Monza Classic 500 EF Turbo Legalizado

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500EF
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por 500EF »

Pessoal, estou tentando postar isso aqui desde o final de semana passado. Mas como o fórum estava fora-do-ar...

Depois de alguns meses com o carro parado por causa da fumaceira que está saindo pela descarga, finalmente pude parar para dar uma olhada nele.

A situação é a seguinte:

- Muita fumaça pela descarga em qualquer situação (lenta, pisando, frio ou quente, etc.)
- Motor com 220.000 km - standard
- Não bate
- As velas estão limpas
- Pelo respiro da tampa de válvulas, com o motor funcionando, sopra, mas não tem fumaça
- Pela vareta do óleo sai um pouco de fumaça, mas é bem pouco.

Como as contas deram uma aliviada, comecei pela turbina, que seria o mais lógico. Aqui estão fotos dela:

Ela é uma MasterPower APL240 (eixo 49,5 e rotor 42,5 mm) carcaças .48 Q / .42 F, estava rodando com 0,8 bar (medidos no coletor)

Dá para ver que tem bastante óleo do lado quente (também tinha um bocado de óleo na mangueira da saída do compressor) e o eixo está escuro, de óleo queimado.

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Com a ajuda do cartão de crédito e suas mágicas 6x sem juros, peguei outra turbina nova ao invés de mandar arrumar a minha. Aproveitei e peguei uma com APL 525 (eixo 49,5 e rotor 46,4 mm), com as mesmas carcaças (não tenho espaço para nada maior no carro e pelas especificações das fábricas das turbinas e pela pressão que uso e gosto pessoal pela pegada mais cedo, acho que não seria necessário).

Imagem

Gostaria imensamente de colocar uma melhor, quem sabe uma roletada, refrigerada à água, etc.. Mas fica para a próxima $$$... hehehe

Para colocar o carro para funcionar, ainda preciso ver alguns detalhes, como a saída do compressor, que na turbina antiga tinha um "joelho" de alumínio soldado. E também o fato do carro estar parado a muito tempo sem ligar...

Se eu não for viajar no fim-de-semana, vou terminar de desmontar tudo para dar uma boa limpada, inclusive no intercooler, e depois começar a montar outra vez...

Depois é torcer para a origem da fumaça ser esta mesmo, porque se precisar de fazer o motor, até mesmo pela alta km dele, a $ituação vai complicar... hehehe

Manterei o tópico atualizado. :wink:
Eduardo Rettore
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Marcelo_Classic
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por Marcelo_Classic »

Pelo tanto de óleo que tem na turbina, é muito provável que a culpa seja dela. Lindíssimo e raríssimo carro, parabéns !
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Cleber Brogni
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Oh meu bruxo quantos km vc rodou com essa turbina?
No meu caso estou rodando á 28.000 km apl 240 master power só fuma com o motor frio depois que esquenta para de fumar, as vezes passo vergonha com o carro, meu chega a tampar tudo nem inxergo o carro de traz hehehe o pessoal fica ... comigo i eu :smt015 fico bem socado atraz do insufilm :mrgreen:
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por 500EF »

Cleber Brogni escreveu:Oh meu bruxo quantos km vc rodou com essa turbina?
Não marquei a km certa, mas foi pouco mais de 1 ano, o que deve dar uns 10 a 15 mil km... :smt010
No meu caso estou rodando á 28.000 km apl 240 master power só fuma com o motor frio depois que esquenta para de fumar, as vezes passo vergonha com o carro, meu chega a tampar tudo nem inxergo o carro de traz hehehe o pessoal fica ... comigo i eu :smt015 fico bem socado atraz do insufilm :mrgreen:
Foi exatamente assim que começou. Primeiro, fumava alguns dias pela manhã, quando ainda frio (também morria de vergonha quando parava no sinal perto de casa, porque tampava a rua de fumaça) e logo que esquentava, parava.

Depois passou a ser assim todos os dias, pela manhã e quando vinha para casa à noite...

E depois de um dia que eu dei uma puxada mais forte (passei de 200 km/h no painel digital pela primeira vez), foi aumentando até não parar mais... aí imagina a maria-fumaça que virou... era só deixar 2 minutos ligado na garagem que tampava tudo de fumaça, os vizinhos reclamavam, etc..

Foi quando encostei o carro... Com receio de ter quebrado alguma coisa no motor...

Mas tomara que seja "só" a turbina mesmo...

Mas como diz o filósofo Arnold Schwarzenegger, "I'll be back!"... :smt005
Eduardo Rettore
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Malagoli
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por Malagoli »

Eduardo, a turbina era usada? ou era nova e a durabilidade delas são isso mesmo?

Eis um medo que tenho pra turbinar meu Monza.. fora o consumo (Eu não ligo tanto pra isso, então essa parte pula, rs) .. Sei que o desgaste é grande, mas sei também que quem sabe fazer direito (Como a motor forte) e quem sabe usar direito, a coisa não é bem assim.. tudo com cuidado e capricho se resolve. Porém... é caso como este seu, que me deixa com pé atras pra turbinar. Por mais cuidado que tome, sempre aparece uma coisinha :smt011

Vide carro rebaixado.. rs .. quando é bem feito e o cara cuida bem, não deveria dar problema.. mas não tem jeito.. um dia as buchas estouram, outro dia aparece alguma folga ali e aqui... =/


Boa sorte aí, belíssimo Classic...
Também sou de BH, espero que no início de 2010 dê pra levar o meu Monzão pro pessoal da Motor Forte fazer umas mágicas, :smt020
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por 500EF »

Malagoli escreveu:Eduardo, a turbina era usada? ou era nova
Comprei nova...
e a durabilidade delas são isso mesmo?
Não deveria ser... mas acho que fui premiado... hehehe

Como eu disse aí em cima, talvez ela estivesse muito próxima do limite de seu projeto. Ela é para motores 1.8 / 2.0 até 1 bar e meu carro está regulado para 0,8 bar no coletor de admissão. Mas antes do Intercooler a pressão certamente é maior...
Eis um medo que tenho pra turbinar meu Monza.. fora o consumo (Eu não ligo tanto pra isso, então essa parte pula, rs) .. Sei que o desgaste é grande, mas sei também que quem sabe fazer direito (Como a motor forte) e quem sabe usar direito, a coisa não é bem assim.. tudo com cuidado e capricho se resolve.
A verdade é que estas turbinas nacionais são todas umas porcarias... Quem me dera poder comprar uma roletada e refrigerada à água... são feitas para durar tanto quanto os motores dos carros turbo-originais que vêm com elas (audi, etc.)...
Porém... é caso como este seu, que me deixa com pé atras pra turbinar. Por mais cuidado que tome, sempre aparece uma coisinha :smt011
Mas isso até em original sempre aparece, né? hehehe
Vide carro rebaixado.. rs .. quando é bem feito e o cara cuida bem, não deveria dar problema.. mas não tem jeito.. um dia as buchas estouram, outro dia aparece alguma folga ali e aqui... =/
Normal... hehehe
Boa sorte aí, belíssimo Classic...
Também sou de BH, espero que no início de 2010 dê pra levar o meu Monzão pro pessoal da Motor Forte fazer umas mágicas, :smt020
Valeu!

E pode levar lá na MotorForte-BH sim, que o pessoal sabe o que faz... ;)


Quanto à montagem da turbina nova, este fim-de-semana eu não pude dedicar muito tempo a isso, mas já consegui resolver o problema de uma rosca que havia espanado quando fui tirar a turbina antiga. Agora é terminar de pendurar a turbina nova lá e depois tentar funcionar o carro, que está parado a um bom tempo... :smt023
Eduardo Rettore
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por 500EF »

Progressos de ontem:

Turbina nova pendurada no coletor e mangueiras da pressurização e retorno do óleo posicionadas (ainda falta dar aperto nos parafusos e abraçadeiras)

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Obs: As fotos foram tiradas com o celular na garagem escura. Portanto, desculpem a baixa qualidade da imagem...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
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José Leal
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Re: Monza Classic 500 EF Turbo ( Legalizado!!! )

Mensagem não lida por José Leal »

E aí, Eduardo, tudo bem?

Que bom que vc está montando a nova turbina... tomara que acabe com a fumaceira mesmo. O Monzão merece desfilar por aí.

Veja a possibilidade de tirar fotos de todo passo-a-passo da remontagem.

Um abraço!
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
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