Assim que tiver novidades, posto aqui. Parece que os Venezuelanos, alguns tem Lock-Up - FOMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE - e outros não, preciso descobrir a real. Pois como citei anteriormente, tem um câmbio que é Holden Australiano, o outro que não lembro a marca, que me parece que ambos tem o Lock-Up com sistemas diferentes. Pelo que entendi alguns Venezuela não possuem Lock-Up, já os nacionais, todos a partir de 89. Enfim... Quando tiver as novidades e certezas, comentarei.

Grande abraço.
Editado pela última vez por kikocorreia em 09 Set 2011, 18:51, em um total de 1 vez.
ACREDITA-SE SER INÚTIL FALAR SOBRE SI MESMO, SOU INENARRÁVEL, DIZ-SE QUE. - Kiko Correia
Responder