O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
jhsantana
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1248
Registrado em: 25 Set 2008, 20:04
Cidade: CONTAGEM
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por jhsantana »

Diego Paiva escreveu: Rsrsrs... esse bixo tem sede!!! Vou ter que revisar a injeção dele... tá fazendo só 4km/l na cidade. :lol: :lol:
É Diegão, neste caso faça uma revisão, troca dos cabos de velas , velas, limpeza dos bicos e veja o excesso de carbonização, pois o meu fazia 6,5 quando comprei e começou a dar média de 5,5 pelo CB.
Vamos ver como fica depois desta intervenção. :smt023 :smt023
Abs
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por José Leal »

Julio Cesar, se não me engano, o Rafaelo disse que esse motor 4.1 foi melhorado pela Lotus. Não é exatamente o mesmo do Opala.

Vcs estão reclamando de consumo? O consumo dos flex chega a ser comparável com o do Diego (vide aos primeiros Civic flex).
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por rafael_club »

motor 6cc 4100 bebe um poko mesmo,eu digo poko pq tem carrinho 1.4 ae no alcool fazendo 7km/l :D
jhsantana
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1248
Registrado em: 25 Set 2008, 20:04
Cidade: CONTAGEM
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por jhsantana »

José Leal escreveu:Julio Cesar, se não me engano, o Rafaelo disse que esse motor 4.1 foi melhorado pela Lotus. Não é exatamente o mesmo do Opala.
Isso mesmo Leal,a Lotus que aprimorou este motor, fazendo com que ele ficasse mais "econômico". Vejam aqui http://bestcars.uol.com.br/classicos/omega-5.htm
E como vc mesmo disse, não acho que bebe tanto assim não,pois quem quer conforto, quem sacrificar alguma coisa...Lembrando que estamos falando de um carro com 1500KG
O filhão Gustavo, meu orgulho, minha vida

Tópicos
Reforma do Classicão
viewtopic.php?f=43&t=5260

OCD 4.1
viewtopic.php?f=23&t=29909

Em busca do sonhado Classic 500EF
Julio Cesar Ledo
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2086
Registrado em: 06 Mar 2012, 21:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por Julio Cesar Ledo »

Eu lembro muito bem cara, rs rs

A Lotus na época tinha sido comprada pela GM, então a GM precisando de um substituto para 3.0 Alemon mandou o fod@stico 4.1 para a Lotus dar uma melhorada, mas acredito fortemente que o projeto base, é o mesmo... Tb o fato da troca de carburador para uma injeção SFI sequencial 'moderna' já deve dar uma bela diferença na pegada de qualquer motor ! rs rs

Eu gosto tb do Lotus Carlton Bi Turbo, lembra desse ? rs rs

Basicamente era um modelo do Omega europeu, de entrada acredito o carro, mas que a Lotus tunava o motor ! Foi um modelo produzido entre 1990 até 1992 .. O motor um 3.6cc em linha bi turbo com 377cv e 568Nm de torque !!

:mrgreen:

Meu ai era louco por automobilismo, gostávamos muito dos carros da Lotus pq o Emmo e Senna correram nela... Bacana !

Abração !
José Leal escreveu:Julio Cesar, se não me engano, o Rafaelo disse que esse motor 4.1 foi melhorado pela Lotus. Não é exatamente o mesmo do Opala.

Vcs estão reclamando de consumo? O consumo dos flex chega a ser comparável com o do Diego (vide aos primeiros Civic flex).
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, o consumo do carro está errado sim. Pelo menos 5,5km/l ele faz. Desconfio fortemente da sonda lambda (comprei uma bosch nova) e dos bicos, que podem estar travando abertos.

Velas, cabo de velas e bobina... tudo zero e bosch, trocado pelo antigo proprietário. Mas vou tirar as velas, pra ver a regulagem do eletrodo. Ainda vou trocar os filtros de ar e combustível e o óleo, que ainda não troquei.... mas como o carro tinha a manutenção em dia, creio que essas peças estão em bom estado.

No mais o carro tá fodástico! Tô muito satisfeito com ele, usei bastante essa semana (mesmo com o interior completamente desmontado, rsrs)... mas o carro realmente faz jus ao seu slogan: ABSOLUTO! Tanto que o consumo elevado fica em segundo plano, pois o carro proporciona um prazer absurdo no rodar. Pra ter um carro novo, hoje em dia, que tenha esse nível requinte, conforto, etc. hoje em dia, a pessoa te que desembolsar uns R$ 150.000,00.... e com omegão a gente desfruta de tudo isso gastando uns 10% desse valor. Tô muito contente com ele. Amanhã vou ver se monto os forros de porta, pois tá ruim andar com ele todo desmontado :lol:

Em relação ao motor, o projeto base sem dúvidas é o mesmo do opala. Mas analisando esse motor mais detalhadamente e comprando com o do opala, vemos que são motores distintos. Começando pelo cabeçote... muda completamente, foi muito aprimorado, otimizado...ele apenas parece com o do opala, mas é outra peça totalmente diferente. Pistões mudam também, pode pegar um omega e um opala e ver que o motor do opala não é tão macio e balanceado como o do omega... isso se deve em parte aos pistões. Muita gente quando vai fazer o motor do omega, coloca pistão de opala... com isso perdem alguns CV e ganham vibração. E sem dúvidas a injeção é mais um grande diferencial desses motores... talvez até pros padrões atuais, ela ainda continue moderna.

Os opalas mais potentes tinham uns 140CV, que eram os com motor 250-s e movidos à álcool. Os omegas de fábrica, "mansos"... tem 168CV... com um trabalho no cabeçote esse motor chega aos 200CV... e se o cara começar a fuçar demais, que nem o Diego Rodrigues (que era aqui do monzeiros e hoje tem um omega 4.1) fez... acho que passa dos 250CV aspirado... o carro dele tá com pistões de 4", ou seja, o motor virou um 4.4, com fueltech, etc... deve tá o cão pra andar! O que me impressionou foi o consumo, rsrsrs... 5km/l no álcool!!!!

Amanhã posto algumas fotinhos atualizadas :mrgreen:
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por Malagoli »

A história desse motor 4.1 do Ômega é comentada até por professores de faculdade pra quem estuda algo relacionado a logística, aqui em BH.

No começo dos anos 90, não era muito comum uma montadora nacional desembolsar rios de dinheiro para desenvolver um produto brasileiro, sendo que já tinham um Europeu sendo vendido e muito bem aceito por aqui. O caso do motor 4.1 do Omega surgiu pelo simples fato de o carro não dar aquela balançada gostosa que os Opalas davam quando você afunda o pé, coisa que o moderno e mais suave 3.0 não fazia... O problema era simplesmente pelo prazer, nem tanto pela potência, rs. Como você disse Diego, o projeto base não só é o mesmo do Opala... como É o do Opala. O projeto do 4.1 nacional foi enviado para a Lotus, que na época trabalhava em conjunto com a Opel no Lotus Carlton, e eles aprimoraram tudo que fosse possível nessa mecânica, para equipar os Omegas nacionais....

Fantástico o que fizeram.. :shock:
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: O mais novo integrante da turma - Omega CD 98/98

Mensagem não lida por vrsilva »

Hoje eu vi um Omega digno do título Absoluto, andando só na maciota... de boa, e o motorista era um carinha de uns 25 anos no máximo... Muito conservado e lindo... e era CD 3.0i...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder