Depois de alguns meses com o carro parado por causa da fumaceira que está saindo pela descarga, finalmente pude parar para dar uma olhada nele.
A situação é a seguinte:
- Muita fumaça pela descarga em qualquer situação (lenta, pisando, frio ou quente, etc.)
- Motor com 220.000 km - standard
- Não bate
- As velas estão limpas
- Pelo respiro da tampa de válvulas, com o motor funcionando, sopra, mas não tem fumaça
- Pela vareta do óleo sai um pouco de fumaça, mas é bem pouco.
Como as contas deram uma aliviada, comecei pela turbina, que seria o mais lógico. Aqui estão fotos dela:
Ela é uma MasterPower APL240 (eixo 49,5 e rotor 42,5 mm) carcaças .48 Q / .42 F, estava rodando com 0,8 bar (medidos no coletor)
Dá para ver que tem bastante óleo do lado quente (também tinha um bocado de óleo na mangueira da saída do compressor) e o eixo está escuro, de óleo queimado.

Com a ajuda do cartão de crédito e suas mágicas 6x sem juros, peguei outra turbina nova ao invés de mandar arrumar a minha. Aproveitei e peguei uma com APL 525 (eixo 49,5 e rotor 46,4 mm), com as mesmas carcaças (não tenho espaço para nada maior no carro e pelas especificações das fábricas das turbinas e pela pressão que uso e gosto pessoal pela pegada mais cedo, acho que não seria necessário).

Gostaria imensamente de colocar uma melhor, quem sabe uma roletada, refrigerada à água, etc.. Mas fica para a próxima $$$... hehehe
Para colocar o carro para funcionar, ainda preciso ver alguns detalhes, como a saída do compressor, que na turbina antiga tinha um "joelho" de alumínio soldado. E também o fato do carro estar parado a muito tempo sem ligar...
Se eu não for viajar no fim-de-semana, vou terminar de desmontar tudo para dar uma boa limpada, inclusive no intercooler, e depois começar a montar outra vez...
Depois é torcer para a origem da fumaça ser esta mesmo, porque se precisar de fazer o motor, até mesmo pela alta km dele, a $ituação vai complicar... hehehe
Manterei o tópico atualizado.