Conj freio Trazeiro c/ ABS-EBD 288/286mm 5x110 no Monza

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Conj freio Trazeiro c/ ABS e EBD Vectra 2011 5x100 no Mo

Mensagem não lida por vrsilva »

Rafaelo escreveu:Vinicius so uma coisa. nao é pq nunca aconteceu contigo seria motivo pra eles nao fadigarem. como falei aqui a nossa historia nao pode ser contestada. ou seja falhou com nos ok. e outra coisa 80 km/h qualquer freio freia. tenta colocar 120 e freia ele progressivamente sem travar. duvido que nao nao aguache com deveria, ele vai esquentar facilmente devido o pequeno tamanho e peso.
Normal Rafaelo, nunca travou a 120km/h freando progressivamente, diversas vezes preciso frear em rodovias, seja por pessoas sem noção que entram na frente, caminhoneiros folgados, etc...
Quando chego em pedágio mesmo, eu venho a 120km/h até o ponto de divisão das faixas daí em diante só freando... da mais de 10s segurando no freio sem problemas...
Rafaelo escreveu:
vrsilva escreveu:Nesse ponto que vocês estão colocando, o freio do monza original, freia MUITO BEM... Não entendo essa "pegada esportiva" que falam, meu vocês andam a 140km/h em vias de 60km/h????
Acho que não né?
cidade nao né. estrada a 140 e aparece um lesma na tua frente o que tu faz? acelera mais ou freia? :lol:
Normal, terça-feira agora mesmo aconteceu isso direto, e justamente eu estava a uns 140km/h indo num cliente resolver uma chamada. Segurou de boa...
Detalhe, meu freio está com disco empenado ou pastilhas sujas, ou seja, trepidando bastante...
Rafaelo escreveu:
vrsilva escreveu:E outra, a eficiencia de um freio ser bom é, PARAR O CARRO, SÓ!!!
resumiu assim? nao é so isso rsrsrs. esqueceu o desgaste? esqueceu o fading? esqueceu aquecimento? nao é so freia.
Não é essa a função do freio? Desacelerar o carro?
Rafaelo escreveu:Reparem que os que escreveram aqui sao a maioria que nao aprova 100% os freios do monza e so 2 acham normal. bom eu tb nao contesto oque vcs alegam. pra mim so tem um coisa que passa pela cabeça voces nao colocaram esses freios em modo severo ainda.
Repare que o próprio Luiz alegou que o freio do monza do pai dele ou o dele, endurece ao "bombar" o pedal, isso é uma situação normal no freio revisado e de maneira original?
Não né, o meu NUNCA ficou desse jeito, nem andando, nem parado...
Rafaelo e ademais colegas, sou um cara que gosto de testar os limites do carro, para que, um dia numa emergencia, eu conheça o carro, saiba de suas reações, e uma das primeiras coias que eu testo é, justamente o poder de frenagem, e sei da deficiencia no meu sistema de frenagem hoje, mas sei do poder dele quando revisado direitinho por conta do meu antigo monza frenar TÃO BEM QUANTO o honda fit do meu pai... melhor que o toyota corolla de 2001 do meu irmão, ou seja, projeto de 85 que é tão eficaz quanto um de 2000... considerado moderno e melhor.
Rafaelo escreveu:so digo uma coisa. o vectra A foi a resposta de que os freios do monza eram sub dimensionados. se os freio do monza 236mm fossem bom de fato teria no vectra A como o Ronaldo me falou ontem. e concordo plenamente. ambos carros sao identico tecnicamente falando.
Vectra A não é resposta disso, vectra A é A EVOLUÇÃO DO MONZA, o monza tubarão deveria nunca ter existido, assim teriamos somente o caixote e o vectra A sendo o seu substituto e ninguém iria reclamar do vectra. Monza tubarão é a resposta que as montadoras pouco se importam com o consumidor, porque pra eles o que mais importa é o dinheiro no bolso dos acionistas e dos politicos sujos envolvidos nisso...
Entendam que quando falarem em projeto de monza, não levem em consideração o tubarão, principalmente quando comparam com o vectra A, pois este é a evolução do monza, ou melhor, do ascona/cavalier. Portanto é de se esperar que ele seja melhor que o monza, assim como o vectra B foi melhor que o A... assim como o astra é melhor que o kadett...

Rafaelo escreveu:so pra aliviar. pra efeito de comparaçao de freios maiores o vectra GT 4 furos 280/270mm com 1250kg de 80 a 0 faz em 28metros. imaginem o 5 furos 288/286mm com 1150kg. vale apena investir nos freios. gostei muito do resultado pratico. nao estou comparando com o monza ok. é so pra ilustrar o poder de frenagem desse sistema :smt023
Com certeza que vale MESMO Rafaelo, como o Carlos Freire disse, e ainda, ele está acompanhando o tópico, ou seja, porque pode ser que futuramente o Carlos venha a ter um sistema de freios deste no carro dele, porque é uma coisa fácil e original de ser fazer no monza. Ninguém está falando que não presta mudar o sistema de freio.

Estamos apenas, dizendo que não é ruim da maneira que estão colocando, e não estamos entendendo essa maneira esportiva de dirigir... na rua não existe maneira esportiva, não tem como dirigir no transito esportivamente, ou acompanha o transito, ou leva businada e farol alto nas costas, quando dá para andar mais depressa, há de ter cuidado, pois alguma mula pode entrar na sua frente do nada, sem dar seta, nem sinal de fumaça. E isso é independente do freio... ou estilo de condução...

Mas é CLARO que é BOM fazer um UP desse se for ao alcance...

Pra mim, eu faria no conjunto de 4 furos para rodas 14 mesmo. , não sei qual é. E com certeza se Deus assim me permitir, eu farei... mas hoje tenho outras prioridades MUITO mais importantes, que já devem saber... mais importantes até que o próprio monza...

Veja bem vou tentar ser o mais claro possível.

Eu, Vinícius Ribeiro da Silva, estou ciente que, os freios dos vectras, sendo eles de diametro de disco maior que os do freio original do monza, são claramente melhores que os do monza. E estou ciente também que, fazer a atualização dos sistemas é válido, devido ao maior poder de frenagem em relação ao original.
Portanto atesto dizendo que sim, é uma excelente atualização e que tenho futuras pretenções de fazer no meu veículo Monza GLS 94/95 2.0 EFI Alcool.
Mas esta atualização tem como principal motivo, o aumento do poder de frenagem e atualização do sistema por peças mais novas, mas alego também que, o sistema de freio original do Monza tem total capacidade de atender as necessidades do carro, desde que, todo o sistema esteja devidamente revisado, com componentes de qualidade iguais aos originais.

Vinícius Ribeiro da Silva
21 de Dezembro de 2012.

Pronto!

Pra mim morreu o assunto...

Ronaldo, cade mais fotos... cade vídeo... cade o carro.. .kkkkk!!! :smt020
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

vrsilva escreveu: Concordo Luiz, porém em pouco mais de 20 anos com monza em casa, nunca achamos o limite do freio do monza, tanto eu como meu pai, e até meu irmão, ninguém dirige como "senhorzinho" todos lá andamos no fluxo do carro, meu irmão usou o monza verde que eu tinha antes de mim, ele usou aquele carro por uns 4 anos, e meu irmão é daqueles que acelera, acelera, e quando o carro da frente para, ele só freia em cima, vive colado na traseira dos outros, e NUNCA o freio do monza abriu o bico, várias vezes andando com ele, nunca bateu, e tinha momentos que dava desespero de ver a maneira que ele dirige.
Meu pai não é igual assim, não anda colado nos carros, porém anda chutado, por incrível que pareça, eu sendo o mais novo, sou o que dirijo mais tranquilo em casa, mas dirijo tranquilo só quando a rua está sem movimento, quando não tem transito, aí eu embalo o monzão e vou curtindo do delicioso conforto dele. Na hora do rush tenho que acompanhar os carros.
Já dirigi com 5 adultos no monza, e NUNCA senti o freio fadigar da maneira que vocês falam, claro que pode acontecer, mas nos MEUS monzas nunca da maneira que descrevem, mesmo cheio de pessoas. É OBVIO que, é necessário uma pressão maior no pedal, mas não de abrir o bico.
luiz sle escreveu:Cara, aqui tem avenidonas cheias de faróis. Aquelas avenidas de duas faixas cada sentido? Arranca de um sinal ao outro pisando um pouco mais, você dá 100~120 fácil aí chega lá na frente cheio de carro parado você mete o pé no freio. Aí arranca de novo, passa alguns carros e para em oooooooooutro semáforo. O freio vai ficando cansado.
Luiz, me desculpe a sinceridade mas, você fala que dirige esportivamente, o freio do MEU monza segura freiadas TRANQUILAMENTE, uso pneus 185/65/14 Goodyear GPS 3 Sport, bom no seco, só no seco, no molhado patina FACINHO... Aliás não gostei NEM um pouco desse pneu, até o pirelli acho melhor...
Não adianta NADA, condenar o freio se o carro não estiver com pneus bons cara... NÃO ADIANTA...
Pirelli derrapa fácil por ter borracha dura dependendo do modelo, o goodyear tem borracha mais mole, mas o desenho desse meu não é bom pra chuvas.
Já tive Continental esse SIM... Jóia!
luiz sle escreveu:Os pneus do carro do meu pai são Michelin XM1, são excelentes como os Continental. O S/R tá com pneus VELHOS e mesmo assim agarra bem.
Agora estamos falando na eficiencia do freio do monza, vocês falaram que é uma merd@ e que não freia o carro, e que loguinho fadiga, NUNCA aconteceu comigo, já precisei frear bruscamente em rodovias, em ruas, a 60km/h, a 80km/h, em várias situações, lembrando que EU sempre faço isso jogando uma marcha reduzida, motor não serve só para acelerar, serve pra frear também.
luiz sle escreveu:Eu também reduzo, aprendi isso no fórum, meu pai não faz isso porque ainda acredita que os poucos centavos valem mais a pena. O som da reduzida com escape esportivo é muito bom. hahahaha
Nesse ponto que vocês estão colocando, o freio do monza original, freia MUITO BEM... Não entendo essa "pegada esportiva" que falam, meu vocês andam a 140km/h em vias de 60km/h????
Acho que não né?
luiz sle escreveu:Não, mas sempre tem um cara roda presa a 80 na pista de 100, você vem embalado e freia forte.
E outra, a eficiencia de um freio ser bom é, PARAR O CARRO, SÓ!!!

Se ele anda uns metros a mais que outro, NÃO SIGNIFICA QUE SEJA RUIM, estão confundindo as coisas, isso é característica de cada modelo, até carros da mesma marca e sistema de freio igual, terá essas diferenças.
Agora Luiz, se você ainda não aprendeu a frear o monza meu amigo... se um dia você bate na traseira de um carro, a culpa não é do freio que não segurou, e sim sua que andou colado, ou não andou atento ao transito...
Me desculpe Luiz, mas não tem como ser o sistema de freio o responsável, ele não corrige suas cagadas, o ABS TALVEZ???

Já parei meu monza a 60km/h em questão de uns 3 metros por que o anta da frete freou em cima do carro da frente dele, veja bem, eu PAREI o carro, porém o carro de trás, um vectra CD, MESMO COM ABS, não parou o carro do japonês, porque? Porque estava desatento, mais veloz que eu... ou seja, o carro não corrige a cagada do motorista...

Se você anda "esportivamente" da maneira que falam, deveriam manter uma distancia ESPORTIVA do carro da frente... é bom sabia?

TODOS carros da época eram aro 13", só os considerados esportivos tinham 14", isso foi até meados de 95, NO BRASIL. Só apartir disso que os carros passaram a ser 14" nos sedãs, e 15" nos sedãs só em 2000 mais ou menos, e olhe lá.
Pra você ter uma ideia o Ford Focus era aro 15" até o modelo anterior, o modelo atual é 16", na mesma categoria tem o vectra GTX que já tinha 17" de série.
Isso é tendencia.
BMW de 95 era aro 15", alfa romeo era aro 15", assim como o Omega...
luiz sle escreveu:Opala vinha com aro 15".

Luiz, TODOS carros deveriam ser assim não acha?
O meu mesmo, está ruim, acha que eu vou abusar deles?
Felizmente tenho inteligência...
luiz sle escreveu:O meu funciona muito bem, sinto o carro na mão. É lógico que o pedal começa a emborrachar eu dou um tempo. O carro está na mão, eu não abuso tanto assim.

É obvio que há a diferença entre tamanhos de roda, mas mais pelo tamanho da roda do que a largura dos pneus, porque é a mesma tanto no 13 como no 14 originalmente, ou seja, ambos 185.
O que muda na estabilidade é o perfil do pneus e o tamanho da roda, que faz com que o pneu tenha mais área de contato com o chão, isso é matemática.
luiz sle escreveu:Aro 14" é 195. Tem um diferença sim.
Agora, me desculpe Luiz, mas não dá para comparar seu S/R com o SL/E, o S/R além das rodas, tem a suspensão retrabalhada para a tocada do carro, dizem que o S/R é até mais firme que o Kadett GSi, eu ouvi isso de um cara que tem os DOIS. Então sem parâmetros de comparação...
luiz sle escreveu:O S/R é mais firme sim. Ele agacha bem menos a frente.
Agora essa de bombar o freio e ele endurecer???
NUNCA vi isso, e nunca aconteceu isso com o meu... Tem problemas aí... certeza! O meu só faz isso se desligar o motor, aí não tem vácuo, mas é normal, motor ligado, pedal Maciozão...
luiz sle escreveu:Com o carro ligado, dá duas pisadas fundas no freio e vai ver como o pedal segura a segunda pisada depois desce. Não tem vácuo suficiente. Por isso que é bom reduzir marcha enquanto freia, fica cheio de vácuo no coletor.
Me desculpe novamente a sinceridade, mas amizade é assim mesmo, quanto mais intimidade, mais palavrões e xingamentos tem, mas no fim tudo acaba em pizza...

É isso aí, abraços!
Fica tranquilo, discussão saudável não tem problema.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pra quem quer melhorar os freios de forma significativa e quer gastar pouco, coloque os discos de 256mm. A pinça desse kit é 2x a pinça original do monza... o custo disso é relativamente baixo e vc mantém os 4 furos originais do monza. O que Ronaldo tá fazendo é muito bacana, mas tem que mudar praticamente todo o sistema de freio, acho que só aproveita o pedal, rs, Isso torna a brincadeira muito cara. Acho q ele vai gastar perto de 5k no final de tudo, isso só nos freios. Quase o preço de um monza caixote só nos freios, ehuehueu...
Isso depende muito de cada pessoa, do que espera do carro, do uso que faz dele, etc. No meu caso acho inviável gastar isso tudo SÓ nos freios, pois pra mim, especificamente pra mim, pro uso que eu faço do carro, não teria retorno. Colocando os discos de 256mm com pinça e tudo, acho q não gasta mais de 1k. Eu como tive sorte, não gastei 500 reais com toda a alteração (incluindo peças novas de primeira linha).

Abs.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva

Diego, na frente é 256mm e na traseira?
Pra fazer isso colocando esses discos na frente e traseira é super tranquilo né?

Sem querer ser incoveniente, e levando em conta que cada um faz o que quer...

Mesmo eu gostando MUITO do monza, se fosse pra gastar tanto assim em freios como o Diego está dizendo, eu prefiria pegar um vectra GSI... resolveria todos os problemas de projeto ultrapassado do monza, e teria um motorzão original com potencia de sobra... E ganharia o ABS, airbag e teto solar, e se abusar, levando em conta o valor pago no meu monza mais os 5 mil, sobraria uns trocos para comprar em paçoca... :smt005
daviddiniz
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por daviddiniz »

vrsilva escreveu:Diego, na frente é 256mm e na traseira?
Pra fazer isso colocando esses discos na frente e traseira é super tranquilo né?

Sem querer ser incoveniente, e levando em conta que cada um faz o que quer...

Mesmo eu gostando MUITO do monza, se fosse pra gastar tanto assim em freios como o Diego está dizendo, eu prefiria pegar um vectra GSI... resolveria todos os problemas de projeto ultrapassado do monza, e teria um motorzão original com potencia de sobra... E ganharia o ABS, airbag e teto solar, e se abusar, levando em conta o valor pago no meu monza mais os 5 mil, sobraria uns trocos para comprar em paçoca... :smt005
vrsilva nenhum vectra A nacional tem Air Bag.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Mesmo eu gostando MUITO do monza, se fosse pra gastar tanto assim em freios como o Diego está dizendo, eu prefiria pegar um vectra GSI... resolveria todos os problemas de projeto ultrapassado do monza, e teria um motorzão original com potencia de sobra... E ganharia o ABS, airbag e teto solar, e se abusar, levando em conta o valor pago no meu monza mais os 5 mil, sobraria uns trocos para comprar em paçoca... :smt005
nao ganharia um ABS 8.0 hahaha. agora esqueceu de uma coisa Vinicius, e a exclusividade onde fica? GSI tudo mundo sabe que tem dentro e o que vem de brinde. monza nao... quantos monza tu conhece que tem ABS 8.0, freios 288/286?

so pra ver onde vai a loucura, gastei e vai ser gasto perto dos 4.500 reais no sistema de escapamento com perfil original(tudo em inox polido,catalizador e silienciadores de altofluxo importados,solda tig,flanges,sistema feito em software, aquela coisa toda). eu devo ter gasto no meu sistema de freios(ABS incluso) uns 3200,00 contanto as peças e a MO(minha) as roda vai mais 3000,00 16" originais GM. como semper falo Customizaçao Original nao é pra covardes :D ou faz ou cai fora.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

vrsilva escreveu:Diego, na frente é 256mm e na traseira?
256mm frente e tras. Muito tranquilo de instalar, basta tirar um e colocar o outro. :smt023

No caso do Rafaelo, teoricamente ele tá colocando freios compatíveis com o motor instalado, assim como o Ronaldo. Eu como vou manter o motor 'original", os de 256mm são suficientes. Pretendo só fazer umas maldades no cabeçote e colocar uma ignição decente. Quero chegar nos 120~125 cv, pra mim já tá ótimo... :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
vrsilva

Faria o mesmo que você em relação ao cabeçote, não acho que precise de mais potência que isso, já daria bastante folego pro monzão... 130CV seria o ideal, com o torque em baixa do monza e uma potencia assim, seria bem interessante...
Responder